Água subindo pelo sensor de temperatura e inundando módulo.
Citroen C3
Olá a todos,
Tenho um Citroen C3 Tendance 2013. Meu carro anterior era um Fiesta Rocam 2013 que Eu gostava muito porém me desfiz dele por 2 motivos:
1- Tenho 3 hérnias de disco e a direção hidráulica já não era suficientemente leve para mim, viva com dores, então precisava de um carro com direção elétrica.
2- O Fiesta tinha um problema crônico o qual ele não dava partida quente! Não era sempre, mas passou por quase todas oficinas da região e ninguém soube resolver o problema.
Dito isto, devo dizer que gosto muito do meu C3 porém agora com quase 4 anos de uso ele apresentou um problema muito chato que me deixou na mão já 2 vezes. O problema chega a ser pior que o do Fiesta em certo ponto pois o Fiesta o carro não desligava andando, o C3 literalmente apaga, perde toda força o que me faz perder totalmente a confiança no carro.
Após investigar descobrimos que está subindo água pelo fio do sensor de temperatura, e essa água se acumula no módulo.
A solução apresentada foi trocar a carcaça da válvula termostática para evitar que essa água (que na verdade deve ser o líquido de arrefecimento) escape e suba pelo sensor.
Agora vamos as minhas dúvidas:
1- Alguém mais já teve esse problema?
2- Trocar a carcaça resolve?
3- Qual seria a explicação para tal? Completar o arrefecimento com água pode ter gerado isso?
4- No caso de isso ocorrer denovo, posso Eu mesmo abrir e jogar um limpa contatos no plug do módulo para pode chegar ao destino?
Nesse caso, qual procedimento? Desligar algum cabo da bateria?
5- Existe alguma coisa que possa ser feita no cabo do sensor para que a água não suba mais? Achei em um fórum gringo a opção de desencapar uma pequena parte e fazer 1 pingo de solda e revestir novamente para resolver, será que funciona?
Desde já agradeço.
Ricardo Corrá
Boa tarde, minha mãe tem um C3 2012 e aparentemente com o mesmo problema, a luz de injeção fica acesa e as vezes o carro perde toda a força, o pé pode ta la no fundo no acelerador mas não passa de 2 mil giros e variando... Fora que também o limpador traseiro aciona sozinho junto com a agua... ou seja... nem colocamos mais agua no reservatório do limpador de parabrisa pois acaba em um dia de tanto que aciona sozinho, ja vi alguns tópicos dizendo que pode ser mau contato na chave de seta, mas ainda teremos que investigar isso, até lá vai ficar sem agua mesmo. Se puderem dar um feedback sobre esses problemas agradeço, assim ajudo minha mãe a não ficar gastando muito com o carro. Ah... consumo do bixinho é de 6,7 ta froid bancar hein...