O Tiggo 7 chegou no Brasil em 2019 com a missão de representar a marca sino-brasileira no segmento dos SUV médio, na estratégia da Caoa Chery de adaptação ao mercado brasileiro, já que o segmento ganhou relevância e muita procura com os modelos da concorrência, como Jeep Compass, Kia Sportage e Volkswagen Tiguan.
Em 2022, seguindo o sucesso do Tiggo 8, a Caoa Chery apresentou a versão reestilizada, tornando-se Tiggo 7 Pro, com design mais atraente e melhorias na motorização e câmbio, partindo de um 1.5 turbo de 150 cv para um 1.6 turbo gasolina com injeção direta e 187 cv, assim como novo interior com acabamento de muito bom gosto e bons materiais.
Ainda em 2022, foram lançadas duas novas versões, a Tiggo 7 Pro Max Drive - versão top de linha com tecnologias de ponta, como frenagem automática de emergência e piloto automático - e a Tiggo 7 Pro Hybrid, que é um híbrido leve, com foco em redução de consumo, mesmo que em dose homeopática.
Tiggo 7 Pro: Preço
Na mesma faixa de preço do Corolla Cross GR-S, Honda HR-V Touring e Jeep Compass Limited flex.
Motor, desempenho, consumo
O Tiggo 7 é disponibilizado com duas diferentes motorizações. Para as versões Pro e Pro Max Drive, o motor é um moderno 1.6 turbo gasolina com injeção direta de 187 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 28 kgfm a 2.000 rpm, aliado a um câmbio automatizado de 7 marchas com dupla embreagem.
Em nossos testes, fez a marca de 8,1 segundos no teste de 0 a 100 km/h e o consumo de gasolina ficou em 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.
Potência máxima | Torque | Consumo | |
Tiggo 7 Pro | 187 cv | 28 kgfm | 9,9 km/l (G/urbano) 11,7 km/l (G/estrada) |
Jeep Compass flex | 185 cv | 27,5 kgfm | 10,4 km/l (G/urbano) 12,1 km/l (G/estrada) |
Honda HR-V Touring | 177 cv | 24,5 kgfm | 11,3 km/l (G/urbano) 12,6 km/l (G/estrada) |
Corolla Cross GR-S | 177 cv | 21,4 kgfm | 11,7 km/l (G/urbano) 13 km/l (G/estrada) |
Em comparação com os concorrentes da mesma faixa de preço, o Tiggo 7 obteve vantagem no desempenho. o Compass flex ficou próximo, com 185 cv e 27,5 kgfm, seguido pelo Honda HR-V (177 cv e 24,5 kgfm) e pelo Corolla Cross GR-S (177cv e 21,4 kgfm). A vantagem se manteve no teste de 0 a 100 km/h, com Compass fazendo a marca de 8,8 s, Honda HR-V fez em 8,9 s e o Corolla Cross em 9,8 s.
No consumo de gasolina, o resultado foi o completo inverso, com o Corolla Cross obtendo o menor consumo, de 11,7 km/l na cidade, logo após o Honda HR-V Touring fazendo 11,3 km/l e o Jeep Compass flex com 10,4 km/l. O Tiggo 7 Pro ficou por último com seus 9,9 km/l, no mesmo trajeto urbano.
Para a versão Pro Hybrid, a motorização é diferente, iremos detalhar logo abaixo.
Versões
Tiggo 7 Pro
Com motor 1.6 turbo com injeção direta, funciona apenas com gasolina. 187 cv a 5.500 rpm e 28 kgfm a 2.000rpm Câmbio automatizado de 7 marchas 0 a 100 em 8,1 segundos consumo 9,9 km/l no trajeto urbano e 11,7 km/l no trajeto rodoviárioTiggo 7 Pro Max Drive
Tiggo 7 Pro Hybrid
Foi escolhido pela Chery para ser o primeiro modelo nacional com tecnologias de assistência à condução, como frenagem automática de emergência e piloto automático- LDW: Alerta de saída de faixa
- LCA: Assistência de mudança de faixa
- LKA: Assistência de permanência em faixa
- FDM: Alerta de distância frontal
- ACC: Piloto automático adaptativo
- TJA: Assistente de congestionamento
- ICA: Piloto automático integrado
- FCW: Alerta de colisão frontal
- AEB: Frenagem automática de emergência, pedestres e ciclistas
- IHC: Controle inteligente do farol alto