S
Sonaira Santos
São Paulo - SP
N
Bem, antes de mais nada.... a rotação ECONOMICA para mudanças de marcha de um nível para outro é até 2 RPM, não acima disso!!
Para realizar o teste adequado, o correto é ZERAR o controle de desempenho, cujo note que, ele SEMPRE estará calculando a media de consumo daquela sua ida e vinda a algum lugar. [Exemplo 1:] vc acaba de sair de casa e foi na farmácia e voltou pra casa. Ele fez o calculo apenas desse percurso. [Exemplo 2:] vc após chegar em casa da farmácia, religou o carro e foi ao shopping, o computador de bordo recalculou esse novo percurso, que pode ser diferente do primeiro, pois dessa vez vc não usou o ar-condicionado e não pegou transito ou sinaleiras demasiadas.
Entendeu?? o seu carro sempre irá calcular desde o momento que voce liga ele e desliga. Se quiser mesmo saber o valor real, do momento, sugiro zerar de acordo com o percurso que irá fazer (no futuro) ou fazer o seu calculo matemático manualmente (caneta e papel) pelo quilometro percorrido (o antes e o depois) de acordo com a quantidade de combustível compreendido no tanque (o antes e o depois), mas lembre-se que os tipos de combustíveis utilizados influenciam também na sua preferencia de consumo.
Calibragem errada, condições dos pneus (Verifique os perfils e tipo de rodagem), balanceamento, alinhamento, cambagem influenciam no consumo; Peso extra e/ou pesos desnecessários também influenciam; Arrasto (bagagueiro no teto, sem uso); falta de limpeza do TBI (esse é um grande vilão, e vc mesmo pode fazer com WD40); rolamentos e sujeira demasiada no veiculo (pense numa roda de bicicleta, se ela nao roda bem com muita sujeira ou falta de lubrificação... pq num carro nao seria o mesmo???)