É bom: Não importa a velocidade, em virtude do equilíbrio motor-câmbio-freios-suspensão- estabilidade, de longe, foi o melhor carro que dirigi, justamente pelo equilíbrio. Energia do motor diretamente proporcional à energia da pisada. Freio excelente, a 4 discos, sem ABS, e que apesar disso, sinto 40 por cento mais segurança do que com o Astra Elite com ABS que possuo. O carro externamente não foi bem cuidado pelo dono anterior. O que me fez comprá-lo foi a preocupação visível do mesmo com o coração, o motor, que ele teve, pois o mesmo batia sem nenhum problema visível. Algumas peças são mais caras, outras não. Por exemplo: a balança do Marea é de R$ 100,00 a R$ 150,00 mais barata que a do Astra, de acordo com a pessoa que me atendeu para a troca do mesmo. Tentei comprar um modelo mais novo, mas estavam com o motor mal conservado falta de manutenção por displicência. Preferi ficar com esse, mesmo com a pintura cacarecada cacarecada mesmo! Crianças batendo portas na parede, por bom senso
É ruim: As peças de plástico e espuma do volante da Fiat são uma tristeza, comparados aos da GM e outras. Tenha em mente a necessidade de colocar insufilm e revestimento de couro no volante a fim de preservá-los. Dificilmente contenta-se andar devagar com esse carro em todo o percurso, portanto, cuidado para não se empolgar demais e causar um acidente. Fujam de reparos mecânicos nas concessionárias pelo menos do Rio, mesmo dentro da garantia, pois é gatilho, um atrás do outro, sem fim adquiri esse em uma concessionária Fiat, por coincidência.
Problemas: Após tirá-lo da concessionária, retirei o óleo e utilizei um sintético, o que fez o motor bater com máxima maciez. O conselho que dou a qualquer dono de carro, INCLUSIVE PARA ZERO, é que se troque assim que retire o mesmo da concessionária, que nunca coloca um decente, por economia. O ex-dono só se preocupou, nitidamente, com o motor. Balança já apresentava folga quando comprei aos 70.000km que, em termos de ruas do Rio, julguei normal. Nenhum problema de sobreaquecimento que, quando esquentava, não chegava ao meio do marcador. Pisando fundo, a marcação não passava do primeiro ponto. Incrível: é o carro que quanto mais você pisa, mais ele resfria. Bico injetor estourou e os supressores da bobina apresentavam fuga de energia. Nada de mais, já que em qualquer carro deve-se de 20 em 20 mil trocá-los. Sensor do marcador de velocidade e temperatura externa apresentaram defeitos, problema que julguei irrisório e devidamente sanado.Os vidros traseiros andavam travando por simples falta de uso
Opinião do dono: Carros requerem manutenção PREVENTIVA. Motores tecnologicamente ultrapassados camuflam os desgastes e problemas os tecnologicamente avançados, não o que é positivo, se pensarmos bem. Segurança? Precisou frear? Ele responde. Precisou acelerar também é segurança, em algumas situações? Ele responde. É um carro para quem gosta de carro e o trata com seriedade em relação à sua mecânica. Se deseja um carro que não requeira preocupação com mecânica, ônibus é a solução, ou comprar um zero e trocá-lo todo ano. Eu já decidi: venderei o Astra, mas não vendo esse. Vai virar peça de colecionador em perfeitas condições de uso. Recomendo a compra desse carro, usado, para quem souber diferenciar a batida de um motor bom de um ruim. Para quem não sabe, melhor um 1.0 0km, pois a probabilidade do motor sair da loja com problema é menor mas não impossível. O ar-condicionado gela que uma beleza, que apresentou um defeito furreca de vazamento na válvula, resolvido com menos de R$ 50,00.