É bom: Economia, média mista 14km/L, conforto, motor potente, forte, silencioso e confiável, desempenho, custo de manutenção [metade do valor de um sedan médio ou pickup grande ate 60.000KM]. Pesquisei muito antes de comprar, pois queria um carro a diesel, meu primeiro diesel, e sem duvidas adquiri o carro a diesel com melhor custo/beneficio do BR na atualidade [só errei na versão...]
É ruim: Vou usar meu sedan como referência... Ford Focus Sedan Titanium 2015...Ar condicionado digital parece usar como referência a temperatura externa e não a interna...ou seja necessita alterar a temperatura o tempo todo, durante o dia quando a temperatura externa é de 25° deixo o ar em 22° quando a noite a temperatura externa cai para 20°, necessita aumentar o ar para 24° para manter a mesma temperatura no interior do carro...tem algo estranho, pois no Focus isso nunca foi necessário, o ar do Focus sempre manteve a mesma sensação térmica interna, independente da temperatura externa, nunca foi preciso mexer na temperatura indicada no display do ar...A central multimídia além de pequena não mantem a memória da última utilização e demorara uma eternidade para parear com o celular...se ao desligar eu estivesse escutando música através do celular, ao ligar novamente, a central vai pro radio e demora mais de 1 minuto para parear novamente...no Focus além de voltar tocando musica do celular o pareamento era instantâneo ao ligar o veículo.O limitador de velocidade ultrapassa a velocidade programada MESMO EM SUBIDAS!! ABSURDO!! Além disso o corte da injeção acontece de forma abrupta gerando extremo desconforto pois é como se você acelerasse e tirasse o pé do acelerador constantemente, fazendo com que a cabeça dos ocupantes balance o tempo todo andando dentro da cidade... simplesmente ridícula a programação desta função, comparado ao Focus a programação da Toro parece ser pré-histórica...O Limpador de para brisa automático demora demais para acionar em caso de pouca chuva mesmo na programação mais sensível, necessitando intervenção manual o tempo todo...muito menos eficiente que a do Focus...As luzes de cortesia internas não ligam automaticamente ao desligar o veículo...somente ao abrir a porta...o que realente acho um erro, pois ao desligar o carro você inicia imediatamente a procura das chaves de casa...carteira...etc, no escuro...no Focus as luzes ligavam ao desligar o veículo...muito mais prático e inteligente...O câmbio apesar da grande quantidade de marchas [9] é demasiado demorado nas reduções, deixando o motor muito abaixo da faixa de torque ideal durante muito tempo, no Focus o câmbio era muito mais esperto mesmo com uma quantidade menor de marchas [6], deixando o motor sempre na faixa ideal de torque o que se refletia instantaneamente nas reações do carro transmitindo muito mais segurança ao motorista...
Problemas: Comprei sabendo o que estava adquirindo...barulho nas portas, multimídia pequena e sem android car, capota maritma deixa água entrar, filtro de ar muito baixo que não permite enfrentar enchentes ou pequenos riachos, apenas mediana no offroad, assim sendo não seria justo reclamar disso agora...fora isso por enquanto nada mais...
Opinião do dono: Vejo muita gente reclamar nos foruns e avaliações que o carro é ruim quando comparado com as pickups grandes, porem a proposta deste veiculo é outra...pra mim o veiculo atende aquilo que se propõe UMA PICKUP URBANA com porte de SUV, conforto de sedan grande, economia e manutenção de carro 1000CC, versatilidade de pickup grande [1000KG de carga util], valor de sedan médio [comprei com CNPJ]. Excelente custo benefício, apenas uma ressalva...compensa mais comprar a FREEDOM que a VOLCANO, pois o pacote tecnológico da VOLCANO não funciona e o pacote estético não vale os R$10K que paguei de diferença. JAMAIS COMPRARIA NENHUMA VERSÃO FLEX!