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Volkswagen Quantum
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Todos os anos 2001 1992

Fórum Volkswagen Quantum

 
P
Pequeno Gigante
LocalizaçãoBrasília - DF

Perda de potência por falha na alimentação

Olá meus caros bom dia! Tudo bem com vocês! Tenho ha quase 3 anos um Santana Quantum GLS 1.992 2.0 a álcool extremamente bem cuidada, muito, muito bem conservado só que, de alguns oias para cá ele começou a perder potência devido a falhas na alimentação. Inclusive ela estava com um carburador 2e, que foi trocado por um 3e com números batendo e que meu mecânico ficou admirado pelo estado de conservação do mesmo! Ocorre que, andando suave, o motor do carro desenvolve liso como vidro molhado. Porém, quando preciso da força do carro para fazer uma ultrapassagem, encarar uma subida forte ou algo do tipo... o mesmo começa a falhar, perder potência e consequentemente a diminuir sua velocidade. Fizemos meu mecânico e eu a limpeza do tanque, trocamos os dois filtros que tem nele(um de metal próximo ao tanque e outro próximo à bomba) sopramos toda a linha de combustível, trocamos a bomba(por uma nova e original), reconferimos a Cuba do carburador(álcool tão limpo quanto água cristalina) e por último, ligamos uma mangueira diretamente à bomba porém, ainda assim sem sucesso. Diminuiu mas não zerou o problema! Estamos perplexos e sem compreender o que pode ter havido e também pensamos que pode ser algo muito óbvio que esta acontecendo e que não estamos enxergando(já que ralamos tanto até agora que algo pode estar passando batido). Alguém aqui que possa nos aconselhar a respeito de, de repente tentarmos algo diferente daquilo que tentamos? Ontem pensei a respeito daquela bomba de vácuo acoplada a ele, que se não me engano abre o segundo estágio é isso?(perdão pela ignorância é que não sou um grande conhecedor de mecânica)... Então meus caros, alguma sugestão do que podemos fazer e que não seja partir para experimentar uma bomba elétrica, para assim nao retirarmos a originalidade do "Chacrinha"? Chacrinha é nome dele já que é meu "Velho Guerreiro" kkkkkkk Um grande abraço a todos!!!
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Conseguiu descobrir O defeito ?
H
Eu estou com o mesmo problema, perdendo total potencia em subidas ou ultrapassagens. Segundo meu mecânico é devido a minha embreagem desgastada. Acho que valeria a pena você dar uma conferida na sua.
N
Nelson Schneider
LocalizaçãoCascavel - PR

santana quatum cascavel

olá, sou Nelson de Cascavel Pr. tenho uma Santana Quantum 1992 gasolina, restaurada (motor, suspensão, pintura, aros e pneus). Já investi R$ 40.000,00. só falta acabamentos internos. quero vender R$ 15.000,00. interessados mandem email para nsgtvendas@gmail.com
Anônimo

Troca de oleo..

Bom dia.. meu nome e Edson, tô na dúvida com a troca de óleo do meu carro ele é Ap.2.0, eu uso o uso óleo 20w40, o vendedor a loja me ofereceu um óleo mais grosso 25w50, ele perguntou qual é o km do carro, que que não vai prejudicar o motor porque o carro já esta com 171mil km, ele falou que o óleo mais grosso e recomendo para motor acima de 100 mil km, ai tá minha dúvida eu posso colocar um óleo mais grosso... qual óleo recomendado pelo fabricante... obrigado..
M
Amigo boa noite !!! acredito q não fara mal algum pois nos carros mais antigos ou em qualquer carro q haja um desgaste do motor é sempre recomendado este tipo de olio mais grosso ok !?

CARBURADOR IDEAL

BOA TARDE, A 4 MESES ADQUIRI MEU TERCEIRO SANTANA QUANTUM, GLS,1989, ÁLCOOL, AP 2.0, TODO ORIGINAL, ALGUMAS PEÇAS AINDA DE FÁBRICA. O CARRO ESTA COM CARBURADOR RUIM E GOSTARIA DE TROCA-LO POR UM NOVO, PORÉM GOSTARIA DE SABER QUAL MODELO CERTO PARA O MEU CARRO. UNS DIZEM QUE É O 2E, OUTROS QUE É O 3E. O CARRO TEM 30 ANOS E NÃO SEI SE O QUE ESTA NO CARRO É O ORIGINAL. SE ALGUÉM PUDER AJUDAR INFORMANDO MODELO CORRETO E CÓDIGO AGRADEÇO. NO SITE DA BROSOL DIZ QUE É O 3E CÓD-053.129.015.76, MAS VÁRIAS FONTES NA INTERNET DIZEM QUE É 2E. OBRIGADO!
M
Amigo bom dia ! Eu particulamente nunca ouvi fala de motor ap 3e acredito q de fabrica vieramsomente só 2e.
P
Paulo Bento
LocalizaçãoRio de Janeiro - RJ

