R
Raul Meneguite
Nova Friburgo - RJ
G
Boa noite.
Apesar de ter passado muito tempo do problema relatado, vou tecer aqui minha opinião, tendo em vista que tenho observado que este problema é muito comum aqui na região de Taubaté, principalmente com carros novos.
Bom, o problema de falta de potência em 80% dos casos vem acompanhado também de falhas (intermitentes ou não) e luz de injeção acesa. Como o Raul não relatou falhas, vamos assumir que o carro apenas perdeu potência. Eu acredito que apenas sujeira no tanque faria seu carro falhar , e não apenas perder potência, tendo em vista que o fornecimento de combustível seria prejudicado. Isso geralmente ocorre apenas com nível de combustível muito baixo no tanque. Isso pode estar relacionado a um problema do motor, seja por desgaste de anéis seja por desgaste no assentamento das válvulas (cabeçote), ou outro fator que leve a perda de compressão. Nesses casos, seu motor teria perda de potência. Um forte indício de problemas no motor é se o nível de óleo tiver baixando acima do normal. Um teste de compressão dos cilindros confirmaria ou eliminaria esta hipótese. Outro teste viável é o da ECU, que tem um custo relativamente baixo e detecta uma ampla variedade de problemas eletrônicos. Outro teste que pode ser feito por ser simples é o de pressão da bomba, que pode acusar algum problema na alimentação, embora eu não acredite nisso.
De qualquer forma, apenas um profissional qualificado vai poder dizer ao certo o que está ocorrendo, e o fato de ser um carro importado e de alta tecnologia aumenta a importância da boa escolha deste profissional.
Um abraço.
Gilberto.