É bom: Motorização [casamento perfeito do motor 1.4 TSI com o câmbio automático Tiptronic Aisin de 6 velocidades]. Excelente dirigibilidade [você tem o carro na mão o tempo todo]. Segurança a bordo espetacular, ainda não vi nada igual. Freio a disco nas 4 rodas. Tecnologia embarcada que não deixa nada a desejar a carros premium. Volante com a tecnologia paddle shifts, além de ter regulagens em altura e profundidade. Difusores de ar traseiros, com duas entrada USB. Som de ótima qualidade, apesar de não ser o som Beats. Conforto a bordo. Design clássico, muito bonito.
É ruim: Reflexo bem acentuado do difusor de ar do lado esquerdo do painel no espelho do retrovisor externo do lado do motorista [esse reflexo chega a atrapalhar, mas não é permanente, depende da inclinação do sol]. Algumas economias porcas da VW: [1] Falta das alças de teto acima das portas [o famoso puta-que-pariu] [2] Falta do apoio de braço/porta copos no assento traseiro [3] Falta do porta revista atrás do assento do motorista, sendo que no assento do carona tem. Acabamento interno, apesar de ser excelente e com plástico de boa qualidade, poderia ser com material emborrachado, sensível ao toque, particularmente o console e as portas [parece ser uma tendência mundial a utilização do plástico rígido de boa qualidade]. Freio de estacionamento poderia ser eletrônico, em vez de mecânico manual.
Problemas: Até o presente momento, NENHUM. Apenas um senão com o retém do porta óculos do teto, facilmente corrigido na concessionária.
Opinião do dono: Antes de comprar o VW T-Cross, além de pesquisar muito na Internet, fiz test drive, mais de uma vez, em outros veículos da mesma categoria, tais como: Honda HRV, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Renault Captur, Citroën C4 Cactus, Caoa Chery Tiggo 5X e Suzuki Vitara... Indiscutivelmente, pelo que o VW T-Cross entrega em termos de motorização, de tecnologia embarcada e de dirigibilidade, além da segurança, foi o veículo que apresentou MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO. Daí a decisão por comprá-lo, mesmo sabedor dos pontos negativos que relatei anteriormente, exceto o reflexo do difusor de ar no espelho do retrovisor esquerdo. Recomendo sem restrição, mas, por favor, faça o teste drive...