Olá! Já tive 3 Ranger 4.0 V6, sendo 2 XL (cabine simples), uma 96 e uma 97, e tive uma STX 97 (cabine estendida), a minha ultima STX bateram em mim e ela deu PT, se eu tivesse com um carro pequeno não estaria aqui para comentar, o AIR BAG abriu certinho, mesmo sendo uma camionete 97. Eu sou suspeito para falar de Ranger, nunca tive nenhuma 4 cilindros, particularmente, mesmo sem ter não gosto pelo oq eu já ouvi falar. O consume da cabine simples é um pouco mais baixo que da estendida, ambas tem um motor 4.0 v6 de 162cv até a 2001 se não me engano, á partir de 2001 até 2003 saiu a 4.0 V6 de 210cv, eu achava que o motor era o mesmo e que só mudava o esquema de injeção, mas não, é outro motor, pelo que eu pesquisei, é mais jogo comprar as de 1995 a 1997 (americana) de 1998 em diante é Argentina, é muito boa, mas muda o esquema de suspensão, a americana é com mola espiral na dianteira, e fecho de molas na traseira, a argentina muda a suspensão dianteira que é com barras de torção, eu acho a americana mais macia tipo galaxie. O consumo das simples é em torno de 6,5 a 7,5 (na cidade) dependendo do pé tbm é lógico, já consegui fazer com as minhas até 8,0 andando beeem tranquilo, na estrada conseguia fazer 10, já a STX é mais beberrona, a minha fazia 6,0 a 7,0 (na cidade) na estrada não sei dizer pq nem tive tempo de viajar com ela.
Pontos negativos da XL ou XLT (cabine simples): Quem tem mais de 1,80 de altura já não tem muito conforto. Não é aconselhável deixar o tanque abaixo de 1/4 ela queima fácil a bomba de combustível, e para trocar tem que baixar o tanque (é foda). Se quiser manter os pneus originais 14 ela fica muito bonita, mas o pneu é muito caro e não é tão facil de achar. Tem que cuidar com chuva e curva, pois ela traciona exageradamente, e é muito leve pelo motor que tem (1.450Kg pesa menos que um monza). Nunca mexa no escapamento da Ranger V6, deixe o mais original possível, ela perde potencia com isso (experiencia própria).
Pontos Negativos da STX: Consumo.
Pontos Positivos das V6: Motor extremamente silencioso, conforto sem igual, motor muito forte, GERALMENTE aceita álcool puro sem nenhuma modificação, ar condicionado gela muito bem, o limpador de para brisas tem muitos tempos e velocidades, relação custo beneficio excelente, COM CARGA gasta menos do que a 4 cilindros. Enfim vale a pena.
Obs: Em relação ao GNV eu tive na minha segunda Ranger, isso em 2002 (inicio do GNV em Ctba) NO MEU CASO foi uma merda, só me incomodou, acabei tirando o gás, mudando para álcool e chipando, ficou alucinante, e de um modo geral ficou econômica, fazia 6,0 no álcool, andando na boa, se pisasse sem dó fazia 3,5 mas era de ignorante de forte.
Espero que tenha ajudado, qualquer coisa meu whats é 41 9873-7118 é só chamar, falar das 6 boca é sempre um prazer.