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Fórum Renault Scenic

 

Barulho alto no cabeçote

Amigos, boa noite! Estou querendo comprar um Scenic 2003 2.0 16 valvulas, só que quando abri o motor, vi que tem um vazamento na direção do comando de valvulas, pelo que já li na internet, vejo muito esse problema em motores desse tipo. Eu tenho um clio a 4 anos e nunca mexi em motor,mas enfim, continuando o assunto, quando fui ligar o carro, escutei barulho de valvulas, não sei se vcs já ouviram o barulho de um motor depois que arrebenta a correia dentada. Aquele barulho que até parece um motor diesel, sabe como é!!! Mas por outro lado, o carro está inteiro, muito conservado. Agora pergunto a quem possa me ajudar: Seria jogo comprar esse carro?Sei que é difícil diagnosticar, mas, estou querendo me arriscar, e até li na internet também que se colocar oleo mineral, os tuchos não carregam. Seria verdade? porque o dono disse que ele coloca oleo mineral. Será que o barulho do motor tem a ver com o oleo????
R
Olá Alexandre, tudo bem? tenho um Scenic 2002 e tive problemas com válvulas e correia dentada. O barulho é horroroso, parece que tem um avião pousando sobre o carro. Rapaz, gosto demais do carro, super confortável, econômico e tenho-o ainda por ser um xodó, mas gastei uma grana preta pra consertar válvulas e correia dentada. Quanto ao óleo, é mito, pode usar sim. O barulho deve ser por causa da válvula. Em resumo: Tenho por xodó. Está inteiraça e não pagam o que vale, de conservado que está mas mão de obra e peças caríssimas. Abs Roberto
F
Boa Tarde Alexandre. Sou proprietário de uma RXE 2.0 16V 2002 automática, branca, com 133.000km, que comprei usada, com 80.000km, e gerencio 2 oficinas especializadas nas marcas francesas (www.automecanicafrancesa.com.br). Moro em Florianópolis. Em primeiro lugar, após arrebentar uma correia dentada de um carro, não se consegue ligar o motor. O barulho que vocês está escutando, e que tive na minha também, é a Polia Variável do Comando de Válvulas. Este é o diagnóstico mais provável. A polia custa R$1.100,00 na concessionária Renault e não há no mercado paralelo para venda. Ela cria um desgaste com o tempo, e o que ajuda é não usar o óleo especificado para ela (10w40 semissintético). Outro problema que enfrentei, resultante da falta da troca do óleo da caixa, que deve ocorrer a cada 60.000km, foi a troca das eletroválvulas do câmbio. Fora esses acontecidos, o carro é excelente. Recomendo sempre deixar ela ligada, na primeira partida do dia, por 2 minutos, depois quando começar a andar, deixar passar todas as marchas sem afundar o pé. Após isso, pode exigir dela. Espero ter ajudado. E se servir uma 2002, colocarei a minha nos classificados na semana que vem. Abraço
G
alexandre todos carros que que tem 16 valvulas devem usar oleo semisintetico, oleo mineiral é so para 8 valvulas, o oleo meineiral pode prejudicar as valvulas por ser um oleo mais grosso, se tratando de de 16 tem que ter os cuidados nescessario cuidado fuja dessa bomba, esse motor esta com sua vida util no fim, vai gastar muita grana, compre uma scenic bem cuidada é um exelente carro nao da problema mas se vc pegar um carro que esta com o motor ja batendo vc vai achar que essa marca nao presta por mau zelo de alguns donos, fica minha dica sempre que for comprar um carro veja o estorico veja se esta com a manutençao em dia, se nao estiver com a manutençao em dia é melhor andar a pé do que se ferrar boa sorte amigo.
E
na verdade este carro é para oleo sintético mas é dificil de se achar(oleo mineral gera reziduo grosso escuro com aquecimento)... como o motor trabalha na média de 92 graus evitasse que ele gere um reziduo preto que dificulta a lubrificação.
E
pode ser que sim( oleo mineral com aquecimento gera residuo grosso escuro), mas quanto tempo que ele anda assim?... provavelmente vc vai precisar mexer no motor e vai ser trabalhoso.