O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil. Sua construção é sobre a plataforma modular MQB-A0, que permite dimensões superiores com relação aos modelos Polo e Virtus. São 4,2 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,57 m de altura.
As versões do T-Cross são equipados com dois diferentes propulsores, sendo um moderno motor três cilindros 1.0 Turbo, com injeção direta, blocos e cabeçotes de alumínio, proporcionando até 128 cv de potência. E apenas na versão Highline encontra-se o motor 1.4 Turbo, também com injeção direta, com 150 cv de potência.
O consumo de combustível é bastante semelhante nos dois diferentes motores, no 1.0 faz média 7,5 km/l (E) / 11 km/l (G) na cidade e 9,2 km/l (E) / 13 km/l (G) na estrada, enquanto o 1.4 faz média 7,4 km/l (E) / 10,5 km/l (G) na cidade e 9 km/l (E) / 13 km/l (G) na estrada. Já no desempenho 0 a 100 km/h, o 1.4 leva vantagem, fazendo 9 segundos contra 10,5 segundos no 1.0 Automático.
Para a transmissão, também é possível encontrar duas versões, a transmissão manual de 6 velocidades, disponível na versão 200 TSI, e a Automática Tiptronic de 6 velocidades nas versões 200 TSI, 200 TSI Comfortline e 250 TSI Highline.
No bagageiro, o espaço para malas não é surpreendente com seus 373 litros de capacidade, porém é possível rebaixar os bancos traseiros, permitindo o total de 420 litros.
Na lista de equipamentos do T-Cross, pode-se destacar controles de tração e estabilidade, assistente de partida em aclives, airbags frontais, laterais e de cortina, Isofix, faróis com regulagem de altura, monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS com EBD, ar-condicionado, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro e volante multifunções.
No quesito tecnologia, vem bem equipado, com central multimídia 10,1 polegadas, moderno painel de instrumentos “Active Info Display” com computador de bordo, entretenimento, navegação e dados do veículo. Ainda entre os recursos, possui o sistema Park Assist 3.0, que permite estacionar o carro de forma semiautônoma em vagas paralelas e transversais.
Segue abaixo o detalhamento de cada versão disponível do T-Cross.
T-Cross 200 TSI 1.0 Turbo 12V
A versão de entrada do T-Cross é a 200 TSI, com motor 200 TSI 1.0 Turbo, com 128 cv de potência quando abastecido com etanol, e 116 cv na gasolina, com torque de 20,4 kgfm.
A versão com câmbio manual de seis velocidades pode ser adquirida em média por R$ 98.855, com um desempenho capaz de fazer 0 a 100 km/h em 9,6 s (E) / 10,0 s (G).
Já a versão com câmbio automático de seis velocidades também sai em média por R$ 106.560, com desempenho no 0 a 100 km/h de 10,4 s (E) / 10,9 s.
Como opcional, pode-se adicionar o Pacote Interactive III por R$1.150 com câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e incremento do sistema de som com conjunto de seis auto falantes.
T-Cross Comfortline 200 TSI 1.0 Turbo Automático
A versão intermediária Comfortline conta com a mesma motorização da versão básica 200 TSI 1.0 Turbo, com a opção apenas de câmbio automático de 6 velocidades. Seu preço é de R$ 121.166, podendo incluir como opcional os pacotes:
- Pacote Design view, no valor de R$ 2.260 e inclui aplicações decorativas no painel, bancos revestidos parcialmente em couro e manopla da alavanca do freio de estacionamento com botão cromado,
- Pacote Sky view II, no valor de R$ 5.530 incluindo 2 luzes de leitura dianteiras somente, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular e teto solar panorâmico.
Entre os diferenciais de série da versão Comfortline com relação a versão mais básica estão o ar-condicionado digital, câmera de ré, painel digital “Active Info Display”, central multimídia de 10,1 polegadas, saída de ar-condicionado para os bancos traseiros, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e rodas de liga leve aro 17”.
T-Cross Highline 250 TSI 1.4 16V Automático
A versão top de linha do T-Cross possui o preço médio de R$ 131.680 e conta com o motor Volkswagen 250 TSI 1.4 Turbo 16V, que gera 150 cv de potência, aliado a um cambio automático de 6 velocidades. Com torque de 25,5 kgfm, possui o melhor desempenho entre as versões, fazendo a marca de 8,7 segundos no teste de 0 a 100 km/h.
Entre os diferenciais da versão na linha 2021, destaca-se sistema key-less com botão de partida do motor, start & stop, detector de fadiga do motorista, sensor de chuva, central multimídia de 10,1 polegadas. No visual a diferença fica na grade dianteira pintada na cor preta brilhante com detalhes cromados e moldura inferior cromada.
Pacotes opcionais disponibilizados pela Volkswagen:
- Pacote Bicolor (R$ 2.200): Teto pintado em segunda cor diferente do restante do carro, inclusive retrovisores.
- Pacote Sky view (R$ 5.530): Inclui teto solar panorâmico
- Pacote Tech & Beats (R$ 6.960): Assistente de estacionamento Park assist 3.0, faróis Full LED com Luz de condução diurna em LED integrada, regulagem automática do facho do farol e sistema de som premium com subwoofer "Beats sound".
T-Cross Sense 1.0 TSI (PcD)
A Volkswagen comercializa também uma versão exclusiva para PcD, em uma versão muito próxima a 200 TSI 1.0 Automática, excluindo itens como sensores de estacionamento traseiro e apoio de braço central, no valor médio de R$ 69.990.