Bom dia!
Pelo que tenho lido, esse problema é crônico e a FIAT está pouco se lixando para seus clientes. Parece até que ela treina seus mecânicos nas concessionárias para enrolar ou zombar de quem compra esse carro.
Comprei um Grand Siena 1.6 (modelo 2014) em janeiro de 2014. Com um mês de uso voltei à concessionária reclamando de pequenos barulhos de batidas na dianteira quando passava por alguma irregularidade da pista, parecendo vir da suspensão ou da direção. Na época o chefe da mecânica disse que não detectaram nada e que era impossível ser uma peça com defeito, senão "a FIAT já teria feito um recall". Não adiantou argumentar que poderia sim ser um defeito de alguma peça do MEU carro e nem por isso um recall seria necessário. O sujeito estava convencido de que só existe um defeito, em QUALQUER PEÇA do carro, se a fábrica fizer um recall para essa peça.
Levei o carro novamente à concessionária várias vezes, mas nunca resolviam o problema e as pancadas só iam aumentando de intensidade. Na revisão dos 20.000km, que aconteceu UM MÊS após o final da garantia, olha só, a concessionária "descobre" o problema: caixa da direção com defeito, e um orçamento de R$5.000,00 para trocá-la.
Aí começou a briga: como eu tinha e-mails que enviava para a concessionária relatando o problema desde a primeira revisão, ameacei entrar na Justiça. Depois de MUUUUUITA discussão, a FIAT concordou em consertar sem custo, mas deram outro diagnóstico: não era mais a caixa de direção, e sim os articuladores que estavam com defeito. Quando fui pegar o carro "consertado", o chefe da mecânica veio falar comigo e disse que eu "tive sorte" em "ganhar" esse conserto, porque o desgaste desses articuladores dependiam do uso que eu fazia do carro e que não eram cobertos pela garantia. Para provar que estava certo, começou a perguntar como eu fazia todos os dias para sair e entrar com meu carro na garagem de casa (moro em um prédio). Queria saber quantas curvas eu fazia desde um quarteirão de distância, até parar o carro na vaga.
Fui respondendo as perguntas dele só pra ver onde aquilo ia dar. Enquanto eu contava as esquinas que virava e as esterçadas que dava para sair e entrar com o carro na garagem todos os dias, ele ia contando com os dedos quantas eram para a direita e quantas eram para a esquerda. Depois que terminei ele falou, todo convencido: "Olha ai! Como a rua da frente do seu prédio é de mão única, você esterça o carro uma vez a mais para a direita do que para a esquerda todos os dias. Isso prova que foi você quem causou o desgaste nos articuladores".
Eu não acreditava no que estava ouvindo e precisei de uma paciência muito grande para não voar no pescoço do sujeito.
Ou seja, a FIAT me vendeu um carro que só pode andar em linha reta. Ou então, eu devo ir marcando em uma tabelinha quantas esterçadas eu faço pra direita e quantas faço parta a esquerda. No final do dia tem que bater a conta, senão estraga o articulador. Aff!
Bem, nem é preciso dizer que o barulho sumiu por apenas um mês e foi voltando cada vez mais forte. Já troquei várias outras peças da suspensão e da direção em outras oficinas (na concessionária não volto nunca mais) mas é sempre a mesma coisa: depois de algum tempo, volta tudo como se nada tivesse sido feito.
Já estou conformado que é uma meLda de projeto mesmo e não vejo a hora em me desfazer desse carro. FIAT nunca mais!