Volkswagen Gol G3
Estou com uma situação com o meu carro, um Gol motor AT 16v 1.0 POWER ano 2002, KM 86300, uso óleo HAVOLINE semi-sintetico 15x40, faço troca do óleo com filtro (FRAN)a cada 4000 KM, não abaixa óleo e nem sai fumaça, o motor trabalha bem silencioso( Sem barulho).
No ano 2011 passado em Setembro, começou a piscar a luz de alerta do óleo no painel em seguida apagava, agora neste ano 2012 a luz fica ligada na marcha neutra, quando acelera e anda com o carro a luz apaga, voltando somente quando permanece na lenta.
Fiz contato com mecânico conhecido e lhe foi repassado tal situação, foram tomados os seguintes procedimentos:
1. Foi retirado o Carter, a peneira e o pescador estavam limpos, sem borra,
2. Foi trocado o interruptor de óleo ( original VW ),
3. Foi retirado a tampa de válvula do cabeçote para a troca da válvula de retenção do óleo ( peça original VW),
4. Foi retirado novamente o Carter para a troca das bronzinas, verificado o virabrequim estava sem nem um desgaste ( liso),
5. Feito medição da pressão da bomba de óleo, sendo que na lenda o ponteiro marcou do zero a dois traços, e acelerando passou de 1bar,
6. Foi trocado a bomba de óleo ( peça original VW),
7. Feito novamente a medição da pressão da bomba nova e estava como antes, informado no item "5",
8. Também novamente foi retirada a tampa de válvula com os comandos para verificação, sendo que um deles estava com uma pequena folga,
Conclusão do Mecânico:
Na parte de cima do cabeçote pode estar perdendo pressão devido a esta pequena folga.
Solicito a Vossa Senhoria uma opinião técnica a espeito desta situação
Certa da sua colaboração agradece sua atenção.
Jorge Antonio
EMAIL : oliveirapj8@hotmail.com
Estado do Rio Grande do Sul - Cidade Porto Alegre