Volkswagen Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 2013
Avaliação:7,9
É bom: Vou para 4 anos com o carro e me sinto preparado para expor todos os detalhes.
Design agradável, interior bonito com belos arremates, luzes de cortesia e espelho para motorista e passageiro, alça pqp para todos os ocupantes, luzes individuais para passageiros no banco de trás, luz no porta-malas e luz no porta-luvas que por sinal é bem grande e útil. Bancos confortáveis que dividem opiniões sobre conforto, mas para mim, tanto como motorista quanto passageiro, ando bem confortável.
Motor silencioso em baixa, zero vibração, direção precisa e leve, ar condicionado gela muito bem e rapidamente, o banco do motorista tem ajuste de elevação e uma gaveta mega útil.
Passageiros se acomodam com bastante folga no banco traseiro, porta revista nas costas dos bancos dianteiros.
Pouco ruído gerado no interior do veículo, vedação acústica muito boa para a categoria do carro. Todos os vídeos elétricos com acionamento de 1 toque para subir e descer automaticamente os dianteiros.
Abertura e fechamento dos vidros pela chave, isso ajuda muito no calor excessivo. Abertura do porta-malas pela chave. Busina de carro médio. Limpadores dianteiros e traseiro com boa intermitência. Setas nós retrovisores, queima pouco as lâmpadas. Iluminação interna ótima, além do necessário. Cintia de segurança com ajuste de altura para motorista e passageiro dianteiro. Airbag duplo, freios ABS. Estepe no porta-malas, manutenção relativamente barata.
Logo que comprei o meu, troquei os 4 pneus para Pirelli Cinturão P7 195 55 r15, ganhou pontos consideráveis no conforto, estabilidade e consumo. Coloquei sensores de ré com câmera e um sistema multimídia Pionner, com bluetooth mantendo o som original do carro que tem excelente qualidade. Instalei apoio de braços e almofadas cervicais nos bancos dianteiros.
Recentemente instalei manta acústica e me surpreendi com a redução de ruído externo. Coloquei rodas de liga do Polo MSI. Hoje sou apaixonado pelo carrinho, mantenho sua mecânica e detalhamento impecáveis. Coloquei também uma ponteira grande de inox que melhorou consideravelmente a estética do carro.
O carro console tem muito espaço para porta-trecos, o painel de instrumentos tem ajuste de iluminação com 3 níveis. E por fim mas não menos importante, o sistema de alarme é preciso e barulhento, chama a atenção realmente, é um escândalo... Ponto positivo!
É ruim: Consumo alto para um 1.0, comigo no álcool 7.5 cidade, 8.3 estrada, na gasolina podium 9.6 cidade, 11.3 estrada e não passa disso, ambas situações com carro cheio e ar condicionado sempre ligado.
O motor é chamado de fraco, tartaruga, mas é assim apenas para quem quer guiar preocupado com consumo. O carro tem uma terceira marcha deliciosa na cidade, forte suficiente para não precisar reduzir em lombadas macias e forte em ladeiras embaladas, é necessário aproveitar o máximo os embalos do carro e ajudar o motor sempre que necessário, embalar para subidas elevando o giro para 4, e 4.5mil... felizmente pisando o carro entrega potência, mas é necessário puxar forte para ladeiras, senão sofre mesmo, principalmente porque a relação pose/potência não ajuda... Afinal estamos falando de um carro pesadinho e um motor 1.0.
O porta-malas só abre com as chaves, seja por acionamento no botão ou pela chave física mesmo. Terrível ter que desligar o carro para o botão funcionar, isso irrita absurdamente.
As colunas dianteiras e traseiras são gigantes, o que atrapalha demais na visibilidade, hoje já me acostumei, mas nos primeiros meses quase provoquei acidente.
O carro tem um pequeno chiado interno infernal, que some com a aceleração progressiva do carro e é gerado no sistema de som. É infernal principalmente porque o carro é extremamente silencioso e permite perceber.
Acabamento tem ótimos arremates mas 70% do carro ou mais, é plástico. Boa qualidade, mas é muito plástico.
O apoio de cabeça dos bancos internos é duro e pramim é desconfortável dirigir por horas na posição que ele permite, isso me obrigou a comprar almofadas cervicais para o banco, são discretas e resolvem o problema de ergonomia.
A parte do console onde tem o freio de mão e o câmbio tem acabamento pobre... Deixando aparecer o carpete, com arremates perfeitos, mas poderia ter um console mais extenso.
O túnel central é alto, tirando conforto do passageiro do meio no banco traseiro. Os bancos traseiros não são bipartidos, isso é horrível para quem precisa levar por exemplo um carrinho de bebê maior que os convencionais.
O porta-malas é terrivelmente pequeno para uma viagem de 3 pessoas, ideal para 2 apenas.
A minha versão não tem volante com controle multimídia e não tem computador de bordo, faz falta. Mas nada que um cálculo e outro na mão não resolva.
O sistema de circulação de ar interna do meu Fox é sofrível, não segura bem odores como os da marginal Tietê, mas em Jundiaí não aparece.
Problemas: O carro tem muita luz interna e consome muita bateria, então instalei uma 60 amperes Moura para resolver. Há 3 anos não troco bateria, tomando os devidos cuidados e o carro não sente dificuldade na partida ou queda de energia ao ligar faróis.
Os faróis baixos queimavam muito, então troquei por lâmpadas H8 led e faz 2.5 anos que não queima mais.
O ar-condicionado consome pelo menos 30% do motor... Impossível dirigir despreocupado com ligar e desligar o ar para ultrapassagens e subidas ingrimes.
Os vidros dianteiros são tipo bolha, o que te obriga a gastar 120 reais com o kit de palhetas dianteiras originais na concessionária quando resseca, pois as de silicone baratas não conseguem se adaptar ao formato do vidro.
O carro não possui tiltdown, então é necessário utilizar os retrovisores elétricos para uma baliza mais precisa.
Opinião do dono: Se for comprar esse modelo, atente-se para não "queimar o carro" por bobeira. Dos carros 1.0 que conheço é sem dúvidas dos mais bonitos e com itens de conforto legais que fazem diferença no dia a dia.
Entenda que o motor não foi projetado para estrada e que foi projetado para lidar com altas rotações nos diversos desafios urbanos. Não adianta querer andar como 1.6, pois além de causar muito desgaste, o carro não vai entregar o que você pede e ainda por cima vai te dar dor de cabeça.
Faça as trocas de óleo pouco antes do indicado, troque correia e tensores na validade correta, revise pastilhas de freio e em vez de dar passe nos discos, TROQUE os discos quando necessário. Segurança em primeiro lugar, ABS não faz milagre, disco afinado tende a empenar com facilidade em poça d'água e chuva.
Recomendo usar combustível de boa qualidade e váriar o tanque entre álcool e gasolina, para evitar problemas de partida a frio. Se usar apenas no álcool, recomendo ficar esperto para que o reservatório de partida frio esteja sempre completo e com gasolina Premium... Assim deve preservar melhor o reservatório.
Utilize óleo de altíssima qualidade, o ea111 é um motor sensível na mão de quem descuida desses detalhes.
#Fox 1.0 Mi Total Flex 8V
#2013
9 curtidas