É bom: Posição de dirigir é ótima, volante macio em manobras e firme em altas velocidades; motor 1.6l DOHC de 121cv, CVVT, em alumínio, bate a maioria dos 2.0 que andam por aí; transmissão automática sequencial Tiptronic de 4 marchas, extremamente suave, com respostas bem rápidas e muito bem escalonada a 100km/h, com carro cheio, o motor fica em 2.500 rpm; isolamento acústico impecável, ar-condicionado que transforma o carro em geladeira se precisar; diversos mimos como porta-objetos, descansa-braços na frente e atrás, porta-óculos, luz de leitura para passageiros de trás inclusive, porta-copos escamoteável para os passageiros de trás e fixo no console central para os da frente, retrovisores com desembaçador por aquecimento, abertura interna de porta-malas e bocal do tanque de combustível, soleiras nas portas, detalhes em aço escovado e cromados por todas as partes, farol de neblina, air bags, etc. Em resumo: é o carro que oferece mais por um preço justo ao consumidor.
É ruim: Algumas coisas poderiam ser oferecidas, nem que fossem como opcionais: ABS, ar-condicionado com controle digital e teto solar, por exemplo. Tive que instalar em separado, ainda que na concessionária, alarme, bancos em couro e película. O porta-malas poderia ser um pouco maior. De resto, não merece um retoque sequer!
Problemas: Nenhum. Estou chegando aos 1000 km neste final de semana, e não tenha absolutamente nada a reclamar.
Opinião do dono: É incrivel como pagamos caro pelas carroças que vemos nas ruas. Um carro como o Cerato é a prova de que podemos ter qualidade a preços acessíveis, e que somos explorados pelas montadoras nacionais.