Bateria do 3008
Peugeot 3008
Boa tarde Pessoal, Tenho um 3008 ano 2017/2018, modelo Griffe At, Levei na concessionária para fazer a revisão do carro, o responsável falou que precisa trocar a bateria, CUSTO R$2.100,00, eu perguntei porque deste valor, ai ele falou que este carro não aceita qualquer bateria, fiz contato com uma loja que vende bateria, o mesmo falou que não existe isso, ai retornei na concessionaria e fiz o questionamento, o responsável pela oficina falou que esta bateria e importada, “uma bateria especial do tipo alternador pilotado” caso eu coloque uma bateria normal, posso ter problemas no circuito eletrônico. Este circuito fica localizado na frente da bateria. Isso é real??? Achei muito estranho esta situação. Encontrei as melhores baterias com o sistema EBF por um valor muito baixo.
Christian Camaratta Anton
Substitui o meu módulo PGA e parece ter resolvido totalmente. Quem tiver em dúvida, converse com a concessionária e verifiquem se farão a troca.
Importante dizer que os primeiros sintomas eu tive depois de rodar com o carro por mais de três anos com a bateria original. O carro parecia que não ia pegar, não rebatia retrovisores e tive dificuldade com a chave/bateria da chave. Levei ao meu mecânico e troquei a bateria lá. Observação é que eles não ligaram uma bateria externa antes de desligar a minha... E em menos de uma semana levei o carro de volta com ela aparentemente descarregada. Mecânico falou do alternador para trocar. Não fui na dele e levei à concessionária. Resetaram o carro, dizendo que a bateria podia não ter sido reconhecida corretamente. Esta bateria durou mais um ano e meio, quando tive ela descarregada.
Como não estava na garantia, chamei um pessoal da Heliar e troquei a bateria.Um mês depois, a bateria descarregou, a chave apresentou problemas e os retrovisores não rebatiam. Levei no autorizado que disse que seria mais apropriado uma bateria superior. Revisaram a bateria e voltei a usar. Mas não estava bem. Cheguei a desligar polo e religar para o carro partir novamente.
Na autorizada não tentaram o reset. Solicitaram a troca do PGA. Não tenho como saber se os problemas da bateria foram por falha no PGA ou se as baterias ruins, a dificuldade com pilha da chave ou o desligar e ligar a bateria é que foram a causa básica.
O fato é que desde a revisão na concessionária (com ou sem reset) o carro ficou perfeito. Duas semanas depois a PGA chegou e fizemos a troca. Desde então, não tenho problemas.
Minha dica de passo a passo para solução é:
* troque a pilha da chave;
* tente um reset ou similar na concessionária e observe (para mim deu certo, mas não é garantia de que a falha não se manifeste posteriormente);
* se não funcionar, solicite diagnóstico PGA e troque se necessário, preferencialmente na garantia;
Minha dica para prevenção:
* troque a bateria mantendo o carro energizado com bateria externa;
* compre bateria com qualidade adequada ao veículo;
* troque as pilhas da chave, troque a chave em uso de observar qualquer problema;