A nova geração do Honda HR-V foi apresentado no início do segundo semestre de 2022, sendo completamente renovado, com novo design, equipamentos e nova motorização.
Todos os modelos do HR-V já vêm bem equipados com o pacote Sensing com tecnologia de segurança e assistência ao condutor, que inclui:
- ACC: Controle de cruzeiro adaptativo com LSF - Low Speed Follow
- LKAS: Sistema de permanência de faixa
- CMBS: Sistema de frenagem para mitigação de colisão
- RDM: Sistema para mitigação de evasão de pista
- AHB: Ajuste automático de farol
Motor do Honda HR-V
O HR-V 2023 possui duas opções de motorização, nas versões EX e EXL é o motor 1.5 flex aspirado com injeção direta, enquanto nas versões Advance e Touring é o motor 1.5 flex turbo com injeção direta. Todas as versões contam com câmbio CVT com 7 marchas simuladas.
Em comparação com o HR-V do ano anterior, o antigo motor 1.8 com injeção multiponto foi substituído pelas motorizações 1.5 mais modernas com injeção direta, o que se reflete em consumo de combustível menor, tanto na versão aspirada quanto a turbo. No entanto, quando ao desempenho, o motor 1.5 aspirado (EX e EXL) é pior que a versão anterior 1.8, enquanto a versão 1.5 turbo possui um desempenho significativamente melhor mantendo baixo consumo de combustível.
1.8 flex antigo | 1.5 aspirado HR-V EX e EXL | 1.5 turbo HR-V Advance e Touring | |
Potência | 139 cv (E) 140 cv (G) a 6300 rpm |
126 cv (E) 126 cv (G) a 6200 rpm |
177 cv (E) 177 cv (G) a 6600 rpm |
Torque (kgfm) | 17,4 (E) 17,3 (G) a 5000 rpm |
15,8 (E) 15,5 (G) a 4600 rpm |
24,5 (E) 24,5 (G) a 1750 rpm |
Consumo urbano | 7,7 km/l (E) 11 km/l (G) |
8,8 km/l (E) 12,7 km/l (G) |
7,9 km/l (E) 11,3 km/l (G) |
Consumo rodoviário | 8,6 km/l (E) 12,3 km/l (G) |
9,8 km/l (E) 13,9 km/l (G) |
8,8 km/l (E) 12,6 km/l (G) |
0-100 km/h | 11,2 s | 11,8 s | 8,9 s |
Honda HR-V EX (R$ 144.625)
A versão de entrada do HR-V é a EX, que aposenta o antigo motor 1.8 flex, que desenvolvia 140 cv de potência e 17,4 kgfm para utilização do novo motor 1.5 flex de injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm. O desempenho no teste de 0 a 100 km/h também piorou, caindo de 11,2 para 11,8 segundos. A vantagem é o consumo de combustível, que melhorou, saindo de 11 km/l para 12,7 km/l no trajeto urbano utilizando gasolina.
Todas as versões, inclusive a EX já vêm de fábrica com os seguintes recursos:
- Magic Seat: Rebaixamento de bancos traseiros que permite levar itens com maior altura por exemplo um vaso de plantas
- Botão de partida / Start-stop
- Freio de estacionamento eletrônico com Brake Hold
- LaneWatch: Mostra na central multimídia a imagem da câmera instalada no retrovisor direito
- Câmbio CVT de 7 marchas simuladas
Concorrentes na mesma faixa de preço
Nissan Kicks Exclusive | R$ 143.371 |
Renault Captur Intense | R$ 143.420 |
Chevrolet Tracker Premier | R$ 143.469 |
Chery Tiggo 5X TXS | R$ 146.004 |
Honda HR-V EXL (R$ 151.989)
Versão mais equipada que a EX, sendo comercializada por R$ 149.900,00 (valor de tabela FIPE set/22) com o motor 1.5 de injeção direta.
Diferenciais do Honda HR-V EXL:
- Multimídia 8" com interface sem fio para smartphones
- Faróis e lanternas em LED
- Assistente para redução de ponto cego
- Chave com função Smart Entry
Concorrentes na mesma faixa de preço
Jeep Renegade Longitude | R$ 150.002 |
Renault Captur Iconic | R$ 151.463 |
Volkswagen T-Cross Comfortline | R$ 152.250 |
Hyundai Creta Platinum | R$ 152.309 |
Chevrolet Tracker Premier | R$ 152.852 |
Honda HR-V Advance (R$ 178.869)
A versão Advance recebe o motor 1.5 turbo que equipava o Honda Civic Touring, que foi recalibrado para poder usar etanol, desenvolvendo 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, contra os 173 cv e 22,4 kgfm quando abastecido com gasolina, os mesmos números que possuía no Civic Touring.
Diferenciais do HR-V Advance, além da motorização:
- Carregador de indução para smartphones
- TFT Digital de 7"
- Ar condicionado digital dual zone com efeito brisa
- myHonda Connect:
Concorrentes na mesma faixa de preço
Jeep Renegade Série S | R$ 175.764 |
Jeep Compass Sport Flex | R$ 176.545 |
Volkswagen Taos Comfortline | R$ 179.809 |
Honda HR-V Touring (R$ 186.547)
O HR-V Touring é a versão top de linha e também recebe o motor 1.5 turbo. Com relação as demais versões recebe:
- Porta-malas com fechamento automático com função Hands Free
- Ajuste elétrico do banco de motoristas
- Revestimento interior mais refinado em couro
Concorrentes na mesma faixa de preço
Jeep Compass Longitude Flex | R$ 184.745 |
Toyota Corolla Cross GR-S | R$ 188.875 |
Chery Tiggo 7 Pro | R$ 193.886 |