Valdomiro Mortari
Novato
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troca agua radiador hilux
Toyota Hilux  
TROQUEI AGUA DO RADIADOR DA HILUX E AGORA FICA SUPITANDO AGUA PELA TAMPA DO RESERVATORIO, DETALHE AGUA HAVIA FICADO NO NIVEL
Valdomiro Mortari
Isto já me aconteceu com um carro a gasolina, no meu caso foi por completar o nível com o motor ainda quente, permitindo a entrada de ar no sistema de arrefecimento. Isto ocorre porque o ar não permite a circulação do fluido quando o motor aquece. O líquido que está no motor é impulsionado pra fora, vindo para o reservatório, já o líquido do reservatório não consegue seguir para o motor, nesta situação o reservatório passa ser a rota de fuga do liquido do sistema, podendo também estourar alguma mangueira. Aconselho não sair com o carro enquanto isto não for resolvido, deixe o motor esfriar por total, abra o reservatório e complete, de a partida e mantenha o reservatório aberto, se ainda tiver ar o reservatório vai encher até vazar, no meu caso demorou mas consegui resolver sem precisar levar ao mecânico. Nos carros a diesel nunca tive nenhum problema, porem nunca deixei o fluido sujar, se baixar não apenas complete, é preciso saber os porquês, podendo ser mangueiras furadas, presilhas soltas permitindo a passagem do líquido, na pior das hipóteses seu motor pode estar com problemas nas juntas do cabeçote, nesta opção você consegue descobrir conferindo na vareta do óleo, com o motor frio verifique se ela contem pequenas bolhas de água, se tiver, somente um mecânico poderá resolver. Espero ter contribuído. Abs

fumaca preta na primeira partida
Toyota Hilux  
Quando funciono a hilux motor diesel 3.0 fria ela solta uma fumaça preta em exesso mas logo normaliza ,e certo?
Valdomiro Mortari
Boa tarde amigo, tenho carros a diesel a muitos anos, a fumaça preta geralmente vem do excesso de diesel enviado no sistema. No inicio me acorria isto, não só na partida, mas todas as vezes que fazia uma ultrapassagem ou mesmo quando queria sair rápido de algum lugar.Ao desligar, deixe o motor atingir o mínimo de rotação e somente depois desligue, nunca, veja bem, nunca acelere antes de desligar, este é um costume muito usado por motoristas antigos, acostumados aos velhos caminhões. A fumaça preta provem do excesso de diesel, a fumaça branca é perigosa, pois esta vem da queima do óleo lubrificante, significando que algo está errado nos pistões e anéis. A normalização que você diz ocorrer, é justamente quando o sistema consegue eliminar o excesso. Nas estradas, olhe sempre no retrovisor ao fazer uma ultrapassagem ou mesmo quando resolver buscar mais velocidade, caso perceba a presença de fumaça tire um pouco da aceleração, logo vai se habituar ao quanto deve pisar, muitas vezes estamos em situações que exigem velocidade, mas o fato de pisar muito forte só irá jogar muito combustível no sistema, fazer muita fumaça e irritar quem está atrás. Abs