Olaá Edson, passei semanas com um problema parecido, primeiro começou cortando do nada foi um parto até descobrir que um dos cabos do sensor de posição do virabrequim estava partido (alguns chamam de sensor de rotação) que fica na região do volante do motor, lado passageiro, acesso pela parte de traz da caixa de rodo. Troquei o sensor e ficou muito pior estourava no escapamento, não mantinha a marcha lenta, vieram 3 mecanicos tentar resolver e desistiram. Pesquisei muito nos foruns americanis e verifiquei que podia ser um sensor de má qualidade, encontrei um aqui em são Paulo um sensor Mopar, embalagem original e fornecedor confiável, tambem nas minhas pesquisas encontrei um modo de avalaira a qualidade do sensor, ele tem uma imã dentro e deve segura bem uma moeda de R$0,25, o meu não segurava e o Mopar segurava duas. Troquei o sensor, foi bater na chave e todo o problema sumiu,até a central de injeção tinha gente querendo trocar. Então verifique primeiro todos os 3 fios do chicote e o conector do sensor (fica perto do distribuidor atraz do motor), os fios vão pelo chicote até a central de injeção, se o chicote estiver OK e o imão do sensor não for tão forte, troque o sensor pelo original, não é muito barato, eu paguei aqui R$350, mas o dolar éra outro. Tenho comprado muitas peças para a Dakota Amazon e embora você tenha que fazer o depósito dos impostos na hora da compra, nunca fui taxado, ai você solicita a devolução e eles creditam de volta no seu cartão de crédito, demora uns 10 dias para chegar. o nome deste sensor em inglês é Crankshaft Position Sensor, tenha certeza de comprar o sensor certo para o seu motor e câmbio e que seja MOPAR. Boa sorte.