J
Jose Sergio Amaral de Oliveira
Contagem - MG
A
Amigo: a causa pode ser o material das pastilhas (muito duro). Procure saber o fabricante das pastilhas originais e substitua-as por elas. Pastilhas de freio são baratas, a rumorosidade é muito incômoda mesmo.
P
Tive o mesmo problema no meu ix35 2013, com apenas 5.000 km e menos barulho. Ninguém nunca soube descobrir a origem do barulho. Falavam que era a cremalheira da direção, bomba da direção hidráulica. Detalhe: o barulho de solavanco dava-se somente em curvas. Foi um taxista amigo, especialista em mudar volantes de mão inglesa para o lado ocidental, que descubriu a origem do problema: trepidação das pastilhas com a pinça de freio. Quando descobri o problema, o carro já tinha 19.000 kms e os disco já estava no limite para a retifica no torneiro, ou seja, as pastilhas originais "comeu" bem o disco. Acho que isso aumentava o espaço entre disco e pastilha, aumentando o ruído com o tempo. Neste período, comprei as pastilhas de cerâmica da bosch, que passados mais de 30.000 kms não consumiram nada do disco, que manteve sua aparência de retifica até hoje. Em consequência, o barulho não desapareceu, mas não aumentou. O correto era ter trocado por discos novos, com maior espessura. Enfim, acho que trocando os discos e pastilhas que não gastam, como são as da bosch, o ruído de trepidação certamente teria desaparecido. Conclusão: a Hyundai coloca materiais de péssima qualidade e que cause desgaste prematuro. Se tivesse colocado a pastilha de cerâmica no dia da compra, zero km, não teria aparecido o barulho. Fica a dica.
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