V
Valmir Geraldo Nascimento
Vitória - ES
J
Tenho uma tucson 2012 automática. Geralmente esse tranco é sinal de desgaste no sistema interno. Alguns fatores colaboram para que isso aconteça segue pelo menos 6 dicas:
1 - falta de troca do óleo de transmissão em baixa quilometragem. muitas pessoas deixam para trocar o óleo da transmissão muito tarde, 90 mil ou 2 anos é o recomendado pelo fabricante, porém se puder fazer antes com a metade deste tempo terá uma melhor conservação de outros componentes.
2 - quando não se faz essa troca o filtro existente dentro da câmara de transmissão por conta da alta pressão e temperatura gera desgaste e suja o filtro atrapalhandoa fluidez do óleo o que causa exatamente esses trancos.
3 - muita gente não sabe usar a posição P do cambio e páram o veículo ainda ligado nesta posição desligando o veículo dessa forma acaba deixando todo o peso sobre a caixa ao invés de aliviar na trava de mão ainda na posição N.
4 - correto será parar o caro com pé no freio, puxar a trava de mão, desligar o carro e colocar na posição P. Em alguns casos do carro ficar parado por pouco tempo na pista plana melhor deixar na trava de mão e na posição N. se for colocar no local enclinado segue o procedimento inicial e depois posiciona no P.
5 - caso esteja com carro sem carga na posição P e for carregar, recomendo que posicione para N antes de colocar muita carga de bagagem, já passei por experiências de tranco por conta disso.
6 - Ao saíe rendo o cambio na posição P, ligue o veículo, pise no freio e mude para N, solte a trava de mão e em seguida D para frente ou R para sair de ré de acordo sua posição no local.