É bom: Conjunto mecânico perfeito: motor turbo 1.4 e câmbio de 6 velocidades. Atinge o torque de 23,5 kgf.m com 1.700 RPM, literalmente o carro dispara quando tu pisa, dispara seu coração e te abre um sorriso. Entre eixos curto que facilita manobras, e ainda com um espaço interno respeitável. Para o tamanho do carro, e sendo 4x4, o porta malas é ótimo. Suspensão firme, mas confortável, o que confere muita estabilidade, sobretudo por conta do sistema allgrip de tração nas quatro rodas conforme necessidade. Muito seguro, são 6 airbags, além do sistema allgrip que confere maior controle e estabilidade. A multimídia é um pouco confusa no começo, mas é um sistema android que me atende. O peso é de pouco mais de 1100kg, nenhum outro suv 4x4 chega próximo disso, muito leve, por isso é ágil, econômico e potente. Em modo sport fica muito dinâmico e agressivo.
É ruim: O interior poderia ter melhor acabamento. Mas é característica da Suzuki não priorizar esse quesito. Rede concessionária ainda pequena. Vão livre do solo tem menos de 20cm, e ângulo de ataque e saída são modestos, portanto só é possível fazer trilha leve. Valor das revisões um pouco acima da média do segmento. Não é flex [sendo econômico, não faz diferença que seja apenas gasolina]. Vidros não levantam quando trava a porta.
Problemas: Somente desgaste prematuro dos pneus originais, que não foram feitos para o piso brasileiro.
Opinião do dono: Testei diversos modelos do segmento, e o único que me atendeu todos os requisitos foi o Vitara. Encontrei verdadeiro prazer de dirigir. Fiz viagem de mais de 1000km com uma média na rodovia de 19km/L de gasolina. Mecânica japonesa de alta confiabilidade, é um carro produzido na Europa com padrão de qualidade elevado. É mais caro que a concorrência, mas você terá um seguro em conta, ótimo consumo, e não vai quebrar.