Honda HR-V EX 1.8 16V Automático 2018
ver ficha técnica
Avaliação:7,1
É bom: Conforto, maciez, freios, estabilidade, espaço interno e confiança na marca.
É ruim: O consumo urbano é muito alto. Na medição tanque cheio - tanque cheio, andando pianinho, pezinho de vovô, faz 7,5 na gasolina, com trânsito fluindo normalmente em avenidas de trafego normal. Se pisar baixa para 5. Nem vou falar de álcool, pois coloquei uma vez e tomei um susto, rodei 268 km com um tanque. Na estrada o consumo melhora substancialmente. Fiz 12,6 rodando a 110 km/h. É o meu primeiro Honda e fique espantado com o câmbio automático na estrada. É horrível! O motor trava uma luta feroz com o câmbio e essa gritaria invade a cabine tornando o uso do piloto automático absolutamente inviavel diante das trocas de marcha a cada 10 ou 20 segundos, subindo o giro subitamente em retas e pequenos aclives. A Honda tem muito a avançar nesse aspecto. Eu não entendo como algumas pessoas elogiam o câmbio do HRV.Eu tive Amarok com câmbio automático desde 2013 e a troca de marchas é tão suve que sequer percebia. É um câmbio infinitamente superior. Li muito sobre a Honda antes de comprar esse HRV e imaginei que a Honda tivesse um câmbio inferior ao ZF da VW, mas tomeir um susto com essa diferença colossal. Foi como retornar 20 anos no tempo. Outro ponto que merece um esculacho nos engenheiros/projetistas da Honda fica por conta do acesso aos comandos do ar digital. Simplesmente a manopla do câmbio fica bem na frente. Se você desejar regular temperatura ou velocidade do ventilador terá que parar o carro, se agachar, entortar o braço e tentar acessar os comandos, caso contrario corre sério risco de acidente. O local do pendrive também fica em local de difícil acesso, por sorte utilizamos pouco. O motor é coerente com a proposta do carro. Nada de arriscar em ultrapassagens, e se apertar o pé o motor berra sem sair do lugar. Então é melhor ficar seguindo os caminhões com paciência aguardando a pista ficar livre. O ar condicionado funciona bem, mas se o tempo esiver muito quente você terá dificuldades em resfriar o interior, mesmo na recirculação máxima. Tudo questão de paciência, já que estamos falando sobre um SUV médio em tudo, porém com virtudes que superam os concorrentes.
Problemas: Nenhum. Nada de ruídos, suspensão com pequeno barulho quando passo em ruas com paralelepípedo, fato perfeitamente normal em qualquer carro. Inclusive achei o Honda muito melhor que outros carros, nesse aspecto. Painel bem resolvido, sem luxos ou desfalques. Consumo urbano.
Opinião do dono: Um carro honesto, com câmbio sofrível, consumo dentro da média e com a segurança da marca Honda. Se desejar um carro de vovô para dirigir suavemente pelas estradas e ruas das cidades, pode ir sem medo, mas nada de usar o cruise control para não se estressar. Mas se gosta de viajar ou se deslocar com pressa, puxe o cartão de crédito e escolha outro tipo de veículo.
#HR-V EX 1.8 16V Automático
#2018