É bom: Robustez de todo o conjunto, carroceria, motor, câmbio, tudo parece estar perfeitamente sincronizado e em equilíbrio. Veículo muito confortável. Espaço interno excelente inclusive nos bancos traseiros, que possuem 3 níveis de regulagem. Bancos de couro de excelente qualidade e macios. Motor mivec com boas respostas desde baixas rotações. Câmbio de 4 marchas bem escalonado, com trocas bem suaves e opção tiptronic. 4x4 integral faz o carro parecer grudado na pista, muito "na mão" e firme. A suspensão tem ajuste excelente, sendo firme e confortável ao mesmo tempo. Mecânica confiável, de qualidade e sem nenhum defeito crônico. Apenas manutenção preventiva. Bons acabamentos internos, som de ótima qualidade, esmero na construção do veículo, portas com dupla guarnição de borracha e fechamento bem leve. O carro transpira qualidade, até no macaco e no triângulo de segurança se vê capricho por parte da fabricante. Prazer de dirigir o tempo todo. Motor 2.4 16v mivec (163 cv e 22 kg torque).
É ruim: Falta de um computador de bordo. Possui apenas km total, trip 1 e trip 2. Falta o piloto automático, presente na airtrek em outros países mas retirado nas que vieram ao Brasil. Consumo digno de um 4x4 integral que pesa 1550 kilos, um pequeno tanque de guerra (6,5 cidade e 10 estrada).
Problemas: Nenhum defeito em todo o tempo que está comigo (2,5 anos). Apenas uma lâmpada do farol, uma da luz interna traseira e uma da placa traseira queimaram. As buchas do coxim do diferencial traseiro necessitaram ser trocadas. No mais apenas manutenção básica de qualquer veículo. Levo em uma oficina especializada em Mitsubishi e sempre sou muito bem atendido. O carro é 2008 com 124 mil km e está como zero.
Opinião do dono: Uma máquina pouco conhecida, excelente em todos os aspectos. Bonita, confortável, forte, robusta, bem construída, segura, mecânica japonesa impecável, prazerosa de dirigir, espaçosa, com um preço que é por demais convidativo. O fato de não ter muito mercado e ser desconhecida da maioria não desmerece em nada o produto. Quem entende de fato de carro e pesquisa, não tem nenhuma dúvida sobre o que significa ter uma Airtrek. Difícil desapegar dela e trocar por outro carro. Difícil mesmo.