Rodney Justi Rodrigues
Novato
rodney.jrodrigues@outlook.com 3

Perguntas


DICA RESOLUÇÃO PROBLEMA | FALHAS PERSISTENTES SISTEMA DE INJEÇÃO (ACELERAÇÃO)
Chevrolet Spin   há 2 meses
Após revisão dos 80K executado na agência CODIVE em minha Spin LT 2020 ela começou a apresentar falhas persistentes sistema injeção (cortes aceleração e em alguns momentos ativando alarme no painel falha no sistema de injeção/ignição). Este problema ficava mais acentuado quando motor estava totalmente aquecido e com temperatura externa elevada. Após levar novamente na agência não conseguiram identificar pelo scanner a causa raiz do problema sugerindo que deixasse o carro para avaliação e troca de peças. Vendo os registros das manutenções anteriores, todas ocorridas a cada 10K nas agências da GM em Campinas, não fora observado registro da troca das velas e cabos de ignição. Após consulta em uma oficina mecânica de um amigo ele comentou que a Spin necessita trocar o kit de velas e cabos de ignição a cada 20k ou 30k. Com esta informação eu mesmo comprei o kit de ignição da NOVA GM trocando o mesmo em minha casa onde o problema não mais ocorreu. O custo deste kit ficou em R$ 158,16 comprado em 09/2024. Fica esta dica aos Amigos do grupo a fim de evitar possíveis custos indevidos caso houvesse deixado a Spin na agência. A troca deste kit é relativamente simples onde requer apenas uma chave de boca para remover e recolocar as velas. Os 04 cabos da ignição são todos iguais sendo trocados manualmente sem necessidade de qualquer ferramenta. As velas não necessitam ajustes! Abraços Fraternos

Respostas

Injeção acesa
Chevrolet Spin  
Tenho uma Spin 2013 com 68 mil km, usei um bom tempo no etanol, depois mudei para gasolina ( rodei 200 km), depois de 3 dias luz da injeção ascendeu, defeito no scanner da como catalizador, voltei pro etanol, apaguei a luz e hj voltou a acender. Alguém tem alguma dica, ou vou ter que gastar 6 mil no catalizador.
Rodney Justi Rodrigues
há 2 meses
A dica é nunca abastecer 100% com etanol pois como sabemos este combustível no Brasil não é totalmente limpo onde aditivos colocados neste ressecam as partes móveis da boia do tanque gerando erros na indicação como também compromete e danifica de forma acelerada a sonda lambda, o catalizador, os bicos de injeção, as velas etc. Mesmo os postos de bandeira como Shell, Raizen, Ale, Petrobrás e Ipiranga utilizam etanol de igual qualidade devido as políticas de qualidade da própria ANP. Neste caso o ideal é sempre colocar 10% de gasolina quando abastecido com etanol a fim de evitar problemas em tais componentes críticos do sistema de injeção e monitoramento. Assim sendo para um carro com tanque de 50 litros coloque sempre 5 litros de gasolina! Digo isto pois estava com mesmo problema em minha Tracker LT 2019 na qual após adicionar a gasolina na proporção indicada os problemas não mais surgiram onde já haviam recomendado na agência da GM e em outras oficinas a troca das velas, cabos, bicos injeção, sonda lambda etc. O custo médio do catalizador mais a sonda lambda originais GM hoje 09/2024 é em média +R$2k. Abraços Fraternos