A
Anderson Delfino
Maceió - AL
L
Olá Anderson. A correia dentada se troca aos 100.000km ou 6 anos, em condições normais de uso, conforme o manual. A questão é que, no Brasil, dificilmente você atenderá à essa condição. Se você olhar bem o manual, vai ver que acaba se encaixando em alguma categoria da condição SEVERA de uso (cidade montanhosa, trânsito pesado, trajetos curtos, estradas esburacadas, etc). Sendo assim, essa recomendação cai para inspeção a cada 40.000km e troca aos 80.000km ou 30 meses. Pelo tempo, eu acho exagero 30 meses, mas se seu carro já tem mais de 5 anos recomendo uma inspeção imdeiata ou se já beira os 80.000km a troca preventiva, mesmo que o mecânica diga que está OK. Detalhe: troque todos os rolamentos tensores e o tensor hidráulico, sempre optando por peças originais. Afinal, com um V6 de 24 válvulas, não se brinca. A Powerparts de Sampa é um revendedor de peças Kia/Hyundai e tem preços melhores que a concessionária. Eles enviam por Sedex para todo o Brasil. Sou cliente e não tenho o que reclamar. Faça um orçamento por tel. ou e-mail.
R
De acordo com o manual, 80.000 km.
Comprei uma Santa Fé usada com 95.000 e ainda com a correia original.
Efetuei a troca por um kit gates, gastei no total com M.O. na faixa de 1.500 reais.