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Todos os anos 2001 2000 1999 1998 1989

Fórum Dodge Dakota

 
P
Paulo Marcondes
LocalizaçãoCaieiras - SP

Falha em baixa rotação

Boa noite. Tenho uma Dakota 3.9 já a 7 anos, de uns tempos para cá, ela deu pra falhar em baixa velocidade. Já troquei bomba, atuador de marcha lenta, resivei cabos de vela, velas em fim, tudo o que eu imagimei ser defeito eu já resivei e ela continua a falar.Alguém já tve esta experiencia? Alguem tem alguma dica? \obrigado
R
Filtro de combustível
C
Boa noite, verifique a válvula de PCV. Ela fica na tampa de válvulas no lado esquerdo do motor (lado esquerdo, você olhando o motor) Esta válvula tem o objetivo de aliviar a pressão nas câmaras de combustão enviando os gases novamente para os cilindros para serem queimados com a compressão. Com o tempo, esta válvula pode apresentar falhas devido acúmulo de sujeiras, excesso de borra de óleo. Verifique o estado dela e se estiver e condições muito ruins, troque-a pois além de deixar o motor mais fraco, com falhas, perda de potência, pode ocorrer a quebra do mesmo devido ao excesso de pressão interna.

eliminação de bico eletrônico Dakota diesel

Pergunta ?? aos dakoteiros de diesel, um problema comum costuma ser o bico eletrônico, que a partir de 2000rpm mais ou menos,libera, mais combustível pro sistema através da leitura de posição da agulha, como so são dois fios, em algum momento ele libera essa informação, alguém sabe como eliminar essa função e deixar funcionando direto?
E
Edson Cley Miranda
LocalizaçãoSão Paulo - SP

Falhando e cortando

Boa noite pessoal estou desesperado se alguém puder me ajudar eu agradeço a minha Dakota e uma 3.9 v6 e ultimamente ta me deixando maluco estava tudo bem até q um dia ela apagou c migo da ir em diante andava e cortava dando os back fire passei o scanner e constou corte na bobina o mecânico falou q era sensor de rotação troque e continuou e o mecânico falou q era sensor c defeito troquei e continuou o mesmo problema ela quando foi trocado os sensores ela ficou 2 dias sem dar o problema mas agora ta sendo constante geralmente ela apaga e embalada já volta a funcionar e tem VC vez q apaga e demora a pegar todas as vezes q acontece isso o palnel não desliga já troque cabo de vela / vela e troquei todos emuladores porque ela e GNV também se alguém pode dar uma luz eu agradeço descupa o tamanho do texto pois estou desesperado e to quase ficando louco obrigado
R
Amigo com certeza é o sensor de rotação, na le as informações e o carro fica assim, ele fica em cima do cambio
R
Não precisa ser o sensor,basta a fiação que vai até ele esta comprometida
C
Cara, verifique o módulo de ignição. Costuma dar problema devido ao super aquecimento em decorrência do GNV. O módulo fica ao lado do filtro de ar. Verifique os conectores dele se estão bem encaixados, desconecte e confira se não estão oxidados, com zinabre. Conecte novamente e se estiver com folga, prenda-os com aquela cinta tipo "enforca gato" pois com o movimento do carro, trepidação pode ocorrer mau contato. O sensor de rotação que fica em cima da caixa de câmbio também deve ser verificado, principalmente os fios dele pois podem estar partidos.
J
Olaá Edson, passei semanas com um problema parecido, primeiro começou cortando do nada foi um parto até descobrir que um dos cabos do sensor de posição do virabrequim estava partido (alguns chamam de sensor de rotação) que fica na região do volante do motor, lado passageiro, acesso pela parte de traz da caixa de rodo. Troquei o sensor e ficou muito pior estourava no escapamento, não mantinha a marcha lenta, vieram 3 mecanicos tentar resolver e desistiram. Pesquisei muito nos foruns americanis e verifiquei que podia ser um sensor de má qualidade, encontrei um aqui em são Paulo um sensor Mopar, embalagem original e fornecedor confiável, tambem nas minhas pesquisas encontrei um modo de avalaira a qualidade do sensor, ele tem uma imã dentro e deve segura bem uma moeda de R$0,25, o meu não segurava e o Mopar segurava duas. Troquei o sensor, foi bater na chave e todo o problema sumiu,até a central de injeção tinha gente querendo trocar. Então verifique primeiro todos os 3 fios do chicote e o conector do sensor (fica perto do distribuidor atraz do motor), os fios vão pelo chicote até a central de injeção, se o chicote estiver OK e o imão do sensor não for tão forte, troque o sensor pelo original, não é muito barato, eu paguei aqui R$350, mas o dolar éra outro. Tenho comprado muitas peças para a Dakota Amazon e embora você tenha que fazer o depósito dos impostos na hora da compra, nunca fui taxado, ai você solicita a devolução e eles creditam de volta no seu cartão de crédito, demora uns 10 dias para chegar. o nome deste sensor em inglês é Crankshaft Position Sensor, tenha certeza de comprar o sensor certo para o seu motor e câmbio e que seja MOPAR. Boa sorte.
8 curtidas