Embreagem do Santana, pedal afundou e não arrebentou o cabo

Boa tarde galera, minha quantum afundou o pedal da embreagem, a princípio achei que fosse o cabo, porém ao vir para casa com o carro após o ocorrido, percebi um barulho na caixa, chegando em casa verifiquei que o cabo está inteiro, e que o garfo da embreagem não volta para o lugar. Estou achando que pode ser ou o rolamento ou o garfo dentro da caixa que quebrou, alguém já passou por isso e poderia confirmar se poderia ser isso ou algo mais grave?
P
Pedro Henrique Rezende
LocalizaçãoBragança Paulista - SP

Choque ao andar

Bom dia. Pessoal tenho uma Quantum 92 1.8 carburador ta absolutamente zera carro muito bom porem estou com um pequeno problema. Meu carro esta dando choque . Ao andar com ele e coloco o braço na porta e recebo um choque. E até engraçado mas tenho uma leve duvida se é problema de aterramento. Lembrado alguns fatores nao ter ar nem direçao nem vidro nem alarme nao tem porra nenhuma so o motor que ta zero todos os cavalinhos estao la . E outra duvida sobre ele e que esse joga a traseira. Sou 2 dono do carroça . E ele e zero de lata de tudo mais joga a traseira alguém tem alguma dica . Valeu nunca vi carrinho tao bao de arruma e so anda com garrafa de agua mangueira galao de gasosa cabo de chupeta chaves 13 17 durepox alicate fenda e filips uns relex um pedaço de fio e abracedaira . arrame tambem. Fiz uma viagem de 100 km ela parou umas 15 vezes um pouco de conhecimento e ferramenta foi e voltou tranquilo porem a bobina esquenta pra cacete nunca vi igual
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H
O problema não é com o carro, verifique se vc não está usando alguma roupa de lâ, nylon, ou tecido que faz energia pelo atrito. O próprio vento faz dar atrito, aí vc fica com energia estática. Se de vez em quando vc andar em gramado e descalço, essa energia estática tende a descarregar.
M
Mario Miquelotti
LocalizaçãoAmericana - SP

ESQUEMA ELÉTRICO SANTANA QUADRSDO GLS 90

TENHO UMA SANTANA QUANTUM GLS 90, E MESMO COM O CARRO DESLIGADO A HORAS EU CONSIGO SUBIR E DESCER OS QUATRO VIDROS, OS BOTÕES FICAM COM AS LAMPADAS ACESAS, TENHO CERTEZA QUE O RELE TEMPORIZADO NÃO ESTÁ ATUANDO, OU ESTÁ COLADO, POREM NÃO CONSIGO IDENTIFICALO NA CAIXA DE RELÉS, ALGUEM TEM O ESQUEMA ELÉTRICO DO CARRO DESTE ANO, OU TEM ALGUMA DICA PARA ME DAR? DETALHE, O CARRO TEM ALARME DE SUBIDA AUTOMATICA DOS VIDROS NO ACIONAMENTO, ACHO QUE PODE TER ALGOA A VER COM ALARME TB. DESDE JÁ AGRADEÇO. MARIO.
P
tenho um manual do carro entre em contato pelo email pepe.bike70@gmail.com talvez eu tire umas fotos e mande para voce.
R
Ronald Santos
LocalizaçãoParanaiguara - GO

Compra de uma Quantum, dicas!

