Honda HR-V EXL 1.8 16V Automático 2016
ver ficha técnica
Avaliação:5,9
É bom: A marca tem uma boa fama entre os consumidores e creio que isso repercuta diretamente nos pontos positivos, em geral. O carro é bom, ok, mas não tive a excelente impressão que seria condizente com a fama da Honda. Tal como nos carros 1.0, exaltados pela [falsa] economia de combustível, o HRV tem os seus méritos, mas, tal como aqueles, deve ser utilizado de forma comedida, tanto na cidade quanto na estrada. Um consumo de 7km/l no trânsito da cidade não me parece nada bom. Pelo contrário. Tive uma Blazer V6 que fazia em torno de 6 km/l, guiando de forma comedida, mas com uma estupenda potência, caso exigida. Por outro lado, na estrada, conduzindo a 110 km/h, alcança cerca de 12 a 13 km/l, o que também é um consumo ok, considerando que o carro não tem potência para muita coisa mesmo. Caso a viagem seja com uma velocidade superior, o consumo também despenca.Qualquer SUV permite rebaixar o banco traseiro para transportar mais carga no porta malas. O único diferencial do HRV é a possibilidade de suspender o assento traseiro. É bom, mas não é uma grande revolução tecnológica digna de grande alvoroço.
É ruim: Sou um opaleiro nato e por isso penso que um carro deve ser destacar em 3 aspectos fundamentais: 1] Motor potente, ou que ao menos não seja decepcionante. Em resumo, o motor do HRV é xoxo, fraco, excelente para ir fazer compras na esquina, no shopping, deixar os filhos na escola e nada mais 2] Conforto, notadamente quanto à suspensão. Neste quesito o Opalão destrói qualquer carro da Honda de tão dura que é a suspensão do HRV. Lembra minha infância, quando andava na minha bike caloi cross, com selim de plástico E nem adianta vir com o papo de estabilidade e blá, blá, blá, pois se tem algo para que esse carro não é voltado, é alto desempenho, velocidade, ou condução num autódromo. Já que a proposta é uso urbano e comedido na estrada, pois não tem recursos para muito além disso [potência, motor voraz], por que não instalar uma suspensão que proporcione conforto nas vias mal conservadas das cidades? 3] Transmissão. Definitivamente o câmbio CVT é horrível e também me lembra dos tempos de criança, da velha Mobilete que meu pai tinha - faz um barulho tremendo e não entrega nada. MASSSS... isso se alinha à filosofia do carro/marca voltada à economia de combustível. Alguém tem que falar pra eles que a tática não deu muito certo. A toyota já começa a se dar conta disso, adaptando uma falsa primeira marcha no novo Corolla.4] Por fim, não sou fã da tecnologia touch screem para controles em automóveis. Talvez esteja ficando velho, mas penso que durante a pilotagem a atenção deve estar totalmente voltada para a via. Controles físicos, tais como o do ar condicionado, permitem regulagem sem desviar o olhar da pista. Basta levar a mão ao local que sabemos estar posicionado o botão e girar ou apertar até o nível desejado. No HRV isso não é possível, pois como o painel é liso [sensível ao toque], deve-se posicionar o devo no local exato do comando e acionar tantas vezes quanto se fizer necessário. Ou seja, é impossível regular a velocidade do ar sem desviar o olhar para o painel. Talvez mude de opinião se alguém me ceder um Land Rover Velar por uns anos para me adaptar...kkkkk, mas após esses 3 anos com o HRV, ainda estou reticente.O acabamento do carro é bom, melhor que o de concorrentes como Duster, Ecosport, T-Cross, mas o painel é de plástico duro sim! apenas com uma faixa emborrachada na parte frontal. Deixa a desejar diante do Compass e Renegade.
Problemas: 1] Desgaste excessivo dos pneus Michelin originais. Já troquei 2 jogos com apenas 53.000 km. Não sei se as muitas viagens que fiz contribuíram para isso, mas essa marca de pneu recomendada pelo fabricante não lembra nada os antigos pneus Michelin que já utilizei em outros carros.2] Barulho na suspensão dianteira. Ainda no período de garantia acusei o problema mas sempre ouvi da concessionaria Shizen, em Manaus, que se tratava de algo normal. Hoje, fora da garantia, o barulho se agravou e recebi o diagnóstico, de outra oficina autorizada, de que seria necessário substituir a bandeja, que custa R$ 1.365, além dos amortecedores [R$ 575,74 - cada].3] Interruptor do freio de mão eletrônico. Com 50.000 km o botão queimou e parou de funcionar, deixando o carro sem freio de estacionamento, sendo necessário substituí-lo ao custo de R$ 1.249, além de R$ 350 de mão-de-obra na concessionária. Um absurdo!!!! Tal recurso, que é um grande atrativo e diferencial do carro, se mostrou algo bem frágil e com prazo de validade.Quanto aos problemas de suspensão e o fatídico botão, segundo os relatos das oficinas, trata-se de um problema crônico do carro dada a grande frequência que ocorrem. Dou muito valor aos relatos dos mecânicos, o que, aliado ao fato de a Honda ter modificado a suspensão dos novos HRV`s para torna-la mais macia, penso estar correto na minha avaliação negativa dessa suspensão, que para mim, não é boa.
Opinião do dono: Como destacado no título, o carro é mais ou menos, não foi feito para quem gosta de dirigir [prazer = zero].Minha avaliação leva em conta, logicamente, minha experiência diante dos carros que tive: Vectra, Peugeot 206, Blazer Executive 4.3, V6, Prisma 1.4, além do Diplomata SE 4.1.Não é de se estranhar que após a chegada do Compass, o HRV perdeu o reinado, mesmo o SUV da Jeep tendo um motor não condizente com seu peso, ainda é mais potente que o Honda. Somado a isso, o Jeep também possui a suspensão mais confortável e robusta que o Honda, sem falar no câmbio automático convencional, melhor ajustado e sem os inconvenientes do CVT...ops..LEMBRAM dos quesitos MOTOR / CONFORTO / TRANSMISSÃO??? Falta só isso ao HRV.Quem quiser conferir os itens positivos do carro, basta conferir a opinião geral que todo mundo fala [itens de série, etc.]. Procurei focar essa avaliação nos pontos negativos e REAIS que ninguém ousa dizer, talvez para não desvalorizar seu bem, não estragar fama da marca, ou sei lá. Este é meu primeiro carro Honda e devo confessar que não me tornei fã da marca. OS VERDADEIROS ENTENDEDORES DE CARRO ENTENDERÃO.
#HR-V EXL 1.8 16V Automático
#2016
8 curtidas