É bom: Conjunto mecânico, comportamento dinâmico e esportivo de um VW. Estabilidade. Motor confiável, tendo bom torque, inclusive em baixa. Não perde velocidade quando pesado ou em subidas, na estrada. Câmbio excepcional: para baixo (2ª e 4ª) encaixa instantaneamente, por mais rápido que eu troque, passa sem arranhar. A embreagem durou 250.000, rolamento das rodas nunca troquei e nem homocinética (300.000 km). Econômico (a 95 km/h, sabendo andar, faz 19 km/litro).
É ruim: Suspensão muito alta! A ponto de tornar o carro perigoso numa situação limite na estrada! Não segura a cambagem, faço alinhamento a cada 3 meses. O carro é duro, transmite muito irregularidades do piso. Buchas e terminais de direção aguentam pouco. Sistema de arrefecimento com muito plástico, costuma dar manutenção! Ausência de contagiros e temperatura do motor. O sistema eletrônico meio temperamental. Problema no escalonamento das marchas. A 1ª é inexistente, não precisava ser tão curta. A VW desperdiçou uma marcha. Considerando que a 5ª é basicamente para economia, esportivamente falando é um carro de 3 marchas.
Existe uma pequena lacuna (perda) de potência por volta dos 3.000 giros. O motor original tinha um pico de potência lá pelos 5.000 giros. Retificado, perdeu isso.
Problemas: Basicamente desgaste natural de peças. Fora do esperado, o rele que aciona a ventoinha, com 150.000, o reservatório de água, na mesma época. Bomba de combustível com uns 140.000. Embreagem com 250.000. Fiz o motor com apenas 170.000. Comprei o carro com 48.000 e o antigo dono só usava óleo mineral. Passei a usar sintético, porém colocava o Lubrax (Petrobrás) que é uma porcaria, pois com 8.000 já perdia quase totalmente a viscosidade. Demorei para perceber isso. Esse óleo lixo desgastou as camisas precocemente. Tuchos de válvula só agora começaram a bater. Usar álcool dá borra no motor, porém, usando óleo sintético a borra é muito mole acredito que não entope os dutos (nunca tive esse problema). Esse motor (EA111 - power) EXIGE óleo sinético, pois trabalha com folgas muito pequenas 0,03mm na bronzina do pé da biela, p. exemplo. Ao abrir o motor, estava limpíssimo por dentro, estado de novo!
O motor chegou a grilar uma época (pré ignição), nada sério. Resolvi deixando de usar álcool.
Opinião do dono: Esse carro tem defeitos e limitações típicos da categoria dos populares daquela época, com exceção dos "contras" que já listei, especialmente a suspensão. Fora isso, é um ótimo carro, para um 1.0 anda muito bem e o ótimo câmbio compensa a limitação do motor.