Pessoal, estou querendo adentrar nesse mundo da Quantum adquirindo uma, porém vem as dúvidas. Me disseram para não pegar carburada, que injeção é melhor por motivo de consumo. Pois bem gostaria de sugestões. Seria para trabalho. Qual eu compro? Pois não entendo da marca!
P
Carburador. tem uns b.ozinho nada d mais suponho que vc ande com ferramentas dentro pq e cheio de uns probleminha nada grave mais mesmo pelo fato de se chatinha alicate fenda filips galao de gasosa de agua um litro de oleo e um de fluido mangueira chave 13 e 17 um pedaço de fio caso alternador pare e so liga o fio postivo na bubina e na bateria e ela sim consome um pouco vai do seu pe pelo fato de ser carburador e tambem se for viajar recomendo que encha o tanque e pare ela acada uma hora pra da uma descansada vale a pena carro pode ate quebra mais as peça sao muito baratas e facil de arruma vc mesmo arruma carrinho legal
H
Pelo tempo da pergunta, talvez já o tenha comprado, mas o principal de tudo é vc comprar uma Quantum bem estruturada, com a lata sem batidos,retocados tudo bem, sem massa, ou seja íntegra, painel sem trincas, bom de motor e caixa, suspensão, isto é, de preferência de procedência, contudo, analisar preço e estado de conservação. Quanto aos modelos, aconselho a partir do ano 1996, que foi quando sairam os MPFI, ou 4 bicos, como dizem. Evite adaptados com GNV ou álcool...melhor original ou só na gasolina, ou só à alcool (não sei se saiu original só a álcool). Mesmo na gasolina é bem econômica, a minha é 96 2.0 a gasolina faz em torno de 11,5 km/l na estrada, Uso misto meio a meio faz 8,5 a 9, dependendo do pé, o meu é meio pesado, tento me controlar, mas não consigo, o carro anda mesmo. Manutenção super barata e difícil de dar problema, até agora, só fiz uma geral quando comprei e agora é só fazer as manutenções de primeiro escalão, normalmente. Já tive a quadrada, também era muito boa, como da nova, não dava problema. Espero ter ajudado...sucessos.
A
Almir Vaz
LocalizaçãoAriquemes - RO

Alarme

Ola amigos meu Quantum 2001 2.0 esta com um pequeno probleminha no alarme,ainda original nao estou conseguindo fazer funcionar o controle da chave, tenho a chave principal e a reserva ainda novinha, não sei se não estou conseguindo codificar ou se é defeito mesmo, fui em algumas auto elétricas mas o povo fica com má vontade pra olhar ja querem trocar tudo, e eu prezo pelo original, se alguem puder me ajudar ficarei grato! Obrigado
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Alex Henrique Januario
LocalizaçãoItaquaquecetuba - SP

Pestanas internas quantum 2001

Boa Tarde Amigos Há duas semanas realizei um sonho de adolescente. Comprei minha primeira quantum 2001. Mas as pestanas internas estão muitos detonadas, não dá pra aproveitar. Já procurei bastante pra trocar mas não encontro. Será que alguém poderia me orientar alguma forma de conseguir essas peças? Obrigado pela atenção
A
Antonio Mantuano
LocalizaçãoNiterói - RJ

Temperatura do motor

Tenho um Santana Quantum 2001, que esta sem a válvula termostática. Já comprei ele assim. Umas 3 semanas atras comecei a perceber que a temperatura de vez enquando começava a subir um pouco mesmo com o ar ligado (só ando com o ar ligado). Pedir que verificasse os cabos da bateria, pois pensei que o estivesse com mau contato e com isso a ventoinha não estivesse armando como deveria. Já verifiquei a ventoinha e troquei o que precisava. já substituí a água por fluído próprio. já verifiquei se o óleo esta com espuma ou aguado, pois poderia esta passando água pela junta e o nível do reservatório não abaixa. O liquido do radiador esta jogando com força dentro do reservatório, por tanto teoricamente não há entupimento. Bom... isso vem piorando, pois como só ando com o ar ligado e o carro não tem válvula termo, teoricamente a temperatura deveria ficar baixa, mais ao contrário disso e conforme vou andando e aumentando a velocidade a temperatura, vai subindo e estaciona na metade do marcador. Mais quando o carro esta parado, mais ligado, a temperatura abaixa, não toda, mais abaixa. Mais se eu pego velocidade novamente a temperatura sobe e estaciona na metade. O mecânico me aconselhou a trocar o cebolão e por a válvula no lugar. Tudo bem, eu irei fazer isso. mais o que esta me deixando confuso é que se o ar estiver desligado a temperatura sobe a ventoinha arma a temperatura baixa e a ventoinha desarma. Mais com o ar ligado isso não acontece. na última sexta com o calorão que fez o motor começou a falhar e até a morreu, como se estivesse fervendo, mais não estava. O estranho é que quando eu desliguei o carro a ventoinha não ficou armada para esfriar o motor. No último verão eu rodei direto como o carro e não tive esse problema. Estou com medo do meu motor bater. O que pode está acontecendo?
P
Tem um cebolao de temperatura que chama kit verao ele trabalha com temperatura mais baixa e verifique as mangueiras veja se nao esta inchada e faça uma limpeza do radior isto sem duvidas resolvera. Na limpeza peça com adtivo .
R
Antonio blz, cara vc já verificou se ventoinhas estão virando lado certo? ao ligar tem que puxar da frente e jogar pra trás do motor, ao ligar coloque um papel na frente da grade tem que puxar pra dentro, se jogar pra fora esta invertido, quando comprei minha quantum cara não aguentava mais trocar válvula cebolão, e estava com de gol álcool pra ver se baixava mais pegava estrada esquentava.