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Plácido Cabral
Pacatuba - CE
P
J
Boa tarde, amigo.
Olha, a questão da indicação do manual na quilometragem para a troca de correia dentada varia de modelo para modelo, independente disso, aconselharia você a fazer a substituição um pouco antes da quilometragem prevista no manual, assim, você evita uma dor de cabeça muito maior. Duas coisas que no carro não se brinca: Óleo de motor e correia dentada, pois se um deles estiver vencidos (quilometragem ou tempo - no caso do óleo 6 meses), você certamente vai se sentir um idiota de não ter feito a troca antes. Vai por mim, se o manual do seu carro indica a troca com 50 mil,
eu anteciparia para 45 mil sem pestanejar. Você vai gastar uma grana agora, eu sei, mas eu prefiro gastar com troca preventiva do que para refazer o motor por causa de correia ou tensores que compõem o sistema. Não quero "botar terror", mas eu ia pela preventiva.
Abraço!!!
A
Olá Plácido Cabral. O nosso "avião" Santa Fé 3.5, não utiliza correia dentada. Ela possui corrente de distribuição e/ou comando de válvulas, nas revisões se deve averiguar e/ou inspecionar a correia dos acessórios (que é grande) ela passa pelo girabrequim, onde obtém força para acionar o alternador, a bomba hidráulica da direção, o ar condicionado e se sustem também no "esticador" e/ou tensor. Resumindo, ela não possui correia dentada. Tenho, também, uma Blazer 4.3, ela tem um sistema semelhante ao da Santa Fé, utiliza corrente no comando de válvula. Quanto a substituição da correia dos acessórios, basta inspecioná-la e trocá-la aos 80.000Km, sempre observando seus modo de utilizar o "avião" (estradas de terra, por causa do pó) e, a corrente de distribuição, aos 100.000Km.