R
Rodrigo Vaz Jorge
Fortaleza - CE
Q
Boa tarde:
1-Primeiro passo: Seria bom saber o óleo que está sendo utilizado. Se o óleo for da viscosidade original (10w40), troque óleo e filtro e veja se ameniza. Se não, um paliativo que pode ser feito é colocar um óleo mais grosso (20w50) ou um aditivo tipo bardahl no óleo. Mas provavelmente já há um desgaste de tuchos ou queda de pressão de óleo.
2-Se a ventoinha está disparando e o carro não superaquece, apesar de ser gambiarra está funcionando. Não tem conexão com o problema dos tuchos.
3-Não possuir o ressonador não influencia. Se ela estiver até sem o filtro de ar (aquela outra caixa que fica na parte de tras do motor) não vai influenciar, PORÉM não é recomendável rodar sem filtro de ar pois entram particulas que causam desgaste prematuro no motor.
4-Poste a foto para vermos.
5-Se for um sensor que fica fixado na tampa de válvulas trata-se do sensor de fase do comando variável. Se ele for fixado no coletor, é o sensor MAP e ele quebra com facilidade.
6-Esse câmbio é conhecido pelos problemas de trancos e quebras. Tranco quando frio, luz acendendo e cambio que entra em emergência (fica em uma marcha só, sempre a 3ª) pode indicar 2 coisas: Regulação de pressão (eletroválvulas defeituosas) ou desgaste nos discos internos.
O diagnóstico consiste em passar o scanner e verificar as avarias. Provavelmente terá uma avaria relacionada a Regulação de pressão. Após isso verificar o estado do óleo de câmbio: se ele estiver muito escuro (preto) e com cheiro de queimado provavelmente será necessário abrir o cambio e reparar. Caso esteja em boas condições, problema provavel nas eletrovalvulas.
Espero ter ajudado!