Troca do motor 2.5 original a diesel por um 2.8 mwm

OLÁ, ESTOU TROCANDO O MOTOR DA MINHA DAKOTA 2001 TURBO DIESEL ORIGINAL POR UM OUTRO DA S10 2.8 ANO 2007. QUAL A MELHOR OPÇÃO DE CÂMBIO, ORIGINAL DA DAKOTA OU O DA PROPRIA S10? GRATO.
R
Amigo o da s10 seria mais apropriado devido a propia adaptação, mas se você quiser usar o painel original terá que colocar o sensor de rotação no novo cambio,outra coisa você tem o bico eletrônico dela aquele que tem o fio?
F
Mano me ajude minha dakota é diesel orihinal vou trocar sensor do oleo e ñ consigo localizar ele no motor fica proximo de que?
J
Jocelio
LocalizaçãoPorto Alegre - RS

Falha na ignição

Minha Kakota Sport 3.9 v6 1999 esta apresentando uma falha de ignição, do nada estou andando e ela apaga, do mesmo modo bato arranque ela pega como se nada tivesse acontecido, isso já vem ocorrendo faz um tempoe eu já fiz de tudo ou quase tudo e não tive sucesso, nada apararece quando passo o scaner . Se alguem tem alguma diga ou telefone de algue que possa me ajudar por favor ficarei muito grato. Gosto muito deste carro e é o único problema que me faz branquear o cabelo.Aguardo com atenção.
W
Olá Jocelio. Bem, pelo que vc esta relatando parece não ser problema de aquecimento do PCM (módulo), já que vc bate a chave e pega em seguida. Menos mal. Então eu tentaria substituindo primeiro a IAC valve ( valvula de controle de ar da marcha lenta - localizada no lado posterior do corpo da borboleta - e depois os sensores de oxigenio....(o2 sensors) pois parece que esse problema é recorrente nas dakotas e pelo que sei costuma resolver.Boa sorte.
1 curtida
M
Mario Marcio Holsbach
LocalizaçãoSão Luís - MA

