É bom: Gol city 1.0 8v flex.
Tenho o carro ha 3 anos e gosto do carro. O meu é versão 4 portas e na cor Prata. Gosto dele, acho bonito e embora eu goste desses outros mas acho que ele é mais "presença" do que uno, corsa e celta.
o meu está com 108 mil km original e o carro é bem conservado, possui os manuais e chave reserva, até mesmo o estepe é o original ainda (estou escrevendo em 15/04/19), embora isso na pratica nao seja uma real vantagem pois a Borracha tende a sofrer ação do tempo. O carro é bem íntegro mesmo. Tem tudo original.
falando do Carro em si, não especificamente do meu gol, vejo como um carro econômico, resistente, manutenção preventiva fácil e barata, boa aceitação no mercado de usados com Boa estabilidade de preço. Faz 12,5 km/L de etanol na rodovia andando ate 100km/h. Em termos de performance nao se pode esperar muito pois é um motor pequeno, mas ele leva bem o carro levando em conta a idade do projeto. Tem 70cv no etanol e 9,5 kgfm de torque. É gostoso de dirigir e se você cuidar bem do carro fazendo a manutenção de forma preventiva nao tem maiores complicações. Ele não é como aqueles antigos quadrados como gol, saveiro, Ford pampa, uno com motor fiasa, onde muitas vezes o dono simplesmente metia o pé e nao fazia manutenção preventiva nenhuma. Tem que ter cuidado. Mas seguindo um plano adequado de manutenção, com boas peças e produtos e Boa mão de obra nao ha problemas. Outra vantagem é que devido a simplicidade do projeto a mão de obra se torna mais barata que em outros modelos. O carro tem Boa suspensão e aguenta bem nossas ruas e estradas até mesmo em usos mais severos. Não é carro para se colocar uma escada no teto e soltar na mão de funcionário sem dó. É carro pra uso moderado. Em termos de conforto ele é honesto para sua proposta. Não se pode também esperar muita coisa pois é um carro popular compacto e posicionado como veículo de entrada na época onde não se exigia tanto como hoje em dia. Mas conta com itens interessantes como limpador, lavador e desembaçador traseiro e banco do motorista com regulagem de altura. Possui acelerador eletrônico, um bom sistema de injeção eletrônica, bons faróis e lanternas traseiras com Boa visibilidade. Bom esterçamento da direção, facilitando manobras e Boa área envidraçada facilitando a visao ao redor do veículo. Essa versão com rodas aro 13 tem pneus muito baratos, os mais baratos do mercado, isso se torna uma vantagem. Também tem peças compatíveis com outras versões e modelos da família gol na vw o que permite a substituição de itens simples por outros mais sofisticados caso queira melhorar o veículo. Os acabamentos internos são simples porém duráveis, sendo que painel e forros de porta São itens que duram a vida inteira se nao houver incidentes. Também é muito fácil a sua desmontagem e manutenção o que permite a manutenção em sistemas elétricos ou de som sem danificar os componentes com facilidade. Muitos problemas menores podem ser resolvidos em casa mesmo, apenas comprando a peça e instalando sem necessidade de contratação de mão de obra especializada. Tem freios muito bons e com baixo custo de manutenção. Filtros de ar, óleo e combustível são muito baratos. Itens de iluminação também. Alguns acabamentos também se encontra com bom preço é a disponibilidade é alta. Permite personalização, o que vemos muito e pode-se como eu mencionei utilizar acessórios originais de versões mais completas deixando o carro mais bonito e funcional. O valor do licenciamento é bem baixo, isso faz muita diferença. Este ano gastei cerca 500 reais com ipva, taxa de licenciamento e seguro obrigatório.
É ruim: Os pontos contra deste carro podem ser divididos em parte mecânica e parte estrutural e de acabamento.
Conscernente a parte mecânica, diria que os pontos contra São relativos. Dependem do ponto de vista. Este conjunto mecânico equipa muitos modelos da vw como gol, polo, fox, golf, saveiro e voyage. Então o que eu observo é que ha uma diferença muito grande entre proprietários e os cuidados que eles tem com manutenção. Ha proprietários que esperam uma manutenção apenas de óleo e filtro. O que não é geralmente o caso desses motores, os EA111. Ocorre também que é falso, São falsas as afirmações de que o motor seja ruim ou que da muito defeito. Fala-se mais especificamente em problemas de lubrificação, bobina de ignição, tuchos e embreagem, bem como alguns itens do sistema elétrico e eletrônico.
