O Tiggo 3X começou a ser vendido no Brasil em 2021 como um novo modelo da linha Caoa Chery. No entanto, o modelo é na realidade a reestilização do modelo Tiggo 2, que já era vendido na China como Tiggo 3X. O Tiggo 2, por sua vez é a evolução do modelo Chery Celer, lançado no Brasil em 2013. Portanto, trata-se de um projeto com maturidade e faz parte de uma série de evoluções na linha da marca chinesa.
O modelo teve a proposta de modernizar o Tiggo 2, assim como resolver antigos problemas como motor mediano, consumo elevado e câmbio antigo de 4 marchas. Para tanto, o modelo recebeu um design moderno na dianteira, com faróis full Led e grade de refinado gosto, que agrada e muito ao olhar. Para o motor, a estratégia foi utilizar um moderno motor 1.0 turbo três cilindros, aliado a um também moderno câmbio CVT.
Mas, nem tudo o que se propôs foi cumprido pelo modelo, já que na traseira, o design não foi alterado significativamente, possuindo a mesma lanterna traseira que o Tiggo 2. Quanto a motorização, apesar de moderno, os seus 102 cv não empolgam no desempenho, fazendo 0 a 100 km/h em longos 14,2 segundos.
O tempo de produção do modelo foi bastante curto, já que após 11 meses de seu lançamento, foi anunciado o encerramento de sua produção. O fim do modelo faz parte da estratégia da marca Caoa Chery de modernizar a sua fábrica de Jacareí/SP para a futura produção de modernos modelos híbridos e elétricos.