É bom: Sedã excelente e cumpria bem o seu papel, bonito, chamativo, espaçoso, confortável, porta-malas gigante. O desempenho me chamou atenção, já que os números de potencia e torque não são tão expressivos, saí de um Polo GTS e não notava grande diferença. O câmbio era absurdamente rápido nas reduções, não vi outro igual nesse quesito, exceto de dupla embreagem, porém apresentava alguns trancos em baixa. O isolamento acústico para o vento era absurdo, pra barulho de pneu era só regular. O carro também é bem estável e sempre me chamou a atenção a capacidade de frenagem muito boa. O carro me fazia ter vontade de pegar a estrada.
É ruim: O consumo é um dos pontos fracos, pra manter uma velocidade razoável, tinha que acelerar com cuidado pra ficar acima dos 12 km/l na estrada. Outra questão é que o computador de bordo deixava de marcar a autonomia assim que o carro entrava na reserva, ainda com uns 10 litros de combustível no tanque, o que forçava mais paradas em viagens. A multimídia não espelhava Android, o que pra mim era bem ruim. O acabamento, apesar de ter bons materiais, tinha alguns barulhos, alguns resolvidos na concessionária, outros não. No longa duração da Quatro Rodas enfatizaram a escassez de pontos de fixação de acabamento no Tiggo 5x, acho que isso se repete no Arrizo. Mas o principal ponto fraco era a suspensão, era excelente no asfalto, mas no piso irregular transmitia exageradamente as imperfeições pra cabine, além de apresentar batidas secas e fim de curso nos amortecedores o tempo inteiro. Fiz algumas verificações dentro e fora da concessionária e nunca foi identificado nenhum problema - aqui adiciono que a suspensão foi submetida a regimes severos, considerando que é um sedã, com condições de pista bem ruins, inclusive estrada de terra, e nunca teve uma avaria sequer.
Problemas: Folga no eixo da ventoinha detectada aos 66.000 km, que causava contato da hélice com a carcaça. Foi necessária troca do componente, feita fora da concessionária e peça de marca paralela, que me custou 15% do valor da peça original.
Opinião do dono: Carro com muitos bons atributos, resistente, confiável, com a ressalva da necessidade de introdução de novos equipamentos e melhorias na suspensão. A versão atual ainda peca na falta de um ar-condicionado automático e sensor de chuva, além de ter perdido parte considerável do porta-malas. Já a suspensão eu não sei se chegaram a corrigir. Queria ter trocado o meu no atual, mas infelizmente a marca não valoriza seu próprio produto, não o equipara aos outros carros da própria montadora em relação a equipamentos. Cheguei a procurar o carro na loja e fui informado que o próximo lote só viria em março da China, em quantidade limitada. Penso que carro que não é visto, não é comprado. Acabei optando por um sedã de outra marca, acredito que fiz um bom negócio com o Arrizo, comprei seminovo, com baixíssima quilometragem, por um valor equivalente a 85% da Fipe e passei na troca por 76% da Fipe.