Sobre o sistema de lubrificação diz-se que é um motor que acumula borras com facilidade. Tenho o carro ha 3 anos e removendo a tampa de abastecimento de óleo e a proteção interna é possível ver parte do comando das válvulas, o que da pra perceber a existência ou não de borras. No meu caso o motor do meu carro é extremamente limpo por dentro. Eu utilizo apenas óleo Castrol magnatec 5w40 502-00 ou original Volkswagen 502-00 com troca a cada 6 meses ou 10.000km o que vencer primeiro. Sempre acaba vencendo o tempo pois não ando muito. Mas uso o carro semanalmente umas 3, 4 vzs por semana. Fiz várias viagens com ele também. Se pesquisarmos e verificarmos nos motores GM familia 1 muito populares no brasil, encontramos a mesma situação. Acúmulo de borras principalmente no cabeçote. Isso ocorre por manutenção inadequada. Não trocar o oleo corretamente ou utilizar oleo nao recomendado e depois culpar o carro, o motor ou a marca é realmente algo sem coerência. Mas em nível de comparação, eu diria que é um ponto contra no caso desse carro o preço do lubrificante. Pois sendo um óleo sintético 100% se torna caro. Cerca de 40 reais o litro. Na troca costumamos comprar 4 litros, logo com filtro a troca fica em torno de 180 a 200 reais. É um valor alto portanto um ponto contra comparado a motores que usam óleo mineral. Porém se formos para os motores atuais veremos que utilizam a mesma tecnologia ou superior e todos usam óleos sintéticos e com valores até mesmo superiores. Com a nova tecnologia se espera mais dos motores menores do que se esperava ha 20 anos. A Volkswagen inseriu essas tecnologias antes das demais montadoras em sua linha popular apostando na longevidade dos projetos. Está é minha visão. Este carro tem um outro ponto contra que é o anti chamas do motor ou válvula de respiro. É uma peça plástica fixada ao bloco e portanto com o tempo resseca ou deforma causando pequeno vazamento de óleo. Resolvido utilizando a peça genuína. A peça específica do gol 1.0 2005 tem um valor muito alto. Mas é possível utilizar a da versão 1.6 que tem valor bem menor. Outro ponto contra se comparado com os modelos mais novos é o motor em posição longitudinal. Isso torna o engate das marchas menos preciso que nos modelos com o mesmo motor porém em posição transversal. A embreagem ao apresentar desgaste causa vibração ao desacionar tornando necessário sua substituição. dura em torno de 80.000 a 100.000 km com uso adequado. Em muitos veículos é percebido um pequeno rangido ao acionar o pedal de embreagem. Outro ponto contra é a construção do interruptor ou sensor de embreagem. Este sensor é semelhante ao interruptor que aciona a luz de freio. Ao apresentar problema ele deixa de informar a Central sobre o acionamento da embreagem o que causa anomalias no funcionamento em marcha lenta e também perda de potência. Pode-se rodar com o veículo mesmo com o sensor danificado removendo o mesmo porém é necessário a substituição para que o funcionamento volte ao padrão. Verifica-se este defeito pelo acendimento da luz "EPC" no painel de instrumentos. O sensor original específico para este carro é também utilizado no golf e no Audi a3. É um componente caro, custando cerca de 280 reais. É possível encontrar o sensor equivalente na marca 3RHO com referência 357 ou 408 com valor até 80 reais. Ainda assim é um componente caro. Geralmente esta peça apresentará defeito a partir dos 50 a 80 mil km dependendo muito da frequência de uso em trechos urbanos. Kits de cabos e velas de ignição são caros custando em torno de 100 a 150 reais em média tanto cabos como velas. Deve-se ter cuidado com o sistema de arrefecimento pois o nao uso de aditivo recomendado pode permitir o acúmulo de ferrugem e sujeira causando facilmente superaquecimento do motor levando a danos severos. É importante a manutenção preventiva. Caso feita elimina o risco.
Na parte estrutural e de acabamento as peças maiores da lataria como capô, tampa do porta malas e paralamas dianteiros sao frageis podendo sofrer pequenos amassados com facilidade. Nunca sente ou deixe que pessoas fiquem apoiadas sobre o capô ou paralamas dianteiros. Os puxadores internos de abertura das portas (versão com painel de porta modelo g3) sao frageis e podem quebrar com facilidade. Resolvido substituindo o conjunto por puxadores de metal (cromado, semelhante gol rallye) com valor pouco acima das peças plásticas. Também melhora o funcionamento mantendo as fechaduras lubrificadas. A existência de ruído interno é uma reclamação. Também é uma reclamação na versão city o uso do painel no modelo da geração 2 do gol e com instrumentos simples. Porém o painel do modelo g2 causa menos ruído que o geração 3 e a simplicidade dos instrumentos pode ser resolvida substituindo pelo conjunto de instrumentos das versões completas da geração 2 como gol gti/tsi ou parati 1.8, 2.0. É possível a instalação do painel com contagiros mediante pequena alteração. O painel com marcador de temperatura ou com marcador de temperatura e conta giros custa de 100 a 300 reais sendo fácil localizar no mercado de peças usadas. Para funcionamento do marcador de temperatura não é necessaria nenhuma adaptação. A luz de cortesia do teto é simples. Não ha luz de cortesia na parte traseira do teto e o acionamento pela abertura das portas é feito apenas na porta do motorista. Para modificar requer instalação simples porém podendo custar em média 100 reais. Ausência de acabamento nas laterais do porta malas e ausência da luz de cortesia fazem falta. Os bancos são simples e com apoios muito pequenos. Também as espumas são frágeis principalmente nos assentos dos bancos dianteiros. No ato de entrar e sair do veículo deslocando se no assento ou mesmo permanecendo muitas vezes sentado quando o carro esta parado e com a porta aberta com as pernas para fora do veículo começa causar deformação das bordas do assento o que é nitidamente percebido em veículos mais usados. O tampão que cobre o portamalas é frágil. Não ha forração sob o capô. Não ha acabamento ao redor da alavanca do freio de mão. freio de mão do veículo é eficiente porém menos do que de carros como Fiat Strada e Siena por exemplo, ou até mesmo palio por terem tambores traseiros maiores. É possível a adaptação de freios a disco traseiros podendo ser utilizado conjunto compatível com golf glx/gti e gol gti, porem o custo de uma alteração como essa poderia facilmente ultrapassar 500 reais sem contar a mão de obra. As coifas de proteção dos amortecedores traseiros tendem a rasgar com facilidade. Geralmente se observa o desgaste da ponta homocinetica do lado direito prematuramente custando em media 120 reais. Tambem se observa ocorrência de umidade no interior dos faróis principalmente lado direito.
Problemas: Ponta homocinetica; coxim de amortecedor; válvula anti chamas; interruptor de embreagem; limpeza de injetores.
Opinião do dono: Ótimo carro dentro de sua proposta.