Renault Twingo Pack 1998
Avaliação:8,9
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É bom: Economia, design, qualidade e durabilidade dos acabamentos internos fácil de dirigir mesmo sem direção hidráulica. Visibilidade excelente, não tem melhor para andar na cidade e estacionar nas vagas apertadas do trânsito urbano, aspecto em que é imbatível com seus 3,40m de comprimento. Praticidade interna - facílimo de rebater o bancos traseiros. O espaço no banco traseiro, em posição normal, é de limusine. A suspensão é macia e transmite a sensação de que o carro é maior. Faço 11 Km/l na cidade e 14,5 na estrada, com o ar ligado 4 pessoas e bagagem. Na cidade, andando sozinho faço 13 Km/l, com o ar desligado e na estrada, carregado, com 3 pessoas e ar desligado e viagem longa, cheguei a fazer um pouco mais que 17.
É ruim: Interrupção da importação e não ter sido fabricado no Brasil. Algumas peças só na concessionária e por encomenda, mas fora isso nenhum problema. O porta-mala é um pouco pequeno para quem tem familia até dois filhos e complica um pouco em deslocamentos mais longos. Para os que acham o painel muito simples eu só tenho que achei isso ótimo, já que não senti nenhuma saudade daquele amontoado de reloginhos e ponteirinhos inúteis presente em carros comuns.
Problemas: Os calços do motor são um fracos para nossas ruas e rodovias de quinto mundo. Porém os últimos que troquei já duram mais de cinco anos. Outro item problemático é a bomba dágua que já troquei duas vezes e quando isso acontece é preciso vazar o AC. O problema mais difícil que eu tive foi aí pelos 80.000 Km com a partida, o que nenhum mecânico soube descobrir a causa. Tive que recorrer à autorizada, que resolveu o problema com a troca do analisador de combustível. Outro problema é com o uso de pneus mais largos que, por causa do peso reduzido do veículo podem induzir à derrapagem em frenagens súbitas. Melhor é o pneu comum, como vem no original.
Opinião do dono: Comprei-o novo e está comigo há mais de 11 anos. Retirei-o numa concessionária de Novo Hamburgo. Daí já são 170.000 Km sem maiores contratempos e sem sequer abrir o motor. Ainda não vi queimar óleo. Carroceria sem nenhuma ferrugem, tudo funcionando, carro ainda 85 original. Não tenho intenção de vendê-lo ou trocá-lo simplesmente porque os mais parecidos em proposta, como Mini-cooper ou Cinquecento estão a preços exorbitantes. O mais próximo em desempenho seria o Picanto, mas não é a mesma coisa. Com relação ao tamanho do porta-malas, resolvi o problema com um thule box. E a manutenção, fora da concessionaria, depende de um mecânico que conheça o carro, o que em cidades do interior nem sempre é possível. Nesses casos é melhor contar com a assistência do seguro.