Logo do Carro Club Hyundai
Lupa / buscar Lupa / buscar
Hyundai HR
Logo Hyundai
Hyundai HR
233 seguidores • 5 opiniões • 475 postagens
Seguir
Todos os anos 2020 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2005 2004

Fórum Hyundai HR

 

Aquecimento dá hr

Boa tarde tenho uma hr 2008 estou com um problema de aquecimento ,pois só na subida me acontece isso , será que c eu trocar a polia viscosa resolve ?
E
Amigo já mandou fazer uma limpeza no radiador envareta olha o sensor de temperatura
E
Amigo a minha 08/09 esta com o mesmo problema, troquei a polia viscosa, válvula termostatica, fiz uma limpeza simples no radiador mas não adiantou é so pegar subidas ou passar de 100km por hora a temperatura sobe e se nãos parar ferve, eu estava pensando em trocar a bomba dágua para ver se resolve.
P
Amigos, eu sofri bastante com a minha, BONGO K2500 que é o mesmo motor; p/ dizer a verdade, se logo de início eu tivesse comprado meio litro de gasolina e tacado fogo no veículo, eu teria saído no lucro!!! Começou com o aquecimento mesmo, enquanto eu procurava o defeito, acabou trincando o cabeçote, devido ao aquecimento e reposição de àgua as vezes sem uma segunda opção a beira da estrada... Com a troca do cabeçote, por um novo, zero na caixa ainda, mas o problema continuava.... fizemos limpeza de radiador (essa com a palavra da oficina de radiadores afirmando que isso resolveria o problema, que mercedes dava muito esse defeito e que já estava calejado de tanto resolver com a limpeza), retiramos a válvula termostática, travamos a polia viscosa p/ funcionar direto, nada resolvia.... sempre continuava o defeito, já a essa altura agravado, com o problema de falta de rendimento em subidas. Eu já estava farto de procurar a solução do problema, e já havia passado por diversas oficinas, e sempre todos vinham com a mesma conversa, mas nada de abraçar a causa e resolver o problema, já havia rasgado muito dinheiro, inclusive com uma nova troca de cabeçote, já em oficina diferente que tbm jurou resolver o problema, mas só me tomou dinheiro. Como não sou totalmente leigo no conhecimento sobre mecânica, mesmo não sendo um profissional da área, comecei a estudar um pouco mais sobre essa mecânica, uma vez que a maior parte do meu pouco conhecimento é em motores álcool/gasolina/flex, com combustão por centelha, diferentemente do diesel; descobri sobre que tem motores que trabalham com o ponto de ignição antes do ponto morto superior e depois do ponto morto superior do pistão, o que eu imaginava que todos eram todos após/depois... comecei a procurar oficinas de bomba e bicos injetores após procurar uma retífica de motores conceituada em minha cidade, em que a mesma não quis pegar o serviço, pois já havia sofrido bastante com o mesmo defeito, mas foi muito sincero comigo e me "deu a letra" do que provavelmente era o problema e que eu dificilmente encontraria quem fosse gabaritado e capaz de resolver. Dito e feito, após rodar por todas as técnicas diesel da cidade, descobri que nenhuma sabe mexer nessa bomba, que é semi-automática e alguns diziam não ter como consertar, outros diziam que não havia nada de errado com essa parte, que o ponto estava ok, e mesmo que fosse esse o problema, que essa bomba não tinha como regular/corrigir devido a ela ser semi-automática, e não mecânica como a maioria, que não existiam peças p/ reposição, etc e tal.... Continuei a minha busca/pesquisa até que, eu consegui encontrar digamos que "um anjo", ou seja, um profissional qualificado, competente, capaz e que sabe tudo e um pouco mais sobre, que mexe com os mais modernos caminhões existentes no mercado, e que dava risada quando eu contava tudo o que eu já havia passado com o veículo. Esse mesmo profissional e hoje posso até chamar de amigo, me disse calmamente p/ que eu ficasse tranquilo, pois ele resolveria o problema com maestria, que era simples de resolver, desde que eu pagasse, pois não era muito barato o conserto e que, devido a muitos erros cometidos desde o início, alguma coisas precisariam ser retrabalhadas, como a troca da polia viscosa, pois essa bomba adianta ou atrasa, dependendo por exemplo da temperatura da àgua/do motor, e a polia travada fazia com que a temperatura nunca chegasse ao ponto correto de regime de trabalho, colocar novamente uma valvula termostática, etc e tal, mas com a tranquilidade e firmeza de quem sabia o que falava. Tudo combinado, serviço realizado, e o resultado acho que todos que chegarem até aqui acho que já sabem né??? Problema resolvido!!!! Nada mais de aquecimento, desempenho normal, cheguei a bater 170KM/H e tirei o pé com medo de estourar o motor, pois dava mais, e novamente eu voltei a andar com ela a uma média de 130/140KM/H sem nenhum problema mais. Todo o problema estava em bomba e bico desde o início. Detalhe, tudo o que eu disse aqui é no motor 2.5 8V, as 16V muda tudo na parte de injeção, e o problema até onde eu sei é bem mais grave, caro e difícil de corrigir. Aprendi bastante coisa sobre esse motor, e tbm aprendi que no início de tudo eu deveria ter adaptado um motor ap ou ter mesmo tacado fogo nela, kkkkkk . Brincadeira gente, tenho o veículo a mais de 10 anos já e não o vendo, tenho caminhão baú novo, mas essa bongo carroceria me salva muito quando preciso carregar coisas muito grandes, e por esse motivo eu não a vendo, principalmente após ter conseguido resolver o problema, agora é só alegreia. Espero ter ajudado.
1 curtida