V
Vitor Matias Freire
Cotia - SP
E
Amigo já mandou fazer uma limpeza no radiador envareta olha o sensor de temperatura
E
Amigo a minha 08/09 esta com o mesmo problema, troquei a polia viscosa, válvula termostatica, fiz uma limpeza simples no radiador mas não adiantou é so pegar subidas ou passar de 100km por hora a temperatura sobe e se nãos parar ferve, eu estava pensando em trocar a bomba dágua para ver se resolve.
P
Amigos, eu sofri bastante com a minha, BONGO K2500 que é o mesmo motor; p/ dizer a verdade, se logo de início eu tivesse comprado meio litro de gasolina e tacado fogo no veículo, eu teria saído no lucro!!! Começou com o aquecimento mesmo, enquanto eu procurava o defeito, acabou trincando o cabeçote, devido ao aquecimento e reposição de àgua as vezes sem uma segunda opção a beira da estrada... Com a troca do cabeçote, por um novo, zero na caixa ainda, mas o problema continuava.... fizemos limpeza de radiador (essa com a palavra da oficina de radiadores afirmando que isso resolveria o problema, que mercedes dava muito esse defeito e que já estava calejado de tanto resolver com a limpeza), retiramos a válvula termostática, travamos a polia viscosa p/ funcionar direto, nada resolvia.... sempre continuava o defeito, já a essa altura agravado, com o problema de falta de rendimento em subidas. Eu já estava farto de procurar a solução do problema, e já havia passado por diversas oficinas, e sempre todos vinham com a mesma conversa, mas nada de abraçar a causa e resolver o problema, já havia rasgado muito dinheiro, inclusive com uma nova troca de cabeçote, já em oficina diferente que tbm jurou resolver o problema, mas só me tomou dinheiro. Como não sou totalmente leigo no conhecimento sobre mecânica, mesmo não sendo um profissional da área, comecei a estudar um pouco mais sobre essa mecânica, uma vez que a maior parte do meu pouco conhecimento é em motores álcool/gasolina/flex, com combustão por centelha, diferentemente do diesel; descobri sobre que tem motores que trabalham com o ponto de ignição antes do ponto morto superior e depois do ponto morto superior do pistão, o que eu imaginava que todos eram todos após/depois... comecei a procurar oficinas de bomba e bicos injetores após procurar uma retífica de motores conceituada em minha cidade, em que a mesma não quis pegar o serviço, pois já havia sofrido bastante com o mesmo defeito, mas foi muito sincero comigo e me "deu a letra" do que provavelmente era o problema e que eu dificilmente encontraria quem fosse gabaritado e capaz de resolver. Dito e feito, após rodar por todas as técnicas diesel da cidade, descobri que nenhuma sabe mexer nessa bomba, que é semi-automática e alguns diziam não ter como consertar, outros diziam que não havia nada de errado com essa parte, que o ponto estava ok, e mesmo que fosse esse o problema, que essa bomba não tinha como regular/corrigir devido a ela ser semi-automática, e não mecânica como a maioria, que não existiam peças p/ reposição, etc e tal.... Continuei a minha busca/pesquisa até que, eu consegui encontrar digamos que "um anjo", ou seja, um profissional qualificado, competente, capaz e que sabe tudo e um pouco mais sobre, que mexe com os mais modernos caminhões existentes no mercado, e que dava risada quando eu contava tudo o que eu já havia passado com o veículo. Esse mesmo profissional e hoje posso até chamar de amigo, me disse calmamente p/ que eu ficasse tranquilo, pois ele resolveria o problema com maestria, que era simples de resolver, desde que eu pagasse, pois não era muito barato o conserto e que, devido a muitos erros cometidos desde o início, alguma coisas precisariam ser retrabalhadas, como a troca da polia viscosa, pois essa bomba adianta ou atrasa, dependendo por exemplo da temperatura da àgua/do motor, e a polia travada fazia com que a temperatura nunca chegasse ao ponto correto de regime de trabalho, colocar novamente uma valvula termostática, etc e tal, mas com a tranquilidade e firmeza de quem sabia o que falava. Tudo combinado, serviço realizado, e o resultado acho que todos que chegarem até aqui acho que já sabem né??? Problema resolvido!!!! Nada mais de aquecimento, desempenho normal, cheguei a bater 170KM/H e tirei o pé com medo de estourar o motor, pois dava mais, e novamente eu voltei a andar com ela a uma média de 130/140KM/H sem nenhum problema mais. Todo o problema estava em bomba e bico desde o início. Detalhe, tudo o que eu disse aqui é no motor 2.5 8V, as 16V muda tudo na parte de injeção, e o problema até onde eu sei é bem mais grave, caro e difícil de corrigir. Aprendi bastante coisa sobre esse motor, e tbm aprendi que no início de tudo eu deveria ter adaptado um motor ap ou ter mesmo tacado fogo nela, kkkkkk . Brincadeira gente, tenho o veículo a mais de 10 anos já e não o vendo, tenho caminhão baú novo, mas essa bongo carroceria me salva muito quando preciso carregar coisas muito grandes, e por esse motivo eu não a vendo, principalmente após ter conseguido resolver o problema, agora é só alegreia. Espero ter ajudado.
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