É bom: Espaço, estilo, frenagem, nível de ruído, qualidade do áudio, bancos, instrumentos, câmbio shiftronic, ar condicionado digital, piloto automático, porta trecos, etc. O câmbio apresenta uma particularidade de se ajustar ao modo de dirigir do motorista. Percebe-se que quando se engata automaticamente uma terceira ou uma quarta marcha e de repente o motor precisa de um pouco mais de força, o câmbio joga uma marcha mais reduzida automaticamente mas o mostrador que indica a marcha utilizada não se altera vc tem de passar imediatamente do automático para o esportivo para ver isso, pois a marcha só é indicada no painel no modo esportivo, o que sugere que tanto a terceira marcha como a quarta marcha possuem uma marcha intermediária, que o próprio câmbio escolhe quando acionar, mediante uma necessidade qualquer de torque. Tem-se a impressão de uma quinta marcha tb, quando se alivia o pé estando em quarta marcha no modo automático, pois o motor reduz a rotação nitidamente sem alterar a marcha.
É ruim: Consumo muito alto, de 6,9 a 7,3 km/l na cidade e 9,0 a 9,3 km/l na estrada. Desempenho fraco - apesar de ter um motor potente, o seu peso excede o limite desejável para um motor com essa potência. As acelerações do carro se comportam mais ou menos como um hatch 1.4. Em curvas com a pista danificada a suspensão quica muito, podendo causar surpresas ruins, como perda da dirigibilidade. O mesmo tipo de suspensão foi detectado na Santa Fé. Nada que desabone o carro, mas uma característica que deve ser conhecida pelo dono que deve conviver sabiamente com esse comportamento macio mas arredio do conjunto. O carro não é fornecido com tapete no porta malas, sendo que a rede somente não resolve o problema da acomodação da carga. Dessa forma, muitoas coisas que são normalmente transportadas acabam riscando o plástico do porta malas que me pareceu muito mole, marcando-o facilmente. O conjunto de acionamento do piloto automático é ultrapassado, bem como os botões dos vidros elétricos.
Problemas: Vazamento de água pela tampa traseira - após uma grande chuva, quando se abre a tampa traseira não a de vidro, mas sim a porta toda, uma boa quantidade de água escorre de dentro da porta para dentro do carro, mais necessariamente para dentro do porta malas. As proteções plásticas da parte superior das portas laterais, um acabamento preto que mais parece um adesivo, começou a decascar antes da primeira revisão. As palhetas dos limpadores tiveram de ser trocadas na primeira revisão pois estavam vibrando incomodamente quando acionadas. O extintor de incêndio for fornecido com baixa pressão, tendo de ser trocado.
Opinião do dono: Apesar dos pequenos defeitos apresentados, o Tucson é um carro sensacional que está sendo muito bem aceito pelo mercado brasileiro não só devido ao seu baixo preço, mas pela proposta inovadora da marca, colocando um SUV importado de excelente qualidade e com um pacote de itens de segurança e de conforto dentro do mínimo desejado por qualquer motorista: ABS/EBD, air bags, câmbio shiftronic, ar condicionado inteligente, piloto automático. Itens básicos como erquimento automático dos vidros e travamento automático das portas deveriam ser fornecidos pela fábrica de série. Recomendo comprar o modelo completo, com motor V6.