Chevrolet Monza SL/E 1989
Avaliação:9,2
É bom: Não quebra, manutenção preventiva barata e facil,espaçoso,painel completo e de luminosidade agradável silencioso,isento de ipva, motor potente não baixa nível de óleo, não baixa nível de água,freios na medida, suspensão confortável e robusta,os bancos são verdadeiras poltronas,e passa em enchentes sem reclamar, etc, etc.
É ruim: A caixa de direção é o calcanhar de aquiles do sl/e. Muitas voltas de batente a batente e pesada, muito pesada. Já estou na 3º caixa, todas originais de reposição e em pouco tempo ficam com folga e barulho. Tive um Monza SR que tinha uma caixa mais reduzida mas tb não era ideal. O consumo que a maioria reclama, não é problema no meu que é a gasolina e faz 7,5 na cidade e 11,5 na estrada e comparando com a Ecosport 1.6 Flex e uma Montana 1.8 Flex que temos em casa, tá muito bom, às vezes até ganha.Creio que o motor trabalha muito frio e demora a chegar à temperatura ideal, o que aumenta o consumo. Essas medias que comentei melhoram sensivelmente no verão. Se pensarmos que não se paga ipva e a manutenção é quase nula no Monza, ele ganha de novo. Perde no status e algumas modernidades. Outro ponto negativo, mas facil de resolver seria a posição das teclas de acionamento dos vidros elétricos que são no console e não nas portas. E só.
Problemas: Caixa de direção apresenta folgas e barulhos com pouco tempo de uso, pelo menos a mecanica, a servo assistida nunca tive.
Opinião do dono: Carrão muito legal que poderia ser muito melhor se a GM tivesse projetado melhor a caixa de direção que não te dá agilidade no transito e curvas, só é boa de reta a alta velocidade que não exige muita firmeza e consequentemente dá conforto e descanso.Mas no geral,o carro é bom mesmo. O meu está com 135 mil km e tem um vigor danado.É só fazer as trocas de óleo na hora certa com um óleo de 1ª linha e aditivar a água do radiador de tempos em tempos e tá tudo certo. Minhas melhores viagens foram com ele.