M
Marcio Rocelino da Silva Costa
Maceió - AL
C
Respondida em http://forum.autohoje.com/boxes/22580-peugeot-306-ajuda.html por Pulsar: Eu também tenho um peugeot 306(112cv) de 1998. Há cerca de dois anos, o motor começou a ir abaixo, quando estava quente. Procurei pelos sintomas no google e reparei que havia muitos donos de 306 com os mesmos sintomas (procura por "peugeot 306 stepper motor" na secção de grupos do google). Muitos já tinham gasto muito dinheiro a mudar velas, sonda lambda, etc. Alguns tinham passado autênticos pesadelos com as oficinas, pois os sintomas aparecem com uma frequência muito irregular.. No entanto a solução é muito simples, e é provocada por um erro de concepção. Todos os 306 acabam eventualmente por desenvolver está avaria. Muitas oficinas sabem isso..mas preferem trocar uma data de peças. Eu próprio, fui à POVOACAR, que me fez um orçamento de 400?, para reparar o veículo..(quando eu disse ao mecânico que me atendeu, que tinha lido que era o motor passo-a-passo, ficou todo chateado e não ligou nenhuma. Não aceitei o orçamento e apresentei reclamação. O problema está no motor passo-a-passo (stepper-motor). É este o motor que regula a "borboleta" do relanti. Nota que não é uma borboleta como a dos carros antigos, é uma espécie de um eixo que está acoplado ao motor passo-a-passo. Ele fica todo cheio de uma massa formada por óleo e pó, o que vai provocar que a borboleta por vezes prenda. A centralina deixa de conseguir controlar o fluxo de ar para o motor trabalhar ao relanti, provocando os sintomas de o motor ir a baixo sozinho ou ter um relanti instavel ou até acelerado. Como alguém descobriu, a solução é muito simples, basta retirar esse motorzinho e limpa-lo bem. Foi o que fiz, só tive de comprar uma chave torx. Quando retirei o motorzinho, ele estava de facto todo sujo (tal como dizia no google). Limpei-o com um pano embebido em óleo multiusos. 20 minutos depois, o motor estava a funcionar como um relógio ! Se precisares de mais algum esclarecimento ou ajuda, avisa. - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/22580-peugeot-306-ajuda.html#sthash.LaZYaKfT.dpuf
1 curtida
L
Opa, boa tarde. Estou com o mesmo problema. Onde localizo este motor de passo? Grato.
Meu e-mail contato. rogeriovoltz@gmail.com