É bom: - Prazer de dirigir [retomadas, comportamento do motor - mesmo o 1.6 tem um comportamento adequado, agilidade para responder ao volante, posição da direção].- Câmbio, apesar de ser um projeto antigo, tem um excelente retomada.- Consumo: em Belo Horizonte, rodando trajetos curtos e cheios de morro, ele dá 10.3km/l [Um uno 1.0 dava 9km/l no mesmo trajeto, um CRV dava 6.5km/l]. Em um uso urbano moderado, dá 12km/l. Na estrada é algo incrível: 16 a 18km/l. Fez comigo algumas vezes 17.9-18.3km/l.- Visibilidade.- Segurança [mega estável na estrada].- Bom conjunto de tecnologias embarcadas no que se refere a segurança de direção [tração inteligente, hill-hold, hill ascend, etc...]- 4x4 moderno e com bom comportamento fora de estrada [Sim, eu testei e uso esporadicamente - muita gente que NÃO comprou/usou o SUVzinho fala bobagem - o 4x4 dele é formidável para um uso recreativo simples e/ou trechos de baixa a média dificuldade].- Exclusividade - como é um carro com poucas unidades vendidas, é muito raro encontrar alguém com um igual [ao passo que HR-Vs, Renegades e Compass parece que foram vendidos e se multiplicaram nas garagens].- Confiança do conjunto mecânico.- Projeto com plataforma exclusiva [parece papo de nerd mas faz toda a diferença em termos de comportamento geral do carro].- Típico japonês [para alguns pode ser um defeito pois o pessoal de lá faz carros bem ortodoxos - funcionais, com boa tecnologia, sem exageros, confiáveis, de certa forma espartanos - não sobra nada, conforto adequado, mecânica boa previsível].- Ar condicionado agradável.- Bagageiro com espaço razoável e bem dividido [é bem útil a versatilidade de ter dois níveis no porta mala. Eu coloco pá, cabo de aço, facão e coisas assim na parte baixa, permitindo levar malas e itens mais delicados de forma protegida].- Bom raio de manobra - fácil de manobrar para estacionar, para navegar em estradas estreitas.- Aparenta, após 10 meses de uso, boa resistência e durabilidade [nenhuma peça solta/barulho estranho].- Serviços de manutenção da Suzuki [Via Natsu BH] é muito bom mecânicos bem treinados e atenciosos, cuidam bem do carro.- Tabletão de 10 polegadas [do kit multimídia], no modo GPS, é bem confortável de navegar.
É ruim: - Compacto. NÃO é um SUV médio, é um carro pequeno. Uma CRV seria uma SUV média. Um SW4 é uma SUV grande.- Vão livre do solo poderia ser 1,5cm maior [faria diferença para quem não usa somente na cidade].- Suzuki, apesar de ser uma marca boa e honesta, não tem presença ampla no território nacional e isto, se você viajar muito, pode ser um problema. Se morar em uma capital / cidade grande é tranquilo.- Acabamento interno é simples [no meu caso mandei revestir de couro terracota os bancos e coloquei um apoio para braço original, vendido como acessório - resolveu o problema, porém com um custo adicional de R$3.200,00 somando os dois].- Entre eixos pequeno - 2500mm [tenho um 1,95m de altura. Para mim o carro é super confortável, porém não dá para levar 5 pessoas em uma viagem longa. Se for uma família pequena [com até 2 filhos] ou um casal, é adequado.- Angulo de ataque/entrada pequeno [aqui foi uma das minhas maiores tristezas, realmente é pensado para ser mais urbano].- O trabalho do setor de vendas da concessionária Via Natsu em Belo Horizonte foi sofrível [a vendedora me entregou o carro sem conhecer do veículo, veio até com tampinha do pneu faltando].- O tabletão roda um android meio desatualizado e a Suzuki dormiu no ponto com relação a integração do sistema de mídia ao projeto. Dá para melhorar personalizando os comandos do voltante, porém algumas coisas são inerentes ao projeto. O bluetooth para chamadas telefônicas é ruim.- Revisão a cada 6 meses [pessoalmente é indiferente no meu caso pois já tenho o hábito de fazer revisões com menos tempo - acabo economizando preventivamente - mas entendo que para muita gente isto possa ser algo negativo].
Problemas: - A câmera de ré dele apresentou problemas principalmente após uso intenso em dias quentes [já fizeram manutenção nela na concessionária entretanto o problema persiste].- Um acabamento da porta do lado do passageiro veio, de fábrica, mal encaixado [o que foi resolvido na revisão].
Opinião do dono: Pesquisei muito, mas muito mesmo antes de chegar neste carro e neste modelo. Precisava de um carro que fosse 4x4, sólido [espero ficar com ele 5 anos], viável como veículo da família, econômico e dentro de um orçamento de até R$105.000,00. Fiquei, no princípio, ressabiado com o tamanho dele. Melhorou quando percebi que, do lado de dentro, é bem divido e o porta-mala atende. O acabamento interno é simples já inclui na conta o upgrade do banco e do apoio para o braço para mitigar o excesso de simplicidade nipônica.Agora quando dirigi o Vitarinha... ah, ai a coisa mudou. Qualquer pessoa que tenha experiência de dirigir outros SUVs e dirige o Vitarinha se sente igual o Pateta no desenho da Disney onde ele vira o Senhor Volante e acelera [descontando a raiva =]. Ele responde bem no trânsito, agradabilíssimo. Cogitei pegar o 4sport pois realmente dá muito prazer em acelerar pesou o fato de ser para a família e necessitar do 4x4. O 4you, 1.6, deu conta do recado muito bem também.Geral- É um carro pequeno e discreto [o que é um benefício para quem pensa em ficar com o carro por algum tempo o torna menos atraente para roubos e no longo prazo beneficia o risco de sinistro dele].- Realmente é divertido de dirigir, além de seguro para os ocupantes.Veredito: se você procura um bom custo-benefício em um veículo confortável, 4x4 de verdade, econômico, com bom kit de tecnologia, confiável, bem, é este o carro. Prepare-se para pagar um pouco mais e não ver isto ser traduzido em luxo dentro do carro, mas saiba que irá receber o que está pagando em mecânica, economia, conforto ao dirigir e desempenho. E ignora a legião de jipeiros decepcionados - você não está comprando um jeep, está comprando uma SUV que aguenta lama.- Vou deixar registrado aqui porque é um absurdo e a VIA NATSU deveria sentir bastante vergonha: quando peguei o carro, 0km, me entregaram com o tanque tão vazio que ele andou 400m e arriou. Ou seja, não consegui sequer ir para o posto. Foi revoltante como cliente passar por isto na hora de pegar o carro. Ou seja, se a concessionária de sua cidade for ruim, tem de ter paciência. A marca é boa, mas...