É bom: Bancos em couro bonitos e ouço falar que é bom de comércio graças à muitos que endeusam esse carro sem saber que há opções muito melhores por aí.
É ruim: Achei que estava comprando uma lenda atemporal e inquebrável, mas me deparei com um carro medíocre, com qualidade de carro chinês e preço de BMW. Alto consumo de combustível, gastando quase o mesmo que uma SUV com motor V6 [ médias de 6,5 na cidade e 11 na estrada na gasolina, no álcool nem me arrisco] porém com um motorzinho 1.8 bem fraquinho para o peso do carro. Leva cacete de qualquer 1.0 de 3 cilindros fácil. Alguns fanáticos por aí dizem que faz 17km/L na rodovia e eu queria saber como conseguem esse milagre. Vale ressaltar que bebe mais óleo do que uma moto 2 tempos, algo assustadoramente comum e extremamente desagradável nesses carros. Barulhos generalizados em portas e acabamentos internos, isso porque é a versão SE-G [Top de linha] e pouco rodada [menos de 80 mil km] Pastilhas e discos acabam com 35 mil km além do freio ser insuficiente para o peso do carro. E claro, o tradicional barulho das pinças que não pode faltar num corolla. Pescoço de ganso no porta-malas limita ainda mais o já limitado porta-malas do carro que se comparado ao de um concorrentes como o Fluence, parece um porta-luvas. Falando em espaço, que vai no banco traseiro tem que se preparar pra viajar com as pernas bem apertadas devido ao pouco espaço. Suspensão que além de muito dura [típica de carros japoneses] já apresenta desgaste prematuro de diversos itens como buchas, amortecedores, bieletas, coxins, apresentando barulhos em todo tipo de piso e vibração em alta velocidade além do orçamento absurdo para reparo na concessionária. Esse corolla conta com o famoso cambio de vidro U341-E [ Cuidado com o cambio dos corollas entre 2008 e 2012 1.8 automáticos, pesquise no Reclame Aqui] que a qualquer momento pode incorrer na famosa perda da quarta marcha e aí prepare o bolso [orçamentos de 16 a 40 mil reais são comuns pra esse cambio] porque a Toyota só assume o problema se o carro estiver totalmente revisado na concessionária [e mesmo os carros revisados na Toyota ainda quebram!!] A Toyota deveria se envergonhar desse cambio e oferecer o reparo gratuito visto que está claro que é um vício de fabricação. Lembrando que trata-se de um jurássico cambio de fusca [4 marchas] porém automático, sem opção de mudança por borboletas, sem opção por condução esportiva nem nada, pelo contrario, faz é amarrar ainda mais o carro e aumentar o consumo. Não tem uma simples entrada USB no arcaico som de fábrica que conta com umas caixinhas de abelha nas portas com péssima qualidade de som, além de sintonia de rádio muito ruim. Bluetooth então nem no sonho. Piloto automático é péssimo, faz umas reduções horríveis [volta segunda marcha a 100km/H em subidas] e acaba fazendo o carro gastar ainda mais. Vale lembrar que não possui o limitador de velocidade, presente em praticamente todos os concorrentes. Computador de bordo extremamente limitado com pouquíssimas informações úteis. Ar condicionado fraco, não tem saída traseira e não é dual zone nem no top de linha. Banco elétrico apresenta ruído horrível ao movimentar para frente e para trás. Alto ruído em BR após os 100km/H mesmo com pneus de primeira linha [Dunlop]. Não sobe os vidros no alarme. Aliás este alarme pra mim é inútil pois só dispara se abrir a porta, se quebrar o vidro não dispara. Sensor de chuva demora uma eternidade para detectar a água no vidro e aumentar a velocidade do limpador conforme aumenta a intensidade da chuva. Carro totalmente instável em alta velocidade, andar acima de 120 km/H é arriscar a vida e pra completar o perigo não possui controle tração e nem estabilidade. Folgas, estalos e barulhos diversos na caixa de direção também são defeitos crônicos nesse carro [Vide Reclame Aqui]. Saída de 12 volts em local ridículo [Dentro do porta objetos do console central]. Carro não pode utilizar reboque visto que a Toyota coloca no manual: capacidade de reboque = zero ... se quiser problemas com a PRF, coloque um reboque no seu Corolla.
