Iremos mostrar a você, caro membro do Carro Club, que a Caoa Chery chegou em um alto nível de maturidade e não é mais possível que o brasileiro tenho qualquer tipo de preconceito com os carros chineses.
Construído para ser uma obra de arte em design, tecnologia, motores e câmbio, aliás, você nunca viu um câmbio como esse. Pelo preço oferecido, entrega mais que a concorrência. Não é sem fundamento que os marketeiros da marca anunciam: "A oitava maravilha do mundo".
Tá bom, não quero exagerar nos elogios, pois o modelo é novo e ainda não temos modelos com alta quilometragem para denunciar os defeitos de longo prazo, mas, nesse primeiro momento, os donos são unânimes em suas opiniões: "não encontrei defeitos".
Um motor gasolina e mais dois elétricos
Para começar nossa apresentação, vamos detalhar como funciona sua motorização. São no total três motores, sendo um a combustão e dois elétricos. No combinado são 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque, o suficiente para fazer de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
Existem no total nove combinações diferentes de funcionamento onde, por exemplo, pode ser usado apenas o motor a combustão, apenas o primeiro motor elétrico ou o segundo motor elétrico. Pode ser usado motor a combustão enquanto o elétrico recarrega a bateria, ou então usar o motor elétrico como propulsão e o motor a combustão para carregamento da bateria. Dá pra brincar bastante com as combinações.
O motor a gasolina é um 1.5 turbo com injeção multiponto de 147 cv de potência a 5.500 rpm e 22,5 kgfm de torque a 1.750 rpm.
Motores elétricos: são dois. O primeiro possui 95 cv de potência e 17,3 kgfm de torque e o segundo com 75 cv e 16,8 kgfm de torque.
Para alimentação dos motores elétricos, o Tiggo 8 Pro possui um banco de baterias na na parte inferior da cabine com 15 kWh de capacidade. É possível rodar até 77,6 km apenas com propulsão elétrica. Para o carregamento das baterias, são aproximadamente 6 horas de carregamento em uma tomada 220V normal ou então 3 horas ao usar uma Wallbox.
Por meio de botões ao lado da manopla do câmbio, é possível selecionar entre os diferentes modos de propulsão: 100% elétrico (EV), modo híbrido (HEV normal e HEV Sport), que desempenha consumo de até 42 km/l ou então modo apenas com motor a combustão, podendo recarregar as baterias.
Câmbio com inteligência artificial, feito para o brasileiro
O Câmbio DHT utilizado no Tiggo 8 Pro é a primeira transmissão dedicada a veículos híbridos do mundo, para que seja extraído o máximo de torque para cada situação. São no total 11 marchas controladas por inteligência artificial. É uma tecnologia de ponta para orquestrar o motor a combustão e seus dois motores elétricos.
Diferentemente do concorrente Jeep Compass 4xe, o Tiggo 8 Pro possui tração apenas nas rodas dianteiras. Isso se deve principalmente entre a diferença de proposta entre os carros, enquanto o Jeep é mais aventureiro, o Chery teria uma pegada mais urbana e para viagens em estradas de asfasto.
Desempenho e consumo do Tiggo 8 Pro
Os seus 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque são suficientes para fazer de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Muito bom para um carro de 1829 kg. O desempenho transmite confiança e excelente retomada, possibilitando ultrapassagens seguras na rodovia.
No modo híbrido (HEV) o Tiggo consegue fazer consumo de até 42 km/l, mas atenção, esse número pode variar muito com o tipo de condução, em nossos testes foi difícil fazer mais que 30 km/l de média.
Preço do Tiggo 8
Possui ótimo custo-benefício, pois entrega o que há de melhor num SUV, pelo preço.
Tecnologia também tira o fôlego
No interior do Tiggo 8, o que mais chama atenção é seu painel integrado com a central multimídia com 24,6 polegadas, da mesma forma que os novos BMW. O modelo possui assistente virtual para comando de voz com diversas comandos para as funcionalidades do carro.
Vem equipado com sistema de som premium da Sony, com 8 alto falantes, botão start/stop para partida sem chave, ar-condicionado dual zone com comandos em tela de LCD de 8" sensível ao toque.
Foi integrado ao modelo o pacote de tecnologias denominado MAX DRIVE pela Chery, com Assistente de permanência de faixa, frenagem autônoma, assistente de congestionamento, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo e faróis automáticos.
Interior
O Tiggo 8 Pro é um SUV de 7 lugares, onde a última fileira com 2 bancos pode ser rebatida, dando mais espaço para o porta-malas. É possível ajustar as fileiras no meio, com 3 lugares, para que um adulto possa sentar na terceira fileira, porém a altura é limitada, se for uma pessoa alta, é certo que a cabeça encostará no teto.
O porta-malas é um dos maiores da categoria, senão o maior, com total de 650 litros. No caso de ter ocupantes na terceira fileira, ainda é possível usar 150 litros no porta-malas.
Todo o habitáculo possui acima um teto solar panorâmico tamanho família, que pode ser controlado via voz com o assistente virtual integrado.
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