O Duster é atualmente o carro mais antigo em produção em sua categoria. Introduzido em 2011, ele foi o segundo modelo a entrar no segmento e, em termos de design, mudou pouco desde então. Isso contrasta com o Chevrolet Tracker, que sofreu uma transformação completa desde 2013. Apesar de várias atualizações ao longo dos anos, o Duster não conseguiu capturar a atenção do público como alguns de seus concorrentes.
Uma vantagem de permanecer na mesma geração é que o Duster retém muitas características desejáveis, como o excelente espaço interno e um dos maiores porta-malas da categoria. Além disso, o modelo é conhecido por sua robustez mecânica e manutenção acessível, tornando-se uma opção atraente para quem deseja minimizar os custos de manutenção.
Motorização do Renault Duster 2025
O Renault Duster oferece diversas opções de motorização flex. As versões Iconic e Iconic Plus com motor 1.3 Turbo Flex 16V, acoplado a uma transmissão CVT, entregam 170 cv com etanol e 162 cv com gasolina a 5500 rpm, com torque de 27,5 kgfm a 1600 rpm com ambos os combustíveis.
As versões Intense, Intense Plus, Iconic, Iconic Plus com motor 1.6 16V Flex, disponíveis tanto com transmissão mecânica quanto CVT, geram 120 cv com etanol e 118 cv com gasolina a 5500 rpm, com torque de 16,2 kgfm a 4000 rpm com ambos os combustíveis.
Versões do Renault Duster 2025
Renault Duster Intense 1.6 16V Manual (R$ 109.498,00)
A versão de entrada do Duster é uma das poucas opções restantes no mercado de SUVs compactos que ainda oferecem câmbio manual. Devido à baixa demanda por essa configuração, muitos concorrentes descontinuaram essa opção, fazendo desta versão do Duster uma escolha atraente para quem prefere câmbio manual.
Os equipamentos de série incluem rodas de liga-leve de 16 polegadas, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, limpador do vidro traseiro e assistente de partida em rampas.
Adicionalmente, o modelo conta com piloto automático, direção elétrica, ar-condicionado manual, ajuste de altura e profundidade do volante revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, apoio de braço central dianteiro, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos nas quatro portas com sistema de um toque para subida e descida, para-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro, volante multifuncional, ajuste elétrico dos retrovisores, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travas elétricas e alarme.
A lista de equipamentos de série é completada com uma central multimídia de oito polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Renault Duster Intense 1.6 16V Automático (R$ 118.350,00)
A única alteração em relação à versão anterior é a inclusão do câmbio automático CVT, que proporciona uma experiência de direção mais confortável, especialmente durante o tráfego urbano cotidiano.
Renault Duster Iconic 1.6 16V Automático (R$ 125.811,00)
As versões Iconic representam o topo de linha do modelo em termos de equipamentos. Um dos principais atrativos é a comodidade, oferecendo itens que são encontrados apenas em versões mais caras de alguns concorrentes. No entanto, a segurança recebeu menos atenção por parte da Renault, então cabe ao consumidor avaliar o que é mais importante para suas necessidades.
Além dos itens de série da versão Intense, o modelo Iconic inclui rodas de liga-leve de 17 polegadas, alerta de ponto cego nos espelhos, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, apoio de braço central dianteiro, sistema de câmeras 360º para auxílio em manobras, chave presencial com partida por botão e acendimento automático dos faróis.
Renault Duster Iconic 1.3 Turbo 16V Automático (R$ 142.983,00)
Assim como nas versões Intense, a única mudança aqui é no conjunto mecânico. O motor 1.6 aspirado foi substituído pelo motor 1.3 Turbo, que agora trabalha em conjunto com a transmissão automática CVT.
Novidades do Renault Duster 2025
Para a linha 2025, a Renault finalmente focou no principal ponto fraco do modelo: a segurança. Agora, todas as versões vêm de série com seis airbags. Embora ainda não tenha sido avaliado pelo Latin NCAP, certamente obterá uma pontuação superior às zero estrelas do teste anterior.
Uma nova geração do Duster já foi lançada na Europa e é esperada no Brasil nos próximos anos, prometendo incorporar muito mais tecnologia. Por enquanto, as atualizações feitas no modelo o tornaram mais atraente do que antes. Se você está considerando comprar um SUV compacto, vale a pena visitar uma concessionária da Renault para conhecer o modelo atual.
Desempenho do Renault Duster 2025
O Renault Duster, nas versões 1.6, apresentou um desempenho abaixo da média do segmento, refletindo seu foco em custo-benefício e preço mais atrativo. No teste de 0 a 100 km/h, registrou um tempo pouco empolgante de 11,4 segundos. Por outro lado, as versões turbo de 1.3 litros, com 170 cv, mostram uma performance muito superior, alcançando os 9,2 segundos no mesmo teste. Esse resultado coloca o Duster turbo entre os top 4 da categoria, ficando atrás apenas do T-Cross, Renegade e HR-V.
