O novo design agradou o público, proporcionando a liderança em vendas no Brasil, é o líder no primeiro trimestre de 2021, considerando todas as categorias. Devido a gigantesca demanda, o carro zero km pode demorar até 150 dias para chegar na garagem do comprador.
A grande novidade da Fiat para 2021 é o novo Fiat Strada, que vem com design inspirado na Fiat Toro e com aparência robusta dando a impressão de ser maior que a antiga Strada. Fizemos a comparação direta com a versão anterior para constatar o aumento no porte da picape.
Cabine Simples 2020 vs. Plus 2021
A capacidade da caçamba passou de 1220 litros para 1354 litros, um aumento de 11% no volume. Enquanto na carga útil o aumento foi de 705 kg para 720 kg. Houve também aumento de 3 cm no comprimento e 14 cm na altura;
Cabine dupla 2020 vs. 2021
Capacidade da caçamba passou de 680 litros para 844 litros, um impressionante aumento de 24% no volume, porém a carga útil se manteve constante em 650 kg. Houve também aumento de 4 cm no comprimento e 1 cm na altura;
O Novo Strada está sendo comercializado em três diferentes versões, a de entrada Endurance, voltada mais para o trabalho duro, disponível em cabine Plus e Dupla. A intermediária Freedom ganha equipamentos e possui versão em cabine Plus e Dupla. A versão topo de linha é a Volcano, com a maior quantidade de equipamentos de série e apenas disponível com cabine dupla.
Não há mais cabine simples na nova Fiat Strada, apenas a cabine chamada de Plus, que contém um compartimento atrás dos bancos, disponíveis para transporte de pequenos objetos.
Quanto a motorização, são duas versões, enquanto a versão de entrada Endurance vêm com o antigo 1.4 Fire 85 cv, as outras duas versões vêm com o bem mais moderno 1.3 FireFly 109 cv.
Cabe ressaltar também que a versão Fiat Strada antiga ainda será comercializada na versão Hard Working, já que ainda existe um mercado voltado para ela, principalmente para compor frota de empresas.
Agora vamos ver as diferenças entre as versões do Novo Fiat Strada.
Fiat Strada Endurance 1.4 Fire 2021
A versão de entrada Endurance tem a proposta de ser voltada apenas para o trabalho pesado, sem qualquer requinte, com motorização mais antiga e esteticamente bem menos atraente.
A motorização é o 1.4 Fire, que rende 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque no etanol, enquanto na gasolina rende 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque, sempre aliado a um câmbio manual de cinco marchas.
O consumo médio de combustível é de 11,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina, enquanto no etanol é de 8,3 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada.
O para-choque não é pintado na cor do carro, de forma a dar mais resistência a riscos e pequenas batidas, assim como maçanetas e espelhos retrovisores, também em preto fosco. Não há faróis de neblina e a iluminação é convencional halógena.
Entre os itens de série, há direção hidráulica, áreas de amarração no teto para facilitar carregamento de carga, rodas de ferro de 15 polegadas, programa de estabilidade eletrônico, controle de tração com sistema e-locker, onde ao perder tração em uma das rodas, entra em ação o freio na roda livre, de forma a transferir o torque para outra roda, melhorando a dirigibilidade.
Na parte da caçamba, destaca-se a tampa com sistema de contramos, que facilita a abertura, não deixando que a mesma caia. Protetor de caçamba com vários ganchos de fixação, iluminação para facilitar carregamento a noite e duas barras de proteção para os vidros traseiros.
A suspensão traseira é do tipo feixe de molas, o que garante maior altura, capacidade e durabilidade.
Como equipamentos adicionais pode-se incrementar com itens como capota maritma (R$ 850), pack multimídia (R$ 3.700), pack áudio radio simples (R$ 1.700), entre outros.
Fiat Strada Freedom 1.3 FireFly 2021
A versão intermediária Freedom vem com o motor 1.3 FireFly, com quatro cilindros, da mesma família que o 1.0 FireFly três cilindros do Fiat Argo, a diferença principal está justamente no 4º cilindro adicional, chegando às 1332 cilindradas.
A motorização rende 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque no etanol, enquanto na gasolina rende 101 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, sempre aliado a um câmbio manual de cinco marchas.
O consumo médio de combustível é de 12,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina, enquanto no etanol é de 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada.
No visual, o para-choque é pintado na cor da carroceria, possui farol de neblina e espelhos laterais com repetidor de seta incorporado.
Traz todos os equipamentos da Endurance, acrescentando equipamentos como direção elétrica, roda de liga leve 15 polegadas escurecida, quadro digital de 3,5 polegadas no painel, chave canivete e o sistema tilt down.
Existe uma grande gama de opcionais, incluindo capota marítma, câmera de ré, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, extensor de caçamba, estribo e muito mais.
Fiat Strada Volcano 1.3 FireFly 2021
A versão mais equipada Volcano, vem com todos os equipamentos da Freedom e acrescenta itens como faróis com iluminação em LED, nova central multimídia com tela de 7”, bancos com acabamento em couro, quatro airbags.
Essa versão está disponível apenas com cabine dupla, e a motorização é a mesma da versão Freedom.
Soma-se ainda a versão Vulcano câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, barras de teto longitudinais e santoantônio.