É bom: O carro é fantástico, tem a simplicidade aliada a robustez dos carros japoneses. Um carro conta com sistema de tração perfeito, muita estabilidade em todos os tipos de terreno. Freio a disco nas 4 rodas. Fizemos uma viagem nela de 16.500 km pelo Argentina e Chile, para isso mudamos o pneu original por um General Grabber AT3 215/60 R17, que afetou um pouco o consumo, caindo para 13,5 km/l o consumo médio [cidade/estrada] com dois ocupantes, maleiro no teto e porta-malas cheio. Nos pneus de tamanho original HT, fazia até 17 km/l pilotando na faixa de 100 km/h, 15 km/l [100 a 120 km/h], 12 km/l [140 km/h], na cidade, depende do trânsito mas pode considerar de 9 a 11 km/l. Alguns podem estranhar dirigir no modo normal, fica econômico, porém mais lento, e isso se resolve facilmente passando para o modo SPORT que joga 30 por cento da potência para os rodas traseiras, inclusive, a pilotagem se torna muito mais divertida, principalmente nas arrancadas e retomadas. Eu poderia passar o dia aqui elogiando o carro, pois ele é incrivelmente melhor que os SUV de shopping comercializados no Brasil. Não tem para KICKS, CRETA, DUSTER, COMPASS e RENEGADE, para esses dois últimos, talvez se compare com as versões a diesel 4x4, mas difícil bater o sistema de tração da Vitara. O seguro fica na faixa de R$ 3.000. Em resumo, se quer o carro que te leve com segurança em qualquer terreno, esse é o carro. Vale lembrar que pode fazer trilhas, mas aí precisa ser preparado para isso, já conversei com donos do mesmo modelo que fizeram lift de suspensão elevando em 7 cm o vão livre do solo, com proteção do diferencial, adicionando pneus apropriados, aí o carro vai a qualquer lugar. Vitara, um carro sem igual no Brasil.
É ruim: Os pontos negativos são poucos, o multimídia que vem nele é muito ruim, mas comprei um carlink que possibilita espelhar Carplay e Android Auto de forma muito simples. Outro ponto, um barulho no painel que a autorizada nunca tirou, até vi um vídeo na internet ensinado a resolver, mas nunca tive tempo para tentar, preferi ligar o som e curtir as viagens.
Problemas: Zero defeitos. O carro sempre revisado dificilmente apresentaria defeitos.
Opinião do dono: Carro para quem entende de carro. O 1.4 turbo tem um desempenho e consumo melhor, mas não sei como é o dia a dia, tenho colegas que tem, e estão muito felizes com o carro. Um dica, evite comprar a versão 4x2, tanto 1.6 aspirado, quanto o 1.4 turbo. Esse carro merece um sistema de tração decente. Agora, se for usar só em cidade, até pode ser um 4x2, mas ainda assim seria muito mais interessante um 4x4, até mesmo pela questão da venda.