O Chery Tiggo 5x surgiu no mercado brasileiro na versão 2019, e já em 2020 recebeu o primeiro face-lift trocando a dianteira. No começo de 2022 se tornou PRO, recebendo uma nova reestilização, com novo para-choques, nova grade em preto com pontos cromados, luzes de farol alto, baixo e luzes diurnas em LED, novas rodas de 18".

A CAOA vem ganhando maturidade no Brasil, com conhecimento dos gostos e preferências dos brasileiros. Um marketing de peso também ajuda a marca a elevar os números de vendas de todos os modelos. A missão é concorrer com marcas de peso no segmento mais concorrido, dos SUV's. O Tiggo 5x pode ainda não ter tido uma explosão de vendas, mas já causa uma grande curiosidade na população.

Motor e câmbio do Chery Tiggo 5x PRO

O novo Tiggo 5x PRO recebe motor 1.5 16V turbo flex com câmbio CVT, com 9 marchas simuladas. A combinação motor e câmbio trabalha bem junto, não desapontando quando comparado aos rivais 1.0 turbo, como o Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross 200 TSI e Chevrolet Tracker.

Já comparado aos rivais Jeep Renegade 1.3 Turbo e Volkswagen T-Cross 250 TSI 1.4 Turbo, possui respostas mais modestas. No teste de 0-100 km/h o Tiggo 5x fez em 10,3 segundos, contra 8,8s do Renegade 1.3 e 8,7s do T-Cross 1.4.

1.5 16V turbo flex Câmbio CVT com 9 marchas simuladas Potência 150 cv (E) 147 cv (G) a 5.500 rpm Torque (kgfm) 21,4 (E/G) a 1.750 rpm Consumo urbano 6,9 km/l (E) 9,9 km/l (G) Consumo rodoviário 8,1 km/l (E) 11,5 km/l (G) 0-100 km/h 10,3 s

Consumo elevado

O consumo de combustível do Tiggo 5x PRO é um dos pontos fracos do modelo. O 5x não possui injeção direta de combustível como a maioria dos concorrentes, o que é um dos motivos para a eficiência comparativamente menor.

No consumo urbano, fez média de 9,9 km/l na gasolina, enquanto o Renegade 1.3T faz 11 km/l e o T-Cross 1.4T 11,8 km/l, ambos com desempenho superior ao 5X.

Interior do Chery Tiggo 5x

No interior, o 5x PRO recebeu renovação total, que sai do genérico para um design moderno com bons materiais e boa montagem. A fórmula para a melhoria do acabamento foi a utilização da referência do modelo superior da Chery, o Tiggo 8.

Com isso, o 5X tem acabamento emborrachado bem macio na parte superior do painel e das portas, enquanto a parte inferior do painel e portas recebe uma faixa em couro de boa qualidade.

O volante tem ótima empunhadura, é grosso e tem couro de qualidade próximo a de marcas premium. Ele não tem base reta como o Tiggo 8, mas é exatamente a mesma peça. Já o console central muda um pouco, pois no modelo menor o acabamento imita aço escovado e ele não tem botões no console.

Equipamentos e tecnologia

O Tiggo 5x PRO conta com controle de tração e estabilidade, chave presencial por proximidade, sensor de ré, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico com função auto hold, faróis com acendimento automático, banco do motorista com regulagem elétrica e revestimento de couro.

No entanto, o modelo não é equipado com qualquer tipo de segurança ativa que os principais rivais possuem. Não possui frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, manutenção em faixa ou piloto automático adaptativo. Esses pontos justificam o preço abaixo dos rivais top de linha.

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