Desgaste Prococe Disco Freio Corolla Xei 2021
Prezados,
Tenho um Corolla Xei 21/22 com 14 mil quilometros. Recentemente percebi diferenças significativas no desgaste dos discos de freio do veículo. Os discos dianteiros apresentavam ranhuras profundas, típicas de quando há contato metálico entre pastilha e disco.
Agendei uma avaliação na oficina autorizada com acompanhmento da fábrica e após análise dos componentes, foi-me apresentada a seguinte explicação:
Em diagnóstico realizado no sistema de freio, não identificamos uma falha de produto ou montagem, sintoma de “problema ao frear” está relacionado a ação externa.
Podemos observar no manual do proprietário na versão online (que poderá ser consultado através de nosso site: https://www.toyota.com.br/manuais/), os seguintes esclarecimentos sobre "Fatores fora de controle da Toyota do Brasil Ltda":
"Danos de qualquer natureza causados ao veículo por ação do indivíduo, animais, danos acidentais ou propositais do meio ambiente, tais como chuva ácida, ação de substâncias químicas, seiva das árvores, salinidade, granizo, vendaval, raios, inundações, impactos de quaisquer objetos e outros atos da natureza.”
Quando fui buscar o carro na CSs ao final da tarde, um funcionário comentou que o carro estava sujo, e deu a entender que a análise da empresa girou em torno do fato de que a terra advinda das ruas nos períodos de chuva danificaram os discos (apenas os dianteiros).
Em minha réplica salientei que era difícil acreditar nessa possibilidade, haja vista que apenas os discos dianteiros estavam comprometidos. Imaginei então que em algum momento ao passar por superfícies molhadas o carro "anda" apenas sob as rodas dianteiras, ficando as rodas traseiras suspensas (rsrsr). Os demais veículos da marca, especificamente as caminhotes então, nem pensar em coloca-lás na lida do campo...tem muita terra!
Continuo acreditando que os componentes (disco e pastilhas) que equipam as rodas dianteiras do veículo estão em desconformidade com o padrão de qualidade esperado. Há 15 anos que percorro os mesmos caminhos e nunca tive esse problema. Meu Corolla anteior 2019/2019, trocado pelo atual quando contava com 15 mil quilometros passou pelos mesmos lugares e os discos estavam íntegros!!!!!!!
Infelizmente ficamos reféns das montadoras, dos governos que não ampliam as normas de segurança e qualidade e que não fiscalizam o cumprimento da legislação. Uma situação como esta em outros países exígiria mais atenção e respeito da Empresa.