# | Modelo | Potência (E/G) | 0-100 km/h (s) |
---|---|---|---|
1 | Volkswagen T-Cross 1.4 Turbo | 150 cv / 150 cv | 8,6 |
2 | Jeep Renegade 1.3 Turbo | 185 cv / 180 cv | 8,7 |
3 | Honda HR-V 1.5 Turbo | 177 cv / 177 cv | 8,9 |
4 | Renault Duster 1.3 Turbo | 170 cv / 162 cv | 9,2 |
5 | Tiggo 5X 1.5 Turbo Híbrido | 160 cv / 157 cv | 9,2 |
6 | Hyundai Creta 2.0 | 167 cv / 157 cv | 9,3 |
7 | Chevrolet Tracker 1.2 Turbo | 133 cv / 132 cv | 9,4 |
8 | Citroen C3 AirCross 1.0 Turbo | 130 cv / 125 cv | 9,7 |
9 | Tiggo 5X 1.5 Turbo | 150 cv / 147 cv | 10,3 |
10 | Volkswagen T-Cross 1.0 Turbo | 128 cv / 116 cv | 10,4 |
11 | Chevrolet Tracker 1.0 Turbo | 116 cv / 116 cv | 10,9 |
12 | Renault Duster 1.6 | 120 cv / 118 cv | 11,4 |
13 | Hyundai Creta 1.0 Turbo | 120 cv / 120 cv | 11,5 |
14 | Honda HR-V 1.5 | 126 cv / 126 cv | 11,8 |
15 | Nissan Kicks 1.6 | 113 cv / 110 cv | 11,8 |
16 | Hyundai Creta 1.6 | 130 cv / 123 cv | 12 |
Consumo do Renault Duster 2025
A grande diferença de tecnologia entre os motores 1.6 e 1.3 Turbo torna-se notável quando comparamos o desempenho e o consumo. Apesar de o 1.6 entregar 120 cv e 1.3 Turbo entregar 170 cv, o consumo de combustível de ambas as versões é praticamente o mesmo.
No entanto, em comparação com todos os SUV compacto, o Duster não se sai nada bem, ficando em 13ª e 14ª posição, no ranking com 16 modelos.
Com motor 1.6 aspirado as médias ficam em torno de 7,2 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol; e 10,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina. Quando turbinado, as médias melhoram um pouco, indo para 7,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com etanol; e 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.
# | Modelo | Cidade (km/l) | Rodovia (km/l) | ||
---|---|---|---|---|---|
Etanol | Gasolina | Etanol | Gasolina | ||
1 | Honda HR-V 1.5 | 8,8 | 12,7 | 9,8 | 13,9 |
2 | Volkswagen T-Cross 1.0 Turbo | 8,3 | 12 | 10 | 14,4 |
3 | Volkswagen T-Cross 1.4 Turbo | 8,1 | 11,7 | 9,8 | 14 |
4 | Nissan Kicks 1.6 | 7,8 | 11,4 | 9,5 | 13,8 |
5 | Chevrolet Tracker 1.0 Turbo | 7,8 | 11,2 | 9,6 | 13,6 |
6 | Hyundai Creta 1.0 Turbo | 8,3 | 11,9 | 9,1 | 12,6 |
7 | Honda HR-V 1.5 Turbo | 7,9 | 11,3 | 8,8 | 12,6 |
8 | Jeep Renegade 1.3 Turbo | 7,7 | 10,9 | 9 | 12,7 |
9 | Hyundai Creta 2.0 | 7,7 | 11,1 | 8,8 | 12,4 |
10 | Chevrolet Tracker 1.2 Turbo | 7,2 | 10,4 | 9,2 | 13,2 |
11 | Tiggo 5X 1.5 Turbo Híbrido | 8,1 | 11,1 | 8,3 | 10,9 |
12 | Citroen C3 AirCross 1.0 Turbo | 7,4 | 10,6 | 8,6 | 12 |
13 | Renault Duster 1.3 Turbo | 7,2 | 10,5 | 8,1 | 11,5 |
14 | Renault Duster 1.6 | 7,2 | 10,5 | 8,1 | 11,5 |
15 | Hyundai Creta 1.6 | 7,1 | 9,7 | 8,1 | 12,1 |
16 | Tiggo 5X 1.5 Turbo | 6,9 | 9,9 | 8,1 | 11,5 |
Segurança do Renault Duster 2025
Com as recentes atualizações na lista de equipamentos, especialmente no que diz respeito à segurança, a Renault eliminou o principal ponto fraco do Duster em comparação aos concorrentes. Embora ainda não ofereça um pacote ADAS completo, o Duster agora vem com faróis de LED e seis airbags, o que é suficiente para atrair compradores que buscam um veículo familiar confiável.
Anteriormente, o Duster oferecia bom espaço e um porta-malas generoso, mas faltava em segurança, expondo os ocupantes a maiores riscos em caso de acidente. Com as melhorias recentes, ele se posiciona como uma excelente opção para quem precisa de um carro espaçoso e confiável para transportar a família e as bagagens, proporcionando mais segurança e algum conforto.
Porta-malas do Renault Duster 2025
O porta-malas também se destaca, oferecendo uma capacidade generosa de 475 litros, o que é mais do que suficiente para acomodar as malas de uma família. Além disso, o modelo se mostra bastante versátil, com uma ampla abertura do bagageiro, permitindo que itens volumosos sejam transportados sem grandes dificuldades.
# | Modelo | Porta-malas (litros) |
---|---|---|
1 | Citroen C3 AirCross | 493 |
2 | Renault Duster | 475 |
3 | Nissan Kicks | 432 |
4 | Hyundai Creta | 422 |
5 | Chevrolet Tracker | 393 |
6 | Volkswagen T-Cross | 373 |
7 | Honda HR-V | 354 |
8 | Tiggo 5X | 330 |
9 | Jeep Renegade | 320 |