Problemas: Suspensão com barulho infernal mesmo em pistas de boa qualidade parecendo um carro com 30 anos de uso que nunca passou por manutenção. Vazamentos nos amortecedores, buchas da balança, e da barra estabilizadoras estouradas, coxins com folga, pivôs, bieletas, tudo condenado pela concessionária. Difícil de entender pois o carro só rodou no asfalto perfeito do plano piloto em Brasília. Caixa de direção com folga e estalos constantes [defeito crônico deste modelo]. Cambio apresentando trancos esporádicos ao arrancar e sensação de estar patinando pior cambio já feito pela Toyota, mesmo com manutenção em dia tem fama de quebrador. Óleo do cambio deteriorado e com preço de troca absurdo na concessionária. Banco elétrico com barulho insuportável e estridente ao ser acionado e episódios de travamentos. Freios com desgaste prematuro, barulho nas pinças e trepidação intensa ao freiar. Pane elétrica nas travas elétricas e porta-malas abrindo sozinho com o carro em movimento. Água entrando nos faróis milha. Visor do som embaçado e com a iluminação muito enfraquecida. Barulhos internos generalizados, inclusive foi retirada uma chapa de metal solta dentro da porta do passageiro que fazia um barulho inacreditável. Retrovisor fotocrômico só funciona quando quer. Ar condicionado não gela com o carro parado, concessionária só faz troca do compressor ao preço de quase 5 mil reais, não faz o reparo do mesmo. Carro começou a vibrar em determinadas velocidades, defeito não resolvido com balanceamento, provavelmente são as temidas tulipas e trizetas com desgaste [defeito crônico também e com reparo caríssimo] ou discos de freio empenados. Presilhas dos parachoques não valem nada, soltam a todo momento. Vazamento do líquido de arrefecimento na tampa do reservatório. Inúmeros recalls para esse modelo, o que demonstra claramente o projeto infeliz desse carro.Marcador de combustível oscila muito e às vezes entra na reserva sem mais e sem menos. As concessionárias te tratam como um rei, porém querem te cobrar como se você um rei também.
Opinião do dono: Fiquei com o carro por 30 dias e diante de uma imensidão de problemas mecânicos em um carro seminovo [79 mil km] e em tão pouco tempo, quebrei o pau com os vendedores e devolvi na concessionária onde comprei [que aliás é uma famosa autorizada da Toyota em Brasília-DF] pois estava dentro da garantia legal de 90 dias. Se queriam me fazer de trouxa, escolheram o cara errado. Antes da devolução, eu havia levado o veículo na própria concessionária que que me vendeu o carro e pasmem: orçamento de quase R$15.000,00 para efetuar os reparos necessários e deixar o carro em condições seguras de rodagem e por incrível que pareça eles não aceitaram o próprio orçamento que fizeram e queriam me jogar pra uma oficina de ponta de esquina, algo que eu prontamente recusei. Acho pouco provável mas espero que eles consertem todos os problemas antes de vende-lo a outra vítima. Mesmo assim eu jamais recomendaria este carro. Não vejo nenhuma vantagem em termos de custo benefício, mesmo sendo novo. Não sei como a Toyota conseguiu atribuir toda essa fama à um carro tão medíocre. Consumo muito alto, apertado atrás, suspensão dura e barulhenta, projeto arcaico, cambio duvidoso, IPVA acima da média, desempenho sofrível devido ao cambio ruim, manutenção inacreditavelmente cara, orçamentos estratosféricos nas concessionárias e quebra como qualquer outro carro. Acho totalmente injusto ver aqueles que denigrem os carros franceses e coreanos e tentam transformar o Corolla num mito, pois na minha opinião nem de longe esse carro é tudo o que falam. Outro veículo desse ou qualquer produto da Toyota nunca mais na minha vida.