É bom: Falar sobre as qualidades do carro é chover no molhado. Acabamento excelente, ótimo motor renovado com alto desempenho e consumo excelente, câmbio CVT muito interessante com primeira marcha física, bastante confortável, motor praticamente nem faz barulho e este só aparece quando pisamos fundo, 5 anos de garantia, etc. É um ótimo carro no geral e deram uma repaginada ousando mais no visual, trazendo importantes avanços na suspensão traseira independente, motor com ciclo Atkinson e tal.
É ruim: Nem tudo são flores. Em nenhum versão o retrovisor rebate sozinho e cobram caro para instalar um módulo. Para sensor de estacionamento devemos pagar. A câmera de ré é ruim demais e no modo mais fechado é aberto demais com aberração da lente atrapalhando tudo e no modo mais aberto fica extremamente aberto com grande aberração. A central poderia vir com GPS. O interior do carro é muito escuro e, pelo menos, poderiam iluminar os botões nas portas. Poderiam ter colocado a porta USB do descansa braço [que poderia deslizar] com acesso à central. O espaço para quem vai atrás ficou mais apertado. Uma coisa que me incomoda um pouco é o formato do apoio de braço da porta que não acomoda bem o braço como nos Corollas anteriores [tive um 2014].Tudo o que falei são coisas que poderiam ser aprimoradas, mas o problema do carro mesmo é o ruído de rodagem. Isso me incomodou tanto que entrei em contato com a Toyota e fui na concessionária e no final trocaram pneus Pirelli P7 Cinturato [que são mais duros] pelos Birdgestone Turanza ER3000 [que são mais macios] e não teve diferença perceptível. Se a pista não for perfeita e tiver qualquer mínimo defeito ou rugosidade, o barulho invade a cabine e reverbera ali dentro. Pode ser em velocidade baixa a 20 km/h ou na estrada a mais de 100 km/h, ficará pior dependendo da pista e ainda pior da velocidade. Se pegar uma estrada vai sofrer. Dá para ver que nas caixas de roda tem até feltro, mas ainda sim o isolamento acústico é ruim demais e isso na versão GLi com pneus 205/55 R16 e mais macios do mercado. Meu pai tem um Altis Hybrid e existe o ruído é mais tolerável. O chefe da oficina falou que o isolamento é provavelmente melhor por conta da bateria e das diferenças entre os carros. Meu Corolla GLi 2014 anterior não fazia esse ruído com pneus nenhum. Tinha mais barulho de motor, mas de rodagem nada que mereça alguma lembrança. O Etios da minha esposa que é um carro muito mais simples também não faz barulho marcante. Eu agradeço a boa vontade da Toyota em trocar os pneus para ver se resolveria, mas parece ser algo mais amplo no projeto pois donos de Xei e Altis com pneus 225/45 R17 também reclamam.
Problemas: Mau contato na porta USB de carregamento dentro do descansa braço. Não sei se pode ser categorizado como um defeito, mas o ruído transmitido para a cabine é muito além do tolerável.
Opinião do dono: O carro é ótimo e foi uma evolução em vários aspectos. Algumas coisas faltam em relação aos seus concorrentes e até em relação à carros mais simples, mas a vida é um trade off. Dá para conviver bem com o que o carro oferece e é tão recomendado quanto suas versões anteriores. Como mencionei nos defeitos, para quem já teve um Corolla ou até é dono de outro carro e pensa em trocar, faça um test drive em algum lugar o qual a pista não seja um tapetinho, pois o carro transmite muito ruído para a cabine e esse ruído reverbera de modo a incomodar os ouvidos. Seria muito bom a Toyota pesquisar a razão disso e até providenciar uma forma de mitigar ou resolver o problema, pois é algo óbvio de se perceber, onde eu mesmo não precisei de 30 segundos saindo da concessionária para o mecânico perceber e concordar com o ruído excessivo.