Ajuda na soluçao de problema

Moro em São Luís/MA. Tenho uma Dodge Dakota RT 5.2, ano 2.000. Toda original, funcionando perfeitamente (quase). Quando em funcionamento, de repente ela morre. Todos os sinais elétricos funcionam perfeitamente. Tento dar a partida e não pega, apesar de tudo funcionar, espero alguns minutos (5/10/15 min) e tento novamente, ela pega e volta como se nada tivesse acontecido. Isso acontece sempre, ainda não descobri o defeito. Já levei em várias oficinas, auto elétricas e até na concessionária (que ficou 2 meses, passando o computador, e não descobriu o defeito). Alguém pode me ajudar?
W
Colega, não sou mecânico, mas dakoteiro. Tenho aprendido muito na base do erro/acerto e com o youtube americano. Bem, se fosse você faria o seguinte: quando acontecer o problema novamente observe no odômetro digital do painel se aparece algum erro...tipo "NO BUS" por exemplo. Se nada indicar, isso poderia significar algum mal contato na fiação do motor ou cabos. Se aparecer algum erro....ai terá que pesquisar para descobrir a origem. Por outro lado, salvo engano, os Dakotas a partir de 2000 possuem uma ferramenta de auto-diagnóstico que aparecem exatamente no odômetro depois de um simples procedimento: ligue e desligue seguidamente a chave de ignição por 3 vezes sem acionar o motor. A pós essa ação aparecera no odômetro o código de erro tipo P1202;P....; done. Aí é só pesquisar código no google. Boa sorte, espero ter ajudado. O meu é 1999 e infelizmente não dispõe dessa ferramenta.
M
Ola, ja tive um Maverik em 1979 automático que fazia a mesma coisa que o seu esta fazendo , tirei zerado da loja , e o que ocasionava o problema era o sensor de proteção da cx automatica , o carro bloqueava e só voltava a funcionar quando estava frio , assim que foi descoberto retiramos este sensor e nunca mais voltou a fazer , ok , espero que resolva...

dakota

no cambio automatico pode colocar qualquer oleo idraulico o tem que colocar o oleo certo e que coloquei qualquer oleo e meu cambio ta encavalado numa marcha so nao troca e nementra a marcha re
M
Ola, só deve ser utilizado óleo fluido hidráulico , é de cor avermelhada , se vc utilizou outro óleo e andou por longo tempo , a cx automática deve ter travado , assim vc deve proceder a abertura da mesma e esvaziar todo este óleo colocado na cx , proceder a limpeza com funcionamento da mesma com óleo fluido hidráulico sendo a mangueira de repuxo ou seja de entrada no galão de óleo hidráulico e a de saída em um recipiente , até sair o óleo hidráulico novo, assim que sair , indicara que foi totalmente limpo o sistema , então coloque um novo filtro e feche o sistema , colocando assim um novo fluido hidráulico , até completar o nível do sistema.
V
Valter Carlini Junor
LocalizaçãoSão Paulo - SP

chicote do motor?? automático e igual ao manual???

olá, Alguém sabe me dizer se o chicote do motor da Dakota automática é igual do manual??? está difícil de achar em sucata, já que não fabricam mais.abraços
M
Não é igual , pois o do automatico esta interligado com o acionamento do motor com a cx automatica , ja o cambio manual nada tem a ver com o acionamento do motor.
W
Willian Oak
LocalizaçãoSão Paulo - SP

Embreagem Dakota

Pessoal, tenho uma Dakota 1999, 3.9 V6 Gasolina e recentemente começou a apresentar um problema na embreagem. Com o motor desligado todas a marchas engatam normalmente. Com o motor ligado em ponto morto, as vezes, nenhuma das marchas engatam. Sou obrigado a desligar o motor, engatar a primeira e ligar o carro novamente para sair. Dai pra frente tudo volta ao normal, mas de repente quando paro no semáforo acontece tudo de novo. Alguém me dá uma luz por favor??? Obrigado
V
olá, Willian o meu deu o mesmo problema, troquei a embreagem e ficou 10.
W
Obrigado Valter pela resposta. Porém, antes de substituir a embreagem, que não sai barato, resolvi excluir algumas possibilidades que gostaria de relatar aqui para servir como dica. Então amigos, antes de trocar a embreagem verifiquem se os atuadores hidráulicos estão atuando adequadamente. Bem, foi isso que fiz retirando os dois atuadores com uma certa dificuldade, mas acabei conseguindo. Ai drenei todo o óleo hidráulico pois o auxiliar não tem sangrador. Adicionei novo óleo e tentei eliminar as bolhas de ar, tarefa difícil. Ao reinstala-los notei que tinha perdido toda compressão o que significava que ainda havia ar no sistema. Corrigi o problema porém ainda ocorria o mesmo defeito ao tentar engatar as marchas. Optei então por comprar novos atuadores e os substitui. Enfim, acabou dando certo. Sei que vou precisar trocar o kit de embreagem, mas por enquanto o defeito desapareceu.
1 curtida
J
Willian boa noite vi que vc comentou a um membro do clube sobre uma falha de ignição da dakota . Tenho uma V 6 99 e estou de cabelo branco com isso. Do nada ela morre andando e como se nada tivesse acontecido bato arranque ela pega e tudo bem não sei mais o que fazer me ajude ai se conhece alguem algum telefone de alguem que possa me auxiliar. Sou de Porto Alegre - RS . Fico grato
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Netin Quintal
LocalizaçãoItaperuna - RJ

QUANDO QUENTE MOTOR FALHA, FICA NA LENTA E APAGA.

QUANDO QUENTE MOTOR FALHA, FICA NA LENTA E APAGA. JÁ TROQUEI BOBINA, VELAS, CABOS E SENSOR TEMPERATURA DO AR. NA TROCA DO SENSOR DE TEMPERATURA O FUNCIONAMENTO DUROU 1 DIA NORMAL. NO CHECK DO ODÓMETRO OS CÓDIGOS FORAM 940 E 999. MUITO OBRIGADO A TODOS.
N
DAKOTA 99 3.9 MAGNUM JÁ COMPREI TURBINADA E NO ETANOL...
J
isso e defeitro no modulo
E
Eloi Fernandes
LocalizaçãoCascavel - PR

Pergunta aos proprietários de DODGE DAKOTA

Pergunto aos proprietários de dodge dakota diesel: Estou comprando de outra cidade uma dakota diesel 2.5, de que elas são boas não tenho duvidas, mas se precisar trocar peças, encontra-se facil, problemas mecânicos é facil reparar, estou nesse dilema pois aqui na minha cidade não se vê essa caminhonetas. Por favor dacoteiros me ajudem!

Manutençao

boa noite. Comprei uma Dakota R/T 2001 com 75000 km. quais os principais itens que devo me atentar? Correias - qual a km ideal para a troca? Velas, trocadas em Dez 2013 - 4.000 rodados oleo, idem. Creio que já vencido pelo tempo, pois foi em Dez 2013 se puderem me dar algumas dicas, agradeço.
C
Boa noite João Carlos, comprei uma Dakota Sport CE 3.9 V6 2001 em agosto de 2013, ou seja, estou com ela já a dois anos e só alegria. Quando comprei, ela estava com 58.000 km, único dono. Já de imediato tive que trocar a correia das polias pois estava ressecada, filtro de ar, filtro de óleo quando fiz a troca do óleo do motor, completei também o óleo da embreagem hidráulica, limpeza do sistema de arrefecimento com adição de 50% de etilenoglicol e 50% de água limpa, troca do óleo do diferencial, completei o nível do óleo do câmbio, troquei os dois amortecedores dianteiros, coloquei borrachas novas do batente na bandeja inferior dianteira e troquei os 4 pivôs dianteiros. Detalhe, os 4 pivôs estavam com muita folga, correndo risco de quebra a qualquer momento, e olha que meu carro estava com menos de 60 mil km e foi usado somente pra lazer, não carregou peso. A sua por ser a versão R/T com motor mais pesado, recomendo que verifique o quanto antes os pivôs. No mais, só curtir a nave!!!
P
Paulo Cesar Araujo
LocalizaçãoRio de Janeiro - RJ

juntas

Bom dia, tenho uma Dakota 2.5 diesel, recentemente deu problema na bomba injetora. Leve à um bombista. Só que está apresentado um vazamento de óleo pela tampa das engrenagens do sistema da bomba. pergunta: existe uma junta ou um "veda junta"? Qual é a referência ou especificação do produto? Obrigado