Ano:
2009
Versão:
Fiat Idea ELX 1.4 8V Flex
Ordem:
↑
Maior nota
Resumo das opiniões
Acabamento
9,5
Posição de dirigir
9,5
Instrumentos
9,5
Interior
9,5
Porta malas
9,5
Desempenho
9,5
Câmbio
9,5
Freios
9,5
Suspensão
9,5
Consumo
9,5
Estabilidade
9,5
Custo benefício
9,5
Fiat Idea ELX 1.4 8V Flex 2009
Avaliação:9,0




É bom: Espaço interno, porta-malas, bom nível de equipamentos de série, carro "arejado" (janelas grandes), bancos confortáveis, bom acabamento interno e manutenção simples e barata.
É ruim: Consumo elevado (o motor 1.4 é fraco para o tamanho e peso do carro), pontos cegos no paralamas traseiros, retrovisores pequenos, a tampa do porta-malas é pesada e bate com muita força se soltar da metade do curso dos amortecedores.
Problemas: O único defeito grave foi causado por negligência do antigo dono: quebra do câmbio aos 110 mil km por falta de óleo. O reparo ficou em R$ 1.500 (fora a mão de obra), com a retifica do câmbio e troca do kit de embreagem. Aos 115 mil km houve vazamento no pistão do freio de estacionamento. De resto, foi só manutenção padrão, para a idade do carro: pastilhas e discos de freios, velas e cabos, filtros e tubos ressecados.
Opinião do dono: É um carro espaçoso e parrudo. Apesar de fraco, é uma delícia de dirigir em velocidade de cruzeiro na estrada, muito macio e estável. Como o torque já vem em baixa rotação, é um carro ágil na cidade. O que pega mesmo é o consumo. Média de 7km/l no etanol na cidade. Eu aconselho a abastecer com gasolina, pois o consumo médio já vai para aceitáveis 10km/l no perímetro urbano.
Fiat Idea ELX 1.4 8V Flex 2009
Avaliação:10,0




É bom: Isolamento acústico excelente; posição de dirigir muito boa, poder olhar por cima dos outros carros é ótimo; iluminação dos faróis; ar condicionado gela muito; espaço interno é um dos melhores dos carros nacionais, teto alto, tenho 1,95 e me sinto confortável tanto dirigindo como as poucas vezes que fui carona atrás; suspensão excelente; para um carro alto apresenta enorme estabilidade; manutenção baratíssima; em 11 anos com o carro nunca me deixou na mão, extremamente confiável; Peças de alta durabilidade, todas as trocas preventivas o mecânico disse que estavam em perfeito estado e que não havia necessidade da troca; Bom consumo: 10 a 12 km/l na cidade e 15 a 17 na estrada com gasolina (viajei cerca de 1500 km em 1 dia com média de 16,4km/l - 4 pessoas no carro).
É ruim: Retrovisor externo desse modelo é pequeno, mas nunca me prejudicou, lente concava. A saia de borracha do para-choque dianteiro é desnecessária e por isso removi.
Problemas: Carro com 11 anos de uso e até aqui não apresentou nenhum problema. Manutenção feita corretamente. Fora da manutenção programada apenas troca das bieletas e coxins dianteiros (estradas do Brasil). Não troquei até aqui amortecedor, apesar de no manual sugerir a troca com 60.000km, está com 109.000km. Velas e cabos trocados apenas uma vez e contra a vontade do mecânico (no manual sugere 30.000km). Enfim, pouquíssim
Opinião do dono: Totalmente satisfeito com o carro e não pretendo trocar apesar de ter 11 anos com ele. Já dirigi diversos modelos atuais dentro e fora do país e tenho gosto de dirigir o Fiat Idea. Econômico no geral. Basta saber pisar e não ficar acelerando antes do carro andar. Recomendo esse veículo por todo o exposto aqui. Melhor investimento que fiz sem dúvidas.