Problema sem solução
Amigos, boa noite!
Estou quase vendendo meu Peugeot 307 sedan 1.6 08/09 por não saber mais o que fazer. Vou tentar resumir para não ficar uma leitura cansativa.
Meu carro estava ficando fraco e consumindo mais que o normal. Fraco ao ponto de se quer cantar o pneu em segunda marcha. Antes já chegou 200km/h e hoje, nem chega a 120km/h.
Fraco ao ponto de ser ultrapassado por um classic sem conseguir chegar nem perto, e ter que colocar a primeira marcha para subir uma simples ladeira. Outro dia chegou ao ponto de parar por falta de força e tive que levar no guincho. Chegando em casa, ele voltou a funcionar.
Para antecipar, só abasteço com gasolina aditivada, e já mudei de posto e para saberem, a Peugeot daqui fechou, restando apenas os mecânicos dela na cidade.
Já havia feito uma revisão há 2 meses, que consistiu no seguinte:
troca de óleo e filtro;
filtro de ar;
filtro de combustível;
velas;
limpeza de bicos;
limpeza do corpo de borboleta.
Após esse procedimento, ficou acendendo a luz da injeção (defeito sistema antipoluição). Levei na Peugeot e o rapaz passou o aparelho e retirou a mensagem que não mais apareceu.
Dias depois troquei a junta do coletor e a parte final da descarga. A bateria também é nova, de 75mA.
De lá pra cá tem ficado fraco. Essa semana levei em outro mecânico (foi chefe de oficina da Peugeot em SP e aqui na Bahia). Troquei novamente os seguintes itens:
filtro de ar;
filtro de combustível;
velas;
correia dentada e tensor;
Medimos a pressão da bomba de combustível, que deu 4 bar.
Além disso, por vontade troquei os fluídos de freio e direção.
Nada resolveu. Então, como ele tinha um 207 1.6 parado na oficina, fizemos algumas substituições das seguintes peças para teste:
Sensor de rotação;
conferimos o ponto do motor;
corpo de borboleta;
sonda lâmbida;
sensor de map;
BSM;
Retiramos a sonda para ver se o catalizador não estava entupido, e os gazes parecem sair normalmente.
Fui hoje em outro mecânico da Peugeot, colocamos um manômetro para medir a bomba de gasolina com o carro em movimento. O manômetro foi tirado da caixa zero para esse teste. Foi instalado logo no banco traseiro perto da bomba.
Ligamos e ele sempre mede 5 bar, chegando a 5,1 bar. Ao desligar o carro, mantém a pressão entre 3,5 e 4 bar. Achei a pressão alta, e quando estico o carro de primeira marcha, ele permanece fraco, cortando o giro a 4.500 rpm, e o manômetro mantém a pressão de 5 bar.
Amanha vou tentar conseguir uma outra bomba de combustível para testar, mas já estou desiludido e querendo vender o carro.
Espero que possam